Melhores de 2009 – Fotografia

Às vezes fico me perguntando se o ótimo resultado de Quem Quer Ser Um Milionário? não se deve mais aos seus setores técnicos. Será mesmo que o filme é essa maravilha ou é “apenas” resultado de uma direção maravilhosa, de uma trilha contagiante ou de uma montagem dinâmica? Será que a história é mesmo tudo isso que dizem ser ou é a estrutura que faz a diferença? De qualquer maneira, um setor técnico que chama bastante a atenção no filme de Danny Boyle é a fotografia. Utilizando tons coloridos para que o espectador visualize toda a diversidade cultural da Índia, a fototografia tem momentos brilhantes, especialmente nas cenas que retratam a infância do protagonista. Unindo-se com puro dinamismo ao grande trabalho de Boyle na direção, o setor fotográfico é um dos grandes coringas do setor técnico de Quem Quer Ser Um Milionário?. Anteriormente: 2008Ensaio Sobre a Cegueira (escolha dos leitores: idem), 2007 – O Despertar de Uma Paixão e 2006 – Memórias de Uma Gueixa.

O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON

Um dos aspectos mais admiráveis de O Curioso Caso de Benjamin Button é a sua fotografia. O filme é dono de grandes momentos nesse setor, tendo alguns momentos realmente memoráveis (a dança de Daisy para Button ou quando Cate Blanchett narra a história de Mr. Gateau, poe exemplo). É através de cores escuras e sutis que a fotografia cumpre a missão de passar toda a melancolia que a história exige.

O LEITOR

O mestre Roger Deakins (que também fez a fotografia de Dúvida) mais uma vez apresenta um grande trabalho. A excepcional ambientação de O Leitor é fruto de uma bela fotografia, que sabe usar os tons certos para montar a atmosfera do romance entre Hanna Schmitz e Michael Berg. Mas, o que mais se destaca é a forma como Deakins entendeu, por escolhas técnicas admiráveis, o que Bernhard Schlink quis transmitir com sua obra.

AVATAR

O mundo fantasioso criado por James Cameron encontrou uma abordagem bem interessante no setor da fotografia. Claro que grande parte dos méritos são dos efeitos especiais, mas eles não seriam nada se a fotografia não trouxesse o correto padrão artístico para Avatar. É uma parte técnica que não foi muito considerada na recepção do longa, mas que merece ser reconhecida.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

Talez essa seja a fotografia que melhor sintetize o clima que o longa quer passar dentre os indicados desse ano. A escolha de trazer Bruno Debonell para a fotografia de Harry Potter e o Enigma do Príncipe foi um imenso acerto. Toda a atmosfera tétrica que envolve os personagens está retratada nas felizes escolhas de Debonell. Há quem reclame da escuridão e de algumas iluminações. Mas, para mim, é um trabalho digno de aplausos.

_

Escolha do público:

1. Quem Quer Ser Um Milionário? (38%, 15 votos)

2. O Curioso Caso de Benjamin Button (33%, 13 votos)

3. Avatar (15%, 6 votos)

4. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (10%, 4 votos)

5. O Leitor (5%, 2 votos)

11 comentários em “Melhores de 2009 – Fotografia

  1. eu coloquei duplicidade mais pq foi o ultimo que vi ,aí foi mais lembrado, e gostei da fotografia por captar diferentes cidades muito bem

  2. Lucas, “Duplicidade” passou longe dos meus selecionados.

    Vinícius, a fotografia de “Anticristo” é interessante, mas não me cativou…

    Bruno, eu adoro “Quem Quer Ser Um Milionário?” mas ele não é aquela grandiosidade que o Oscar disse ser.

    Reinaldo, gosto bastante dessa fotografia também…

    Luís Galvão, a fotografia de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” merece, inclusive, uma indicação ao Oscar!

    Leonardo, acho que a fotografia é um dos melhores aspectos técnicos de “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

    Nando, eu gosto do filme, apesar de não achar espetacular =)

    Kamila, a fotografia é ótima mesmo \o/

    Mayara, procure ver então. Apesar de chato, o filme tem um grande setor técnico.

  3. Gosto dos cinco indicados, mas meu voto para vencedor foi para a fotografia de “O Curioso Caso de Benjamin Button”.

  4. Meu voto é do Benjamim Button, um filme droga, mas muito bem produzido e tecnicamente impecável.

  5. Sem dúvidas que o trabalho em ‘Slumdog’ alavancou ainda mais seu sucesso. Mas acho que o texto que você fez em ‘Harry’ sintetizou tudo o que eu acho, por isso meu voto é nele.

  6. slumdog é perfeito tecnicamente e o resultado foi um belo filme como um todo, mas também já me fiz essa pergunta antes…

    abraços

  7. Gosto muito a fotografia de “Slumdog Millionaire”. Anthony Dod Mantle inclusive teve outro grande trabalho esse ano, com “Anticristo”. Gostei dos demais indicados também.

  8. prefiro avatar,mas entre meus indicados estão quem quer ser um milionario,bastardos inglorios,benjamin button e duplicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: