Melhores de 2009 – Ator Coadjuvante

É preciso fazer algo extraordinário para se destacar em um filme de Quentin Tarantino. Ora, o diretor sempre arrasa em suas direções e, na maioria das vezes, atrai todas atenções para si. Não foi assim com Bastardos Inglórios. Tarantino foi elogiado sim, mas quem também recebeu honrarias foi o estupendo Christoph Waltz. Assistindo Waltz em cena, dá pra ficar se perguntando: onde ele esteve durante todo esse tempo? Com uma eterna ironia no rosto (que se mistura com toda a tensão imposta pelo dúbio personagem), ele foi o grande coadjuvante desse ano, sobressaindo-se a cada cena de Bastardos Inglórios. Méritos de um personagem bem construído? Com certeza. Mas bem mais de Waltz, um extraordinário profissional. Anteriormente: 2006 – Jack Nicholson (Os Infiltrados), 2007 – Casey Affleck (O Asssassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford) e 2008 – Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez, escolha do público: Heath Ledger, por Batman – O Cavaleiro das Trevas).

PHILIP SEYMOUR HOFFMAN (Dúvida)

Acho muito provável que se, caso Heath Ledger não estivesse concorrendo no Oscar, Philip Seymour Hoffman levaria seu segundo Oscar. Sua composição é perfeita e de uma sutilidade absurda. Hoffman mais uma vez demonstra ser um monstro da atuação, não se intimidando nem perante a diva Meryl Streep. Além de ter um papel fundamental na trama, ele nos apresentou váriso momentos maravilhosos.

EDDIE MARSAN (Simplesmente Feliz)

O personagem de Eddie Marsan representa o completo oposto da personagem de Sally Hawkins. E o ator entendeu isso com uma bárbara precisão. O mal humor do instrutor de auto-escola chega a ser divertido – além de que ele até tem a nossa torcida contra aquela chata da Poppy, que realmente merecia uns puxões de cabelo. Brincadeiras à parte, Marsan estava ótimo e roubava a cena toda a vez que aparecia.

EMILE HIRSCH (Milk – A Voz da Igualdade)

Não sei o que anda acontecendo com as premiações, que têm ignorado novos astros. Emile Hirsch sofre o mesmo problema de Paul Dano, por exemplo. Hirsch é um jovem talentoso, já teve um trabalho respeitável na carreira (Na Natureza Selvagem) e conseguiu ter a melhor caracterização de Milk – A Voz da Igualdade (só perdendo para Sean Penn, claro). Enquando Josh Brolin, inexplicavelmente, recebia honrarias, Hirsch mais uma vez foi esquecido. Uma pena.

STANLEY TUCCI (Julie & Julia)

Gosto muito de Stanley Tucci. Ele não é um grande ator, mas está sempre no tom certo e com um carisma inegável em suas representações. Em Julie & Julia não é diferente: Stucci se mostra completamente à vontade ao lado de Meryl Streep, convencendo completamente como o marido apaixonado que, além de amar a sua mulher, acreditava que ela era talentosa o suficiente para fazer qualquer coisa.

_

Escolha do público:

1. Christoph Waltz, Bastardos Inglórios (76%, 31 votos)

2. Philip Seymour Hoffman, Dúvida (12%, 5 votos)

3. Emile Hirsch, Milk – A Voz da Igualdade (5%, 2 votos)

4. Stanley Tucci, Julie & Julia (5%, 2 votos)

5. Eddie Marsan, Simplesmente Feliz (2%, 1 voto)

18 comentários em “Melhores de 2009 – Ator Coadjuvante

  1. Santiago, o Christoph Waltz estava mesmo sensacional em “Bastardos Inglórios”, mas também aprecio, quase que na mesma intensidade, o trabalho de Philip Seymour Hoffman em “Dúvida”.

    Ooen, o Waltz tinha um carisma única, uma habilidade impressionante. E sempre roubava a cena quando aparecia.

    Ibertson, considero os filmes lançados no Brasil em 2009 para a premiação aqui do blog.

    Fernando, é verdade!

    Lucas, até hoje não entendo a razão de tanta celebração para Josh Brolin em “Milk”, onde ele estava apenas correto.

    Brenno, ainda bem que tem gente que gosta da atuação do Hirsch em “Milk”, acho que ele é o verdadeiro coadjuvante que deveria ter sido lembrado pelas premiações.

    Pedro, não assisti ao desempenho de Red West =/

    Reinaldo, mesmo que eu prefira o Waltz, entendo (e concordo) com o seu comentário. Hoffman estava sensacional em “Dúvida”!

    Rafael, acho que Hoffman não poderia faltar de jeito nenhum!

    Vinícius, exato!

    Luis Galvão, os atores coadjuvantes, a cada ano, mostram-se cada vez mais interessantes e de qualidade.

    Kamila, acho que o Oscar dele já é certo…

    Robson, idem \o/

    Wally, sim =)

    Mayara, acho que é mesmo!

    Nando, concordo!

  2. Não vi ainda as performances de Eddie Marsan e de Stanley Tucci, por isso meu voto vai para Christoph Waltz. Ele deve vencer o Oscar mesmo.

  3. Incontestável. Meu vencedor já certo, porém os demais indicados estão bem difíceis para eu selecionara. Adorei a presença de Philip Seymour Hoffman, ele está ótimo em “Dúvida”. Abraço!

  4. Gosto muito da atuação de Christoph Waltz. Para mim é a melhor de 2009. Mas nos cinemas brasileiros em 2009, a melhor foi de Hoffman. Mais sutil, mais equilibrada e mais importante para a história dramatizada no filme. Por isso, meu voto é de Hoffman.

  5. meu top 5:

    waltz
    josh brolin
    james franco
    michael garbor
    sthepen lang

  6. Ótimas interpretações (Tirando Tucci, que não vi ainda o filme em que ele atua), mas descartava as atuações de Hoffman, Marsan e Hirsch como sendo de 2009 (Apesar de tais filmes chegarem ao Brasil nessa época). Então, o preferido fica sendo Christoph Waltz. Acredito que seja prêmio certo e merecido para ele.

  7. De todos os indicados Christoph se destaca complematamente, apesar de gostar do Philip e do Stanley, esses dois estavão ótimos em dois ótimos filmes, mas Christoph estava surpreendentemente melhor, é exatamente como você disse onde ele estava esse tempo todo.

    Abrçs.

  8. O nome dessa categoria é Christoph Waltz. Não teve para mais ninguém em 2009. Entretanto, como nas premiações da Academia, 1+1 nem sempre é igual a 2, vamos esperar para ver.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: