Melhores de 2009 – Montagem

Depois da direção de Danny Boyle, talvez a montagem seja o aspecto mais admirável de Quem Quer Ser Um Milionário?. São esses dois setores que tornam a história do protagonista tão dinâmica na parte técnica. De todos os filmes de 2009, nenhum apresentou uma montagem tão ágil como essa. Ela é fundamental não só para os flashbacks que são intercalados com precisão para explicar a atual situação de Jamal (Dev Patel), mas também para mostrar de forma muito interessante o difícil cotidiano da Índia – tanto no passado quanto no presente. Em anos anteriores: 2007 – O Ultimato Bourne e 2008Onde os Fracos Não Têm Vez.

GUERRA AO TERROR

Filmes de guerra, na maioria das vezes, são favorecidos no setor de montagem. Pra falar bem a verdade, nem sei se Guerra ao Terror é brilhante nesse aspecto. Mas, assim como todos os outros filmes desse gênero, foi uma produção que me conquistou nesse setor.

FROST/NIXON

Toda a agilidade dos tensos debates entre David Frost (Michael Shannon) e Richard Nixon (Frank Langella) são frutos de uma edição muito dinâmica. Cada plano comandado por Ron Howard e cada enquadramento de câmera foram unidos perfeitamente pela montagem – que surpreendeu para um filme desse estilo.

AVATAR

Falar bem de qualquer aspecto técnico de Avatar é cair no lugar comum. Não é diferente com a montagem – que, talvez seja a parte técnica mais subestimada do filme. Enquanto todos prestam a atenção nos efeitos, quase ninguém se lembra que a edição é outro fator fundamental e bem orquestrado do filme de Cameron.

DISTRITO 9

Filme de maiores méritos técnicos do que qualquer outra coisa, Distrito 9 acertou em cheio na hora da montagem. Bem utilizada nos momentos de ação e também na hora de retratar o bizarro mundo criado em cena, esse artifício foi o que trouxe um aspecto, digamos, mais “realista” para a produção.

_

Escolha do público:

1. Quem Quer Ser Um Milionário? (38%, 16 votos)

2. Avatar (31%, 13 votos)

3. Frost/Nixon (14%, 6 votos)

4. Distrito 9 (10%, 4 votos)

5. Guerra ao Terror (7%, 3 votos)

7 comentários em “Melhores de 2009 – Montagem

  1. Luis Galvão, para mim, o vencedor é claro. Agora, fazer um ranking com os outros quatro é extremamente difícil!

    Vinícius, é exatamente por isso que dei o “prêmio” para “Quem Quer Ser Um Milionário?”.

    Rafael, ano bem interessante para essa categoria, né?!

    Nando, que bom que gostou da foto hahaha

    Reinaldo, a montagem é um dos melhores pontos do filme de Danny Boyle.

    Mayara, exatamente =)

  2. Concordo que a montagem de Quem quer ser um milionário seja digna de nota (para ser franco, apenas a montagem e a trilha sonora o são). Mas meu voto vai para Distrito 9. Um trabalho dos mais vigorosos dos últimos anos. Aposta na mesma linguagem “suja” e “acelerada” de quem quer ser um milionário. Mas é mais coeso e conta com uma narrativa mais inventiva.

  3. Tá, meu voto é do Frost/Nixon, mas tô passando pra agradecer a foto no cabeçalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Adorei todos os indicados, inclusive o vencedor. A montagem de “Slumdog Millionaire” é um dos aspectos que fazem o filme funcionar…

  5. Acho que a montagem de “Slumdog Millionaire” é um dos melhores aspectos do filme por dar um ritmo mais movimentado à trama, nunca nos cansando. Gosto demais dos outros indicados, em especial “Guerra ao Terror” e “Distrito 9”.

  6. Caraca, acho que essa é a categoria mais concorrida de toda a premiação. Todos daí tem um aspecto que os destaca dos demais e é difícil escolher apenas um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: