Melhores de 2007 – Roteiro Adaptado

escandalo.jpg

Melhor Roteiro Adaptado

– Notas Sobre Um Escândalo –

Por Patrick Marber, baseado no livro “Anotações Sobre Um Escândalo”, de Zöe Heller.

Desde Closer – Perto Demais, o roteirista Patrick Marber havia chamado minha atenção com seus diálogos ácidos e realistas. Em Notas Sobre Um Escândalo, trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de roteiro ano passado, ele trabalha solidão e obsessão de uma forma direta e objetiva, que mantem uma certa tensão na trama durante todo o filme. Seu roteiro encabeçou a minha lista porque conseguiu transformar um material morno e pouco surpreendente em uma projeção muito bem atuada e conduzinda, que também é uma das melhores do ano. Enquanto Barbara Covett (Judi Dench, maravilhosa) recebeu um diferente foco, a coadjuvante Sheba Hart (Cate Blanchett, ótima) recebeu maiores dimensões para um melhor andamento da trama. Por mais que a história não seja explosiva como o título sugere e muito menos original, conseguiu me surpreender por ser interessante e ágil na medida exata, sem qualquer tipo de enrolação que são típicas em histórias como essa.

OUTROS INDICADOS:

pecados.jpg

Pecados Íntimos, por Todd Field & Tom Perrotta, baseado no livro “Criancinhas”, de Tom Perrotta. Esse é o roteiro mais fiel em termos de adaptação desse ano. Só não leva meu prêmio porque prefiro o estilo de Notas Sobre Um Escândalo. Todd Field e Tom Perrotta deram um tratamento intenso e subjetivo para essa complicada e difícil história de traição, erros e arrependimentos, que se passa nas casas de uma cidade americana. É um roteiro para poucos, principalmente porque exige do espectador certa atenção e paciência para entender a complexa história que é cheia de entrelinhas e mensagens subliminares. De qualquer forma, é uma adaptação brilhante, cheia de grandes momentos dramáticos.

harrypotter.jpgHarry Potter e a Ordem da Fênix, por Michael Goldenberg, baseado em livro de mesmo nome, de J.K Rowling. A maioria dos leitores da série do menino-bruxo devem concordar comigo quando digo que o livro A Ordem da Fênix é cheio de defeitos e coisas desnecessárias. Por causa disso, eu não tinha muitas expectativas com o longa, mas o roteirisa Michael Goldenberg conseguiu eliminar os excessos da obra de J.K Rowling e absorver todo o clima político e sombrio para o longa metragem. O roteiro tem seus momentos fracos e em diversas partes é confuso e um pouco monótono, mas é cheio de momentos inovadores e deslumbrantes. No final das contas, o filme acabou ficando muito superior ao livro.

ultimato.jpg

O Ultimato Bourne, por Tony Gilroy, Scott Burns e George Nolfi, baseado em livro de mesmo nome, de Robert Ludlum. Normalmente, quando se fala em O Ultimato Burne, os créditos vão sempre para o diretor Paul Greengrass. Mas devemos levar em consideração que o roteiro é um fator essencial para esse brilhante filme de ação. Muito bem arquitetado, conseguiu superar o volume anterior (que já não acho brilhante) e ainda entregou uma das melhores histórias de aventura dos últimos anos no cinema.  Todas as perguntas relacionadas ao personagem protagonistas são respondidas claramente, e os roteiristas não se preocuparam em inovar, mas sim em serem extremamente satisfatórios.

veu.jpg

O Despertar de Uma Paixão, por Ron Nyswaner, baseado em “O Véu Pintado”, de W. Somerset Maugham. Pena que o título brasileiro seja enganador, já que O Despertar de Uma Paixão não é a história de um casal feliz e apaixonado que vive um grande amor, mas sobre a redenção pessoal de dois seres humanos que com o tempo perderam a capacidade de se identificar e amar um ao outro. Fazia bastante tempo que eu não via uma história desse gênero tão bem contada e envolvente, que consegue emocionar sem ser piegas ou clichê. O roteiro dá uma grande dimensão aos personagens, que aos poucos vão conseguindo a simpatia do espectador e no final das contas acabamos torcendo por eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: