Melhores de 2009 – Mixagem/Edição de Som

Qualquer prêmio técnico para Avatar é incontestável. Logo depois dos efeitos especiais, o que mais chama a atenção no longa de James Cameron é a parte sonora. É um trabalho extraordinário de sutilezas. O áudio impressiona por ser tão meticuloso – imponente quando necessário nas cenas grandiosas e minucioso nas partes mais calmas. O mundo dos Na’vi ganha um contexto sonoro que deixa todos os outros concorrentes desse ano para trás. É mais um mérito técnico de Avatar – que, assim como todos os filmes de Cameron, é muito feliz nas escolhas técnicas. Em anos anteriores: 2007 – O Ultimato Bourne e 2008WALL-E (escolha dos leitores: idem).

2012

É meio óbvio o trabalho realizado aqui – justamente porque um filme como esse já requer um setor sonoro competente. Mas, 2012 realmente faz a sala de cinema tremer com a sua qualidade. Unindo-se aos extraordinários efeitos especiais, a mixagem e a edição de som fazem parte de uma engrenagem fundamental para o bom funcionamento técnico do filme de Roland Emmerich.

UP – ALTAS AVENTURAS

A parte sonora da Pixar evolui cada vez mais. Ratatouille era exemplar, WALL-E um espetáculo e Up – Altas Aventuras mais um grande trabalho de mixagem e edição de som. A animação esse ano não teve chances com outros filmes tão grandiosos nesses aspectos, mas é simplesmente impossível deixar de reconhecer mais esse ótimo trabalho.

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

Questiono eternamente o Oscar sonoro que Quem Quer Ser Um Milionário? faturou (não era o melhor entre os indicados), mas a verdade é que eu não desprezo essa parte técnica do filme. Aliás, acho de muito bom gosto tudo o que envolve som (incluindo a trilha sonora de A.R. Rahman) no filme de Danny Boyle. Tanto a mixagem e a edição de som dão para a história um ritmo realmente admirável.

STAR TREK

Seguindo o exemplo dos blockbusters dessa temporada, Star Trek tem um trabalho exemplar na parte sonora. Não chega a ser alguma surpresa – provavelmente, o último dessa lista – mas cumpre a sua missão de dar os toques certos para a história narrada por J.J. Abrams, principalmente quando temos ação em cena.

12 comentários em “Melhores de 2009 – Mixagem/Edição de Som

  1. Excelente a lista. Eu costumava juntar as duas categorias também, mas agora divido. “Up” e “Quem Quer Ser um Milionário”, por exemplo, entram na minha de mixagem. Os outros três na de edição.

  2. Ótima lista de indicados e concordamos em relação ao vencedor. Meu voto foi para “Avatar”.

  3. só tiro 2012(que não vi) e coloco bastardos inglorios,o vencedor é o mesmo

  4. Acho que “Avatar” é mesmo impecável nesse aspecto técnico em particular. Gostei dos indicados, mas acho o trabalho de “2012” um tanto óbvio – não há uma maior diferenciação daquilo que já vimos em outros filmes de destruição. “Up”, “Star Trek” e “Slumdog”, por outro lado, apresentam esse aspecto diferencial.

  5. Avatar é perfeito em várias categorias. A plasticidade do filme com suas cores e formas se misturam a esta sonoridade incrível, chega a ser cinematograficamente cinestésico. AMO Avatar! abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: