Melhores de 2007 – Atriz

piaf1.jpg

Melhor Atriz

– Marion Cotillard, por Piaf – Um Hino Ao Amor

A maquiagem que favorece o desempenho de Marion Cotillard na cinebiografia da cantora francesa Edith Piaf é mero detalhe de uma grande interpretação que foi a mais comentada depois do destaque dado para Helen Mirren e sua personificação da rainha Elizabeth. Mesmo que o filme seja extremamente convencional e falho no seu relato cronológico dos fatos, Marion conseguiu se sobressair, apresentando um desempenho simplestemante brilhante. Conquistando o favoritismo para o Oscar de Melhor Atriz em 2008, ela superou todos os outros trabalhos do ano, realizando o melhor trabalho feminino apresentado no cinema em 2007. Por mais que tenha que vencer as barreiras do prenconteito da Academia com estrangeiros, Marion vai com toda a força para o Oscar, levando a grande torcida da crítica especializada.

OUTROS INDICADOS:

dench.jpg

Judi Dench, por Notas Sobre Um Escândalo. Judi Dench é uma atriz que tive extrema dificuldade em apreciar. O único trabalho dela que eu realmente havia gostado era Sra. Henderson Apresenta. Mas eis que ela surge com esse seu poderoso desempenho, que é o melhor entre os personagens femininos fictícios desse ano. Com uma complexidade única, a personagem Barbara Covett foi vivida de forma impecável pela atriz, que realizou a melhor interpretação de toda a sua carreira. Além disso, está num filme maravilhoso, com um roteiro que favorece completamente seu desempenho. Mesmo que tenha uma linda companheira de cena (Cate Blanchett), ela domina completamente o setor de atuação.

helenmirren.jpg

Helen Mirren, por A Rainha. Antes do surgimento de Marion Cotillard e sua Edith Piaf, era Helen Mirren a dona do cargo de Melhor Atriz do ano. Vencedora do Oscar por seu trabalho no filme de Stephen Frears, Mirren deu um show de atuação no filme, utilizando as palavras de forma única e os tons de voz exatos para demonstrar toda a soberania da rainha Elizabeth. De longe, foi o maior destaque de um filme que tem vários aspectos brilhantes. Extremamente memorável e inesquecível, o trabalho de Mirren é um daqueles que vai ficar no hall de “personificações” mais conhecidas do cinema contemporâneo. Contida e sublime, por pouco não venceu nessa categoria.

bug.jpg

Ashley Judd, por Possuídos. Sem dúvida alguma essa é a triz mais injustiçada desse ano, por causa do fracasso comercial do filme e da pouca atenção que recebeu da crítica, que não foi muito positiva em seus comentários. Fiquei com a impressão de que o filme poderia ser melhor, mas é completamente impossível ficar indiferente ao soberbo desempenho de Ashley Judd, que apresenta o melhor trabalho de sua carreira. Surpreendente e poderosa, roubou completamente a cena e fez uma parceria brilhante com o ótimo Michael Shannon. Além de ser um personagem muito perturbador, é atraente por causa da competência de Ashley. Merece uma segunda chance.

little1.jpg

Kate Winslet, por Pecados Íntimos. Das indicadas, essa foi a atriz que mais perdeu força desde a estréia do seu filme. Ficou na minha lista apenas por causa de minha admiração por Winslet e por ser um bom desempenho, ainda que não o melhor da atriz em um filme dramático. Versátil e poderosa, Winslet não está especialmente marcante em Pecados Íntimos, até porque divide a tela com outros competentes atores, mas conseguiu apresentar mais um bom trabalho para a sua brilhante carreira, que com certeza um dia lhe levará ao Oscar. No entanto, Kate Winslet foi merecedora dessa indicação sim, com todos os méritos. Além de ter dado um impulso à sua carreira.

Outros destaques de 2007: Angelina Jolie (O Preço da Coragem), Annette Bening (Correndo Com Tesouras), Charlize Theron (No Vale das Sombras), Fernanda Torres (Saneamento Básico), Hilary Swank (Escritores da Liberdade), Kirsten Dunst (Maria Antonieta) e Nicole Kidman (A Pele).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: