Melhores de 2009 – Elenco

Pode até parecer clichê chamar de excepcional o elenco de Dúvida. Mas a verdade é que, além de atores extraordinários, todos eles estão em ótimos momentos. Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams e  Viola Davis estão em plena sintonia. Ninguém ofusca ninguém. Todos possuem momentos de brilhantismo, cenas respeitáveis ou momentos significativos. Coroamento irrempreensível para um grupo de atores que não foi reconhecido como deveria na temporada de premiações. Fazia tempo que um filme não apresentava um trabalho de atores tão magnético. E alguém me explica como eles perderam o prêmio de melhor elenco no SAG?! Anteriormente: 2006 – Pequena Miss Sunshine, 2007 – Bobby, e 2008Vicky Cristina Barcelona (escolha dos leitores: Queime Depois de Ler).

O CASAMENTO DE RACHEL

Temos outro conjunto de atores que também apresentou um entrosamento respeitável no ano de 2009. Em O Casamento de Rachel encontramos a voracidade dos sentimentos familiares estampados nas atuações de cada um dos atores. É uma pena que somente a ótima Anne Hathaway tenha sido lembrada, uma vez temos outros nomes que se destacam na produção, como a inspirada Rosemarie DeWitt (talvez, a melhor) e o ótimo Bill Irwin.

MILK – A VOZ DA IGUALDADE

Milk – A Voz da Igualdade segue o mesmo estilo de elenco dos dois filmes já citados nessa categoria. É um conjunto cheio de ótimos atores – mesmo que Sean Penn seja, claramente, a grande estrela. Vale ressaltar nomes como Emile Hirsch e Josh Brolin, os coadjuvantes mais interessantes da história em termos de atuação. O filme não é lá essas coisas e foi superestimado. Porém, é o elenco que dá para o longa de Gus Van Sant um saldo positivo.

BASTARDOS INGLÓRIOS

O único grande desempenho de Bastardos Inglórios vem de Christoph Waltz, mas não dá pra negar que o conjuto de atores do filme de Tarantino é excelente. Seguem ótimas atuações de Mélanie Laurent, Daniel Brühl e Diane Krueger, todos excelentes. O único porém do excelente elenco é Brad Pitt, que está caricato em excesso. São os atores que conseguem, de certa forma, salvar parcialmente o filme de Tarantino quando o roteiro resolve ficar monótono.

O LEITOR

Criticado por ter roubado a vaga de Batman – O Cavaleiro das Trevas na categoria principal do Oscar, O Leitor não foi apreciado como merecia. Só teve reconhecimento para Kate Winslet, que está em grande desempenho. Mas, não é só ela que tem ótimos momentos. O jovem David Kross surge intenso, Ralph Fiennes preciso nas dúvidas de seu personagem e até Lena Olin e Bruno Ganz, em pequenas aparições, estão excelentes.

_

Escolha do público:

1. Dúvida (47%, 25 votos)

2. Bastardos Inglórios (34%, 18 votos)

3. O Leitor (9%, 5 votos)

4. O Casamento de Rachel (8%, 4 votos)

5. Milk – A Voz da Igualdade (2%, 1 voto)

11 comentários em “Melhores de 2009 – Elenco

  1. Nando, o maior destaque de “Bastardos Inglórios”, pra mim, é a direção do Tarantino, mas aprecio muito o elenco também. E acho que todo mundo deveria rever “Dúvida”, já que é um filme que melhora com o tempo…

    Luis, independente do número de atores, acho que “Dúvida” tem um elenco mais coeso. Em “Bastardos Inglórios”, por exemplo, existem abismos de diferenças entre alguns atores. Christoph Waltz transbordando perfeição e Brad Pitt um verdadeiro abobado de tanta caricatura, por exemplo. Mas Pitt é o único que não está bem no elenco.

    Jeff, “Frost/Nixon” quase entrou na minha lista!

    Marcelo, todos em “Dúvida” estão ÓTIMOS!

    Luís, desdenharam demais a Amy Adams no filme. Eu achei que ela estava muito bem!

    Reinaldo, eu não concordo que todos os personagens de “Bastardos Inglórios” sejam caricatos. Se são, os atores souberam esconder muito bem isso – menos Pitt.

    Wally, ainda preciso conferir “Sinédoque, Nova York”

    O Embasbacado, tenho sérios problemas com o elenco de “Foi Apenas Um Sonho”. Kate está perfeita. DiCaprio está até bem, mas destoa em diversas vezes. Shannon está na medida, mas tem muito pouco a fazer com seu mísero espaço em cena. E quanto a Kathy Bates, pra mim, ela não fez nada ali. Baita decepção a aparição dela.

    Mayara, pensei em fazer isso… Mas o elenco de “O Leitor” me emocionou mais, o que sempre tem maior peso pra mim.

    Alexandre, eu acho “Dúvida” muito mais do que “bom”, acho excepcional!

  2. Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman elevam qualquer elenco. Mas Dúvida é apenas um bom filme. Bastardos Inglórios, ao contrário, é um dos três melhores filmes do Tarantino e o elenco é um dos responsáveis pela façanha.

  3. Não acho que Brad Pitt esteja exagerado em Bastardos inglórios. Gostei muito de sua caricatura. Se vc reparar, todos os personagens são caricatos nesse filme! Mas meu voto vai, e não poderia ser diferente, para dúvida. Excepcional!

  4. Concordo absolutamente com você a respeito de que Dúvida possui o melhor elenco. A única que acho que está aquém dos outros é Viola Davis, cuja personagem é grande demais para que a intérprete a construa brilhantemente. Meryl Streep, Amy Adams e Philip Seymour Hoffman realmente deram um show em cena. Gosto principalmente do momento em que o padre e a freira discutem na sala dele e quando Irmã James grita que gosta de Frost, the snowman.

    A respeito de O Casamento de Rachel, eu realmente não gostei muito desse filme, bem como não gostei das interpretações de Sean Penn e Ralph Fiennes, respectivamente em Milk e O Leitor. Como ainda não vi Bastardos Inglórios, não posso dar a minha opinião.

  5. Meu voto tambem vai para Duvida! Amy, Seymour, Meryl, todos estão formidaveis, competentes e astutos. Concordo, e nao gostei do elenco de Casamento de Rachel, o achei inapropriado, coisa minha rs.

    Abraços, depois passa no meu blog, tem uma proposta lá.

    Abraços.

  6. Com exceção de O Leitor – não gosto de quase nada nesse filme, nem da Kate gosto muito -, foram os meus votos para o Blog de Ouro. Coloquei Frost/Nixon, que mesmo com Langella e Sheen, tem um elenco que se destaque.

    Mas Dúvida é imbatível, boa escolha.

    []s!

  7. Acho que o elenco de Dúvida realmente surpreende, mas acho que – por ter poucos atores – fica mais fácil o trabalho. Já Bastardos, e casting é grande e todos estão dentro do filme em todos os momentos, e isso me encantou.

  8. Não acho que “O Leitor” mereça estar concorrendo aqui; discordo que os breves coadjuvantes tenham brilho ali; é só o casal e ponto.
    Apesar de “Bastardos Inglórios” ter um elenco absurdamente afinado, e quase todos estarem em momentos ímpares (você discorda, eu sei), também não consigo enxergar o filme como um ‘filme de elenco’. Há nele algo tão completo, tão íntegro, que reluto em destacar partes isoladas.
    Mais uma vez o voto vai pra “Dúvida”, e por minhas votações, estou percebendo que gosto do filme mais do que pensava. Precisando de uma revisão urgente!

Deixe um comentário

