Melhores de 2008 – Canção Original

art06

Apenas Uma Vez é um dos longas mais bem sucedidos musicalmente dos últimos anos. Todas as canções do filme são essenciais para construir a relação entre os protagonistas. Porém, existe uma que se destaca mais que as outras: Falling Slowly, vencedora do Oscar desse ano. Se a cena da canção já emociona, ela ainda é repetida de forma muito sentimental no desfecho do filme, tangendo a perfeição e transmitindo toda a sinceridade que a modesta produção possui. Falling Slowly é uma das canções mais bonitas já premiadas pela Academia e mesmo quem não viu Apenas Uma Vez, possivelmente vai achar o resultado lindo.

songwalle“Down To Earth” (WALL-E) / Eu já tinha acabado de ver WALL-E com um brilho nos olhos diante do resultado. O filme já tinha terminado mas ainda tinha uma bela surpresa – essa linda canção interpretada por Peter Gabriel nos créditos finais. Extremamente viciante e condizente com a mensagem que o filme propõe, Down To Earth é uma das melhores canções que o mundo das animações já nos proporcionou. Irresistível.

songbucket“Say” (Antes de Partir) / De vez em quando é excelente se divertir com clichês. E Say, do mediano Antes de Partir, é exatamente isso – um guilty pleasure irresistível. Por alguma razão, a canção interpretada por John Mayer conquista com a maior facilidade e resume muito bem toda a mensagem que o filme quer transmitir. Nada especial, mas uma música bem satisfatória para os padrões do filme.

songwild1“Guaranteed” (Na Natureza Selvagem) / As canções de Eddie Vedder para Na Natureza Selvagem foram essenciais para que o filme pudesse contar a sua história. Nenhuma é particularmente mais importante que a outra, mas Guaranteed foi a que mais se destacou (e também a grande aposta do filme nas premiações). Muito justo, a canção foi escrita de forma excepcional. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção.

songwild2“Society” (Na Natureza Selvagem) / Guaranteed pode até ser a canção de maior destaque do longa de Sean Penn, mas é a subestimada Society que melhor representa a jornada do jovem Chris McCandless. Assim como todas as canções da trilha sonora, essa tem uma letra fenomenal e ainda consegue ter uma excelente sonoridade para criar uma bela harmonia musical. Merecia até mais reconhecimento na trilha.

Os visitantes concordaram com a escolha do Cinema e Argumento e também elegeram Apenas Uma Vez como o melhor da categoria. Abaixo, a preferência dos visitantes na pesquisa realizada:

1. “Falling Slowly” – Apenas Uma Vez (46%, 12 votos)

2. “Down To Earth” – WALL-E (23%, 6 votos)

3. “Guaranteed” – Na Natureza Selvagem (15%, 4 votos)

4. “Society” – Na Natureza Selvagem (12%, 3 votos)

5. “Say” – Antes de Partir (4%, 1 voto)

16 comentários em “Melhores de 2008 – Canção Original

  1. Eu não tenho dúvidas de que “Down to the earth” mereça este prêmio, é a coisa mais linda que Wall-E poderia nos deixar nos créditos finais.
    Abraço!

  2. Ah não, Matheus, sua lista nesse ano está impecável e ficando seriamente parecida com a minha, hahaha. “Falling Slowly” também é minha favorita e acredito que a essa altura nenhuma outra pode derrotá-la, apesar de gostar muito também de “Down to Earth”.

  3. Matheus, muitos dizem que Down to Earth é uma cópia de I Need to Wake Up (Uma Verdade Incoveniente), mas eu discordo. A música é muito legal!

    Falling Slowly é imbatível e acreascento algumas canções desconhecidas na lista, como Grace is Gone do filme que leva o mesmo nome. Uma canção maravilhosa que enche os olhos d’água.

    A canção The Wrestler feita para o filme de Darren Aronofsky, a meu ver, é a favorita ao próximo Oscar.

    Boa semana!

  4. Falling Slowly e Society dá uma briga boa, mas acho que fico com a música de Apenas Uma Vez, apesar de achar Society a melhor da trilha de Into the Wild.

    Abraço!

  5. Matheus, você está caprichando nas seleções de melhores do ano, hein? Adorei, até agora, todos os selecionados em todas as categorias. Aqui, fico dividida entre “Say” e “Falling Slowly”, mas fico com a música de “Once”, até mesmo porque ela é parte importante da narrativa do filme.

  6. Ainda não assisti Once, preciso ver urgente, aliás faz muito tempo que tenho vontade… portanto desconsiderando essa ia de Guaranteed…

  7. O primeiro nunca vi mas os outros são realmente muito bons… Acho que que o melhor mesmo é Guareented… fantástico mas Wall-E não fica atrás!

  8. Uma pena que a música preferida do ano para mim não está entre as cinco: Je N’aime que Toi, de Canções de Amor. Uma das coisas mais animadoras do ano. É simplesmente irresistível, principalmente com o trio Sagnier-Garrel-Hesme cantando nas ruas de Paris. Sendo que desse filme ainda poderia apontar mais umas duas, como Bastille e Às-tu Deja Aimé.

    Mas bem que sua seleção ficou legal. Dessas escolhidas, eu tenho uma caída por Falling Slowly, coisa maravilhosa. Mas desse filme ainda destacaria If You Want Me. E de Na Natureza Selvagem, por mais que Guaranteed seja muito boa, ainda tem a bela Long Nights pra complicar as coisas. Não sei como vou fazer minha lista final de 3 canções para o Blog de Ouro!

  9. Sinceramente pra mim a lista está perfeita. Na minha opinião essas são, de longe, as melhores músicas ultimamente. Me apaixonei por Once, por toda a história em si e as músicas são incríveis, como é dito no post a cena no filme é emocionante e ouvir a música em qualquer momento também.

    Adoro Down to Earth do Wall-E. Mais uma vez um filme brilhante que se abrilhanta ainda mais pela música. Vale muito a pena.

    Na Natureza Selvagem foi uma lição de vida com uma das melhores trilhas sonoras que já ouvi, as duas músicas estão muito bem representadas.

    E eu adoro John Mayer, adoro essa música e, confesso, adorei o filme.

  10. Weiner, com certeza, o final de “WALL-E” não podia ser mais perfeito!

    Vinícius
    , que legal que nossas seleções estão ficando parecidas!

    Lucas, penso o mesmo! =D

    Kau
    , eu acho que “WALL-E” é totalmente original! Não tem nada de cópia!

    Pedro, pra mim, “Guaranteed” é a melhor da trilha de “Na Natureza Selvagem”.

    Kamila, “Say” entrou na lista por ser um exemplo de como se resumir a história de um filme em uma música!

    Sérgio
    , mesmo que “Falling Slowly” não tivesse na lista, ainda assim eu escolheria outra: “Down To Earth”.

    Robson
    , procure assistir “Apenas Uma Vez”, é um filme bem sincero!

    Hugo, a trilha de “Na Natureza Selvagem” é uma unânimidade.

    Rafael Carvalho, tenho que assistir “Canções de Amor”!

    Yuri, essa é uma das poucas listas que eu fiz em que eu achei que ficou irretocável a seleção.

    Brenno
    , não é pra tanto, na minha opinião =P

  11. Pingback: Melhores de 2009 – Canção Original « Cinema e Argumento

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: