Melhores de 2008 – Figurino

art05

Eu aceito qualquer tipo de reclamação sobre o roteiro de Elizabeth – A Era de Ouro e até mesmo da personificação apresentada pela protagonista Cate Blanchett. O que não acho justo é o lado técnico do longa ser criticado. Assim como diversos pontos do filme, a roupagem tem seus exageros, mas é um dos pontos altos do criticado longa de Shekar Kapur. Toda a grandiosidade da realeza na época em que a rainha Elizabeth I derrotou a Incrível Armada Espanhola é minuciosamente capturada pelos soberbos figurinos. A dedicação com as roupas é visível, uma vez que tudo é perfeitamente capturado em cada detalhe. E, ao contrário do que muitos dizem, o Oscar para essa categoria foi sim bastante merecido. Vencedor do ano passado: Maria Antonieta.

costumesexSex And The City / Sem dúvida alguma é o figurino mais variado (até porque a cada cena as personagens trocam de roupa) e o mais fashion dos indicados. O que me leva a não premiar Sex And The City é o fato de que as roupagens não são usados com intuito cinematográfico. Todo mundo sabe que os dólares gastos nas roupas são só pra encantar os olhos femininos e não para encantar tecnicamente como cinema.

costumeatonementDesejo e Reparação / Não é só o badalado vestido verde que a Keira Knightley usa em Desejo e Reparação que faz com que o filme esteja nessa lista. Todas as fases históricas representadas no romance-épico dirigido por Joe Wright têm grande representação através dos figurinos. Isso também se vale para a triste jornada guerrilheira de Robbie (James McAvoy) e para a tentativa de redenção de Briony (Saoirse Ronan).

costumesavagePecados Inocentes / Pecados Inocentes pode ser cafona em diversos aspectos (principalmente na trilha sonora), mas não é no figurino. Aliás, é a parte mais interessante de todo o setor técnico. Claro que todo o glamour gira em torno da figura de Julianne Moore – que tem roupas realmente acima do esperado – mas isso não importa, Pecados Inocentes acerta em sua roupagem e é um dos melhores trabalhos do ano.

costumesweeneySweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet / Colleen Atwood é uma grande figurinista e seu trabalho no musical Sweeney Todd não poderia ser menos que fenomenal. As roupas ajudam Tim Burton a imprimir o seu habitual tom sombrio na história, traduzindo todo o mistério da suja Londres representada no roteiro. Mesmo que não seja nada muito original, cada peça encanta com sua ótima competência.

Os visitantes discordaram da escolha do Cinema e Argumento e elegeram Desejo e Reparação como o melhor na categoria. O escolhido do blog, Elizabeth – A Era de Ouro, ficou em segundo lugar. Abaixo, a preferência dos leitores na pesquisa realizada:

1. Desejo e Reparação (37%, 7 votos)

2. Elizabeth – A Era de Ouro (26%, 5 votos)

3. Sweeney Todd (26%, 5 votos)

4. Pecados Inocentes (5%, 1 voto)

5. Sex And The City (5%, 1 voto)

9 comentários em “Melhores de 2008 – Figurino

  1. Vinícius, mesmo que convencional, eu ADOREI os figurinos. Achei um grande trabalho!

    Rafael, eu também acho muito cuidadoso o trabalho de “Desejo e Reparação”, mas prefiro o de “Elizabeth – A Era de Ouro”.

    Brenno, eu não acho o filme horrível haha

    Pedro, ele é o meu segundo favorito da lista.

    Lucas, eu gostei dos figurinos do filme.

    Sérgio, vou esperar o seu post com o vencedor!

    Kau
    , ainda bem que concordamos \o/

    Wally, os figurinos de “Pecados Inocentes” são legais, mesmo que o filme não seja.

  2. 4 aqui repetem na minha! =D

    Só não vi Pecados Inocentes. Meu voto iria para Desejo e Reparação.

    Ciao!

  3. Olha Matt, eu realmente acho os figurinos de The Golden Age FENOMENAIS! Juta, a vitória.

    E estou suuuuuuuuuper feliz em ver minha querida Patricia Field indicada pelos chiquérrimos figurinos de Sex and the City.

    Abraços!

  4. Sweeney Todd, Elizabeth e Desejo e Reparação tb estão na minha lista. O melhor anuncio logo mais no meu blog ehehe

    Abraços

  5. Assim como o Vinicius, acho o figurino de Elizabeth absurdamente convencional, por mais que seja correto segundo a história, não deixar de ser chato, afinal é um filme, não precisa levar tudo ao extremo.

    Meu favorito é o de Desejo e reparação.

  6. “Desejo e Reparação” seria o meu vencedor nessa categoria. Afinal o lado técnico do filme é magnífico. Direção de Arte Figurino e principalmente Trilha Sonora. O vestido verde marca, rsrsrs. Os uniformes de guerra, as roupas de banho… tudo feito com o maior cuidado.

    Abraço!

  7. Adoro todos os figurinos citados aqui, exceto o do vencedor. Talvez seja um problema com o filme, mas acho o trabalho nessa área muito convencional em “Elizabeth”, a figurinista não ousou nem um poquinho – é tudo muito bonito, mas não tem “vida”. Assim, prefiro o vestuário memorável de “Desejo e Reparação”, até pelo famoso vestido verde…

Deixe um comentário

