Melhores de 2009 – Direção de Arte

O mundo de Benjamin Button (Brad Pitt) não poderia ter sido representado de melhor maneira pela direção de arte. Não sei quanto a vocês, mas ela me envolveu e me levou para dentro da história. Cada decoraçao de set é única e a direção de arte cumpre o seu dever de passar a sensação de como todos os ambientes retratados eram verossímeis e detalhistas. O que, para mim, é a principal missão desse segmento. A direção de arte, portanto, é uma das principais engrenagens do ótimo setor técnico de O Curioso Caso de Benjamin Button. Anteriormente: 2006 – Memórias de Uma Gueixa, 2007 – Maria Antonieta e 2008Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (escolha do público: idem).

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE

Depois de A Pedra Filosofal, esse deve ser o filme da série que tem o melhor trabalho de direção de arte. Mesmo que o resultado não seja novidade alguma (afinal, já são seis filmes com basicamente a mesma abordagem artística), existem muitas coisas interessantes na ambientação proporcionada pela direção de arte. Merece – e deve – ser reconhecido na próxima edição do Oscar.

A TROCA

Direções de arte que reconstituem décadas passadas sempre me agradam mais do que outras mais “originais”. Não foi diferente com A Troca, que tem um excepcional trabalho nesse aspecto. Todo o lado “clássico” do filme é representado aqui, em especial pelas decorações em cada cenário do longa-metragem. Clint pode até não ter acertado no tom atrás das câmeras, mas teve êxito na parte técnica.

FOI APENAS UM SONHO

A exemplo de filmes como As Horas (que trata de dramas urbanos), Foi Apenas Um Sonho retrata uma época com total meticulosidade. Todo o requinte contido dos anos 50 e a simplicidade das casas “perfeitas” dessa década são representadas por uma ótima direção de arte – que é um dos melhores aspectos desse mediano filme.

INIMIGOS PÚBLICOS

Inimigos Públicos foi tão certinho que pouco deu para perceber o ótimo trabalho técnico do filme. Principalmente a excelente direção de arte, que segue o estilo de outros indicados dessa lista, retratando com precisão uma determinada época. Se o filme em si não cativa muito, ao menos esse aspecto tem que receber certa valorização.

_

Escolha do público:

1. O Curioso Caso de Benjamin Button (45%, 15 votos)

2. A Troca (18%, 6 votos)

3. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (15%, 5 votos)

4. Foi Apenas Um Sonho (15%, 5 votos)

5. Inimigos Públicos (6%, 2 votos)

8 comentários em “Melhores de 2009 – Direção de Arte

  1. concordo com o vencedor e tiro foi apenas um sonho e boto avatar

  2. Eu assisti apenas Benjamin Button e só posso dizer que a direção de arte é sensacional.

    Até mais

  3. Button seria minha segunda opção. Minha direção de arte favorita aqui é a de Harry Potter e O Enigma do Príncipe, que trazo melhor trabalho técnico da franquia do jovem bruxo. Direção de Arte é sempre um show à parte na franquia e neste último não foi diferente.

    Abração!

  4. Tivemos o mesmo vencedor aqui, a direção de arte de “Benjamin Button” é um verdadeiro espetáculo, linda, marcante e cheia de minimalismos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: