Melhores de 2008 – Edição/Mixagem de Som

melhoredicao01

A Pixar já virou a líder absoluta quando o assunto é animação. Se não bastasse os roteiros primorosos, a produtora se supera a cada ano no setor técnico. Ano passado, Ratatouille era um exemplo em sua parte sonora. WALL-E superou o filme de Brad Bird nesse aspecto em todos os sentidos. Cada detalhe auditivo do último filme da Pixar é uma obra perfeita, como nunca o mundo das animações tinha presenciado antes. Tanto a edição quanto a mixagem de som surpreendem a cada minuto, em um trabalho inesquecível. Provavelmente é um dos setores que vai ser consagrada com o Oscar na próxima premiação. Nada mais merecido para uma animação impecável tecnicamente. Vencedor do ano passado: O Ultimato Bourne.

sombat1Batman – O Cavaleiro das Trevas / Esse talvez seja um dos maiores destaques da parte técnica do filme de Christopher Nolan. A continuação de Batman Begins superou seu antecessor no poder sonoro e mostrou que um filme de ação pode ter sim maior impacto quando a sonoridade é magistral. Quem não viu no cinema, perdeu a chance de ouvir um literal espetáculo auditivo como há muito não se via no gênero.

mixquan007 – Quantum Of Solace / A continuação de Cassino Royale pode desapontar em diversos aspectos quando comparada com o volume anterior. Não é o caso da edição e da mixagem de som de Quantum Of Solace. Na medida em que a série manteve a boa ação – com cenas muito bem filmadas – o conjunto auditivo permaneceu igualmente satisfatório. Só seria melhor se o filme não tivesse sido tão superficial e passageiro.

mixspeedSpeed Racer / O filme dos irmãos Wachowski não é filme, é videogame. Por causa disso, o filme é cheio de cenas computadorizadas e com um lado técnico muito peculiar. E disso não podemos reclamar, em especial o som que é trabalhado. É ele que confere diversão para as cenas de corridas (que são absurdas demais para o meu gosto), tornando-se um aspecto muito positivo de Speed Racer. Pena que o resto do longa não é assim.

mixcountryOnde Os Fracos Não Têm Vez / O indicado que é um estranho no ninho nessa lista de indicados, no meio de filmes mais técnicos do que ele. Mas Onde Os Fracos Não Têm Vez não poderia ficar ausente nessa categoria. O jogo de gato e rato entre Llewelyn (Josh Brolin) e Anton Chigurh (Javier Bardem) não seria o mesmo se as cenas de ação não fossem tão verdadeiras e angustiantes por causa da parte sonora do filme.

Os visitantes concordaram com a escolha do Cinema e Argumento e também elegeram WALL-E como o melhor da categoria. Abaixo, a preferência dos visitantes na pesquisa realizada:

1. WALL-E (48%, 10 votos)

2. Onde Os Fracos Não Têm Vez (33%, 7 votos)

3. Batman  – O Cavaleiro das Trevas (14%, 3 votos)

4. 007 – Quantum Of Solace (5%, 1 voto)

5. Speed Racer (0%, 0 votos)

11 comentários em “Melhores de 2008 – Edição/Mixagem de Som

  1. Wally, acho que a enquete só não tinha aparecido pra você haha

    Sérgio, não acho “Batman” o melhor do ano nessa categoria, mas certamente “O Ultimato Bourne” foi o melhor ano passado.

    Kau, como o post mostra, eu prefiro o trabalho realizado em “WALL-E”.

    Kamila, esse é um dos melhores pontos de “007 – Quantum Of Solace”.

    Hélio, também acho que o som é parte fundamental em “Onde Os Fracos Não Têm Vez”, principalmente por causa da ausência de trilha sonora.

    Pedro, o filme não é o meu favorito nessa categoria, mas concordo que o trabalho técnico é primoroso.

    Roberto, acho que “Speed Racer” é o mais fraco entre os cinco indicados.

    Weiner, acabei de ver seus indicados e nossa lista ficou MUITO parecida =)

    Vinicius, “Sangue Negro” quase entrou na lista.

    Rafael, fico com o trabalho de “WALL-E”

  2. Em Onde os Fracos Não Têm Vez, que não possui trilha sonora, o som possui importância fundamental porque é do trabalho de som que muita da tensão do filme provém. Mas por outro lado, Wall-E não possui muitos diálogos, e a edição de som fascina por ser tão significativa e pontuar de forma específica vários momentos do filme. Meu voto vai para Wall-E.

  3. Gostei muito dos indicados, sem dúvida sua lista de melhores do ano começou de uma ótima forma. “WALL-E” é insuperável nessas categorias de som e adorei a vitória do longa aqui. Se fosse fazer uma lista de indicados, talvez só trocaria “Quantum of Solace” por “Sangue Negro”.

  4. Matheus, A Grande Arte volta com todo o gás dia 10, já divulgando os indicados à primeira edição do prêmio melhores do ano…

    No quesito mixagem de som, eu tenho indicados muito semelhantes aos seus, e o meu vencedor está entre os seus indicados….

    Uma pista: no meu prêmio, WALL-E perdeu nesta categoria….

    Abraço, Matheus!
    Saudades de todos vcs!

  5. Que chique podermos votar! Hehehe.

    Nao vi todos os indicados (007 e Cavaleiro das Trevas), entao meu voto foi no filme dos Coen, onde a edição de som é fundamental na construção da tensão no filme.

    Muito boas escolhas, talvez eu teria arrumado aí um lugarzinho para o Hancock, que tem boas sacadas neste quesito.

    Abraços!

  6. Eu acho tudo muito interessante, tecnicamente, em Wall-e. Entretanto, não pensaria duas vezes em dar os prêmios à The Dark Knight!!

    Abraços.

  7. Muito bem escolhido… Batman é a melhor mixagem do ano sem dúvidas, assim como O Ultimato Bourne fora no ano passado…

    abraços

  8. Adorei os indicados. A Pixar sempre é muito competente neste setor, enquanto o filme de Nolan está impecável neste quesito. 007 também, bem efficiente. Já Speed Racer se apoia completamente neste aspecto primoroso da sessão. E a mixagem de som em Onde os Fracos Não Têm Vez é magistral!

    Ciao!

    ps: cadê a enquete? :P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: