Melhores de 2007 – FILME

Abaixo, o meu ranking dos melhores filmes de 2007 (sendo os 5 primeiros incluidos na categoria de melhor filme), principal categoria da premiação (com trechos de críticas publicadas anteriormente aqui no blog):

ultimato-bourne.jpg

1. O ULTIMATO BOURNE

6 Indicações: Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Elenco, Montagem, Som/Efeitos Sonoros

2 Vitórias: Filme e Som/Efeitos Sonoros

O Ultimato Bourne é o melhor filme da franquia, o melhor filme do ano, o melhor filme da carreira de Matt Damon e o melhor filme de ação que já vi. O Ultimato Bourne exala perfeição em quase todos os poros. Não esperava um filme tão bem arquitetado e interessante. O amadurecimento estético, visual e cinematográfico ficou muito evidente nesse terceiro volume”

ratatouille.jpg

2. RATATOUILLE

4 Indicações: Filme, Roteiro Original, Montagem, Som/Efeitos Sonoros

1 Vitória: Roteiro Original

É impressionante os detalhes da produção, os rostos são bem construidos(nada desproporcional), os animas são repletos de detelhes minímos. Além disso, temos uma ótima trilha sonora, cenas de ação bem fluidas  um excelente roteiro, que mantém o espectador sempre atento à deliciosa história. Seguramente, conquista adultos e crianças.”

hairspray.jpg

3. HAIRSPRAY – EM BUSCA DA FAMA

9 Indicações: Filme, Ator Coadjuvante, Elenco, Revelação, Canção (2), Maquiagem, Figurino, Direção de Arte.

2 Vitórias: Canção e Revelação

“O que mais chama a atenção em Hairspray é o seu fabuloso elenco. Diante de todo o charme do filme e de um elenco tão bom, fica fácil perdoar os erros do roteiro. Hairspray pode até não ser glamouroso ou impressionante, mas de tão sicero e adorável, conseguiu me conquistar. Se o objetivo era ressucitar essa simpática época, foi muito bem cumprido. Procure ouvir a trilha sonora, que é uma das melhores dos últimos tempos. É diversão garantida”

notas-sobre-um-escandalo.jpg

4. NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO

5 Indicações: Filme, Roteiro Adaptado, Atriz, Atriz Coadjuvante, Trilha Sonora

1 Vitória: Roteiro Adaptado

Ajudado pela excelente trilha sonora de Philip Glass, é cheio de belas cenas onde as grandes interpretações se afloram. A projeção não se leva pela enrolação: tudo é rápido e objetivo, acertando também na ácida narração em off. Apesar de não trazer nada de inovador, é um dos melhores filmes da safra de 2007.”

o-despertar-de-uma-paixao.jpg

5. O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO

4 Indicações: Filme, Roteiro Adaptado, Revelação, Trilha Sonora

1 vitória: Melhor fotografia.

“Não dá pra entender como esse lindo drama passou completamente despercebido nas salas de cinema e nas premiações. O roteiro de Ron Nyswaner conduz tudo sem pressa, de forma simples, atrativa e até mesmo emocionante em seus momentos finais.  O Despertar de Uma Paixão também se beneficia por ter dois ótimos protagonistas.  Esse drama merece e muito ser descoberto, pois é um dos melhores trabalhos desse ano.”

o-ultimo-rei-da-escocia.jpg

6. O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA

2 Indicações: Ator e Roteiro Original.

1 Vitória: Ator

“Surpreendente drama político com direção do Oscarizado documentarista Kevin MacDonald, que flui muito bem, conseguindo misturar drama, tensão e política na medida exata. Nunca deixa sua qualidade cair e é um dos filmes mais surpreendentes do ano, que merece ser mais reconhecido.”

the-queen.jpg

7. A RAINHA

7 Indicações: Atriz, Roteiro Original, Revelação (2), Trilha Sonora, Figurino, Direção de Arte.

1 Vitória: Trilha Sonora

“A atuação de Mirren é ótima, expressando nuances de dores contidas e de soberania, fazendo com acreditemos que estamos mesmo em frente de uma grande rainha.  O trabalho do diretor Stephen Frears também me encantou, que dá um show na direção, nunca caindo em dramas baratos ou exageros. A trilha sonora de Alexandre Desplat é soberba, usada nos momentos exatos e ideais.”

pecados-intimos.jpg

8. PECADOS ÍNTIMOS

4 Indicações: Ator, Atriz, Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado.

Nenhuma vitória.

“No mundo de Todd Field, a vida suburbana é cheia de angústias e tragédias, que são mostradas de forma muito subjetiva e silenciosa. Kate Winslet brilha novamente (como se isso fosse alguma novidade) e Patrick Wilson surpreende em cena. Pecados Íntimos é um bom filme, que muitas vezes lembra um livro que está sendo lido na sala de cinema. As angústias, os medos e as indecisões são mostradas de forma bem realista. O diretor continua mostrando muita competência na direção.”

babel4.jpg

9. BABEL

5 Indicações: Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Trilha Sonora, Montagem, Elenco

2 Vitórias: Direção e Montagem

“Fica evidente para o espectador que o ponto forte são as grandes atuações do filme, onde todos são coadjuvantes. As histórias e os assuntos abordados em Babel são excelentes, que se maximizam com a interpretação dos atores. Aqui tudo é muito aprofundado e intenso e a direção do filme é excelente.”

piaf2.jpg

10. PIAF – UM HINO AO AMOR

3 Indicações: Atriz, Figurino e Maquiagem.

1 Vitória: Atriz.

“Cotillard encarnou a cantora Edith Piaf de forma assustadora e vai muito além da mera aparência física – ela é pura emoção, explodindo talento em todas as cenas em que lhe exigem poder dramático. O longa também é muito bem produzido em sua parte técnica, em especial maquiagem, direção de arte e figurinos.”

6 comentários em “Melhores de 2007 – FILME

  1. WOW!

    O Ultimato Bourne também liderou meu top 10, que também conta com Ratatouille e Hairspray!

    Feliz 2008!

  2. 5 estão em meu top 10 (do qual pode ainda sofrer alterações), sendo os filmes O Ultimato Bourne, Ratatouille, A Rainha, Pecados Íntimos e Babel. Dos outros cinco; Hairspray, O Despertar de Uma Paixão, Notas Sobre Um Escändalo e Piaf, devem entrar em um top 25. O Ultimo Rei da Escócia, apesar de eu ter gostado muito, fica entre os 35 melhores só.

    Ciao!

    ps: voce esqueceu de colocar que Babel ganhou melhor direção. ;)

  3. Sem dúvida uma ótima seleção. Todos os filmes de sua lista estão no meu top 20 do ano, exceto “O Último Rei da Escócia” (do qual não gosto muito) e “Piaf” (que estaria num top 30). Bem, meu top 10 foi esse:

    1. RATATOUILLE
    2. ZODÍACO
    3. CONDUTA DE RISCO
    4. MARIA ANTONIETA
    5. BABEL
    6. A RAINHA
    7. O HOSPEDEIRO
    8. PECADOS ÍNTIMOS
    9. O DESPERTAR DE UMA PAIXÃO
    10. POSSUÍDOS

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: