Melhores de 2009 – Efeitos Especiais

James Cameron sabe trabalhar muito bem o lado técnico de seus filmes. Isso fica evidente nos efeitos especiais, que, nos filmes do diretor, nunca são mero pretexto para ação desenfreada. Cameron utiliza os efeitos para criar uma atmosfera e para trazer o espectador para o mundo que o filme quer trabalhar. Não é diferente em Avatar. É claro que o espectador mais corriqueiro vai prestar atenção nas cenas de ação e na forma como os Navi são retratados, mas quem estiver disposto a prestar a atenção em toda a computação gráfica utilizada para moldar meticulosamente os “cenários” e a “direção de arte”, certamente vai perceber que o trabalho de efeitos em Avatar é fruto da experiência de um mestre nesse assunto. Esse é o primeiro ano da categoria aqui no blog (lembrando que algumas categorias não serão montadas caso não existam filmes suficientes/dignos de serem mencionados).

2012

Não é novidade pra ninguém que 2012 é uma verdadeira porcaria. Mas também não é novidade que os efeitos são espetaculares, realmente de deixar qualquer um de boca aberta. Está certo que eles são utilizados da maneira mais óbvia possível e a partir de qualquer pretexto… Entretanto, são de uma magnitude impressionante – talvez os melhores já visto em qualquer filme-catástrofe do cinema. Pena que isso não compense tudo, não é mesmo?

STAR TREK

Difícil reviver uma série clássica com a tecnologia de hoje. Star Trek não cai na armadilha de deixar os efeitos maiores que o próprio filme – é tudo na medida, deixando o espectador totalmente envolvido pelo clima proposto por J.J. Abrams. No entanto, quando a ação pede, os efeitos especiais entram em pleno vapor, trazendo um dinamismo muito interessante para a trama. Esse setor é um dos pontos altos dessa grata surpresa de 2009.

_

Escolha do público:

1. Avatar, 79% (37 votos)

2. Star Trek, 17% (8 votos)

3. 2012, 4% (2 votos)

14 comentários em “Melhores de 2009 – Efeitos Especiais

  1. Pingback: Efeitos especiais: Por que eles fazem a diferença? – LuDiasBH | Alma Carioca - Arte e Cultura

  2. outro filme que eu vi e entraria na minha lista de efeitos é curioso caso de benjamin button, muito bom mesmo ,seria o terceiro, (não vi 2012)

  3. Brenno, com certeza!

    Reinaldo, gosto bastante dos efeitos de “2012”, mas o propósito dos efeitos de “Avatar” são bem mais interessantes…

    Luís, procure conhecer os outros trabalhos, são excelentes.

    Pedro, ¬¬ pro teu comentário sobre a foto.

    Jeff, os efeitos já mostram todas as cenas de destruição de “2012”, então, você já viu praticamente tudo do filme =P

    Priscilla, acho que o “Avatar” é o grande nome dessa categoria esse ano para quase todo mundo.

    Kamila, já eu discordo. Acho que os três são muitos dignos desse prêmio, mas “Avatar” se destaca mais.

    Luís Galvão, eu coloco “2012” em segundo lugar.

    Wally, quero saber sua opinião depois, então o/

    Lucas, eu também!

    Mayara, esperarei teu comentário sobre “Avatar”, então!

  4. Reitero o que Kamila disse, qualquer outro, por melhor que seja, não desbanca ‘Avatar’ por nada nesse mundo. E talvez eu colocasse ‘Star Trek’ em segundo lugar.

  5. Adorei a possibilidade de votarmos também! :-)

    E qualquer filme que não seja “Avatar” a não ganhar essa categoria é totalmente injusto!!!

  6. Olha, não vi nenhum dos 3 ainda….mas de acordo com o que tenho visto e lido, não sei se tem como Avatar perder essa….

    Abraço!!

  7. Não vi 2012 e nem quero, mas pelo trailer os efeitos pareciam sensacionais. De qualquer forma, nada supera Avatar. Aquilo é a perfeição.

    []s!

  8. Morri de rir com a foto que você escolheu de ‘2012’. Parece que a criança está fazendo exame de próstata, olha só a cara dela. Hahahaha, brincadeiras à parte, fico feliz que pelo menos em ALGUMA coisa ‘Avatar’ ganha nos seus Melhores de 2009. Pena que só colocarei os meus no final de fevereiro, junto com o Oscar…

  9. Desses três filmes, apenas vi 2012. Não sei se é válido votar nele por não ter visto nenhum dos outros. Tentarei ver também os outros a fim de conhecer a qualidade técnica de cada um.

    =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: