Melhores de 2009 – Trilha Sonora

Logo quando surgiu para o cinema com O Despertar de Uma Paixão e A Rainha, Alexandre Desplat já chegou sendo considerado um dos compositores mais promissores dessa geração. Tal título se confirmou e hoje ele é um dos profissionais mais ativos do ramo. Quando se pensava que Desplat não fosse realizar um novo trabalho brilhante tão cedo, eis que ele vem com a maravilhosa trilha sonora de O Curioso Caso de Benjamin Button. O álbum é excepcional, com os típicos arranjos de Desplat – que dessa vez soam mais melancólicos e efetivos do que nunca. É por faixas como Postcards e Benjamin and Daisy que dá pra perceber o porquê dessa trilha ser a mais bela e impecável do ano. Desplat ainda veio com várias outras trilhas de qualidade em 2009. Todos trabalhos que merecem ser conferidos. Em anos anteriores: 2006 – John Williams (Memórias de Uma Gueixa), 2007 – Alexandre Desplat (A Rainha) e 2008 – Dario Marianelli (Desejo e Reparação, escolha do público: idem).

NICHOLAS HOOPER (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

Nicholas Hooper foi uma das melhores aquisições da série Harry Potter. Criticado pelos fãs por abandonar a clássica sonoridade da saga do bruxo, Hooper acertou em cheio com essa escolha. Ele consegue dar um grande ar de maturidade para a história e em O Enigma do Príncipe isso fica evidente, uma vez que ele tem ótimos momentos de versatilidade e composições maravilhosas que ficam entre as melhores do ano.

ALEXANDRE DESPLAT (Coco Antes de Chanel)

Alexandre Desplat já se tornou um dos grande profissionais de seu ramo e em 2009 ele confirmou isso mais do que nunca. Além de ter a melhor trilha do ano com O Curioso Caso de Benjamin Button, apresentou outros inúmeros trabalhos de excelência. Entre eles, Coco Antes de Chanel, uma das trilhas mais harmônicas do diretor, onde todas as composições tem o mesmo excelente nível de qualidade. Merece reconhecimento.

MICHAEL GIACCHINO (Up – Altas Aventuras)

Só pela inesquecível melodia de Stuff We Did, que fica perpetuando na cabeça após o filme, Michael Giacchino já merecia algum reconhecimento. Mas o maior mérito desse ótimo compositor é demonstrar grande versatilidade em Up – Altas Aventuras. Ele vai desde sonoridades melancólicas até outras de pura aventura. Dá até pra se arrepiar com a originalidade, como na composição já citada e em Memories Can Weigh You Down.

NICO MUHLY (O Leitor)

Cinéfilos pegaram um certo parâmetro de que uma trilha só é boa se aparecer sutilmente. Até o mestre Philip Glass já foi chamado de “exagerado” por ter feito uma trilha que era constanemente presente, em Notas Sobre Um Escândalo. O jovem Nico Muhly, que já trabalhou com Glass, sofreu do mesmo mal. Sua trilha foi desdenhada por causa disso – o que é uma grande injustiça, já que as melodias que Muhly criou para O Leitor são maravilhosas.

_

Escolha do público:

1. Alexandre Desplat – O Curioso Caso de Benjamin Button, 43% (12 votos)

2. Michael Giacchino – Up: Altas Aventuras, 32% (9 votos)

3. Nicholas Hooper – Harry Potter e o Enigma do Príncipe, 18% (5 votos)

4. Alexandre Desplat – Coco Antes de Chanel, 7% (2 votos)

5. Nico Muhly – O Leitor, 0% (0 votos)

10 comentários em “Melhores de 2009 – Trilha Sonora

  1. Mark, a trilha é ótima mesmo!

    Vinícius, “Harry Potter” tem composições muito legais, mas acho que num conjunto geral a de “Benjamin Button” se destaca mais.

    Reinaldo, essa foi, até agora, a categoria mais difícil para se montar. Ainda tenho outros três trabalhos que eu gostaria de ter citado nessa lista.

    Priscilla, a trilha de “Chanel” também é linda…

    Kamila, pois então procure conhecer, é ÓTIMA!

    Luís Galvão, já está na hora do Nicholas Hooper ser reconhecido pelas premiações, né?!

    Rafael, a trilha de “Quem Quer Ser Um Milionário?” é muito boa, mas nada que justificasse tanta celebração.

    Lucas, não vi grande coisa na trilha de “Inimigos Públicos”.

    Mayara, adoro a trilha de “Up”, mas, pra mim, Desplat é o grande compositor do ano.

  2. Bela seleção e Desplat em dose dupla, ele merecia o Oscar por “Benjamin Button”, mas o meu favorito é Michael Giacchino, com sua bela composição para “Up”. ;)

  3. vi up e benjamin button e hp 6 , prefiro a de desplat,gostei também da trilha de quem quer ser um milionario,star trek ,bastardos inglorios e inimigos publicos nessa ordem

  4. Incontestável. A melhor trilha, realmente. Achei q a vitória de Slumdog no Oscar só aconteceu por que ele estava ganhando todos os prêmios. A seleção das outras trilhas está maravilhosa. Só desconheço a de “Coco Antes de Chanel”. Abraço!

  5. Sem dúvidas que Desplat é um grande compositor dessa ‘nova geração’. Já Giacchino é o meu preferido de todos os tempos. Numa divisão de votos, fico com Hooper que foi um dos grandes responsáveis pelo amadurecimento de Harry Potter.

  6. Eu votei na sua trilha favorita e gostei das outras selecionadas. Só não conheço, no entanto, a de “Coco Antes de Chanel”.

  7. Embora tenha gostado a beça da trilha de Benjamin button, vou ficar com as músicas francesas de chanel!!
    Os outros 3 ainda não vi, não posso dizer….

    Abraço!

  8. Puta categoria difícil hein! Com o perdão da palavra Matheus… Todas essas trilhas são sublimes. Mas fico com o trábalho ” clássico ” do Desplat em O curioso caso de Benjamin Button. É dele o meu voto!

  9. Gostei bastante da trilha de “Benjamin Button”, mas não está entre minhas preferidas do ano. Entre suas indicadas, penso que as composições feitas para “Harry Potter” foram as melhores.

  10. Matheus a trilha sonora de “O Curioso Caso de Benjamin Button” é ótima e vi um post que você incluiu o prológo de “Anticristo” entre as melhores cenas do ano, eu adorei também. Aproveitando que to aqui e seu blog faz parte do Séries e Argumento, os últimos 9 episódios de Nip/Tuck começa dia 6 de Janeiro. Deixo o trailer aqui pra quando você puder conferir: http://www.youtube.com/watch?v=YzXmfTPrFGs

    Abraços guri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: