Melhores de 2009 – Atriz

Em 2009, Kate Winslet pode não ter apresentado os melhores personagens, mas certamente arrebentou nos dois filmes que participou. A atriz é o que existe de melhor no mediano Foi Apenas Um Sonho. Se, às vezes, as dicussões dos protagonistas soam irritantes e Leonardo DiCaprio sai fora de tom, é Kate quem vem para salvar o dia. Oscilando entre explosões sentimentais e expressões contidas, a inglesa tem aqui uma interpretação genial, digna do maior número de elogios possíveis. É por ela que o filme de Sam Mendes vale a pena. Kate Winslet recebe sua terceira indicação aqui no blog e essa é a sua segunda vitória (venceu ainda esse ano como coadjuvante por outro ótima performance em O Leitor). Anteriormente: 2006 – Felicity Huffman (Transamérica), 2007 – Marion Cotillard (Piaf – Um Hino ao Amor) e 2008 – Meryl Streep (Mamma Mia!, escolha dos leitores: idem).

MERYL STREEP (Julie & Julia)

Mais uma vez a atual musa do cinema entrega uma excelente performance em uma comédia. É prazeroso ver Streep alternando entre papéis densos, como o de Dúvida, e outros tão desconstraídos como esse de Julie & Julia. Streep apresenta um notável trabalho vocal e corporal (muito alta, desengonçada e ofegante), além de ter um timing cômico na medida para a personagem. Confesso que está longe de ser um dos grandes papéis contemporâneos da atriz, mas não dá pra ficar indiferente com uma aparição tão fora do habitual e radiante como essa.

MELISSA LEO (Rio Congelado)

O sofrimento está estampado no rosto de Melissa Leo em Rio Congelado. Logo na primeira cena já notamos o quão sofrida é a personagem. Na medida em que o filme se desenvolve, confirmamos isso – a jornada dela é de pura luta, com muitos dramas e dificuldades. Leo soube administrar a abordagem com uma habilidade absurda. Ela é mais um exemplo de que o cinema independente ainda tem muitos talentos que não são conhecidos. A atriz foi uma das privilegiadas que obteve merecido reconhecimento.

KRISTIN SCOTT THOMAS (Há Tanto Tempo Que Te Amo)

É aquele tipo de atuação que não é muito valorizada. Kristin Scott Thomas está contida em Há Tanto Tempo Que Te Amo. A atriz se comunica com o espectador através de expressões sucintas, o que leva muita gente a acreditar que não está diante de uma ótima interpretação. Pura heresia, já que é exatamente aí que está o brilhantismo da atriz. Thomas segura com perfeição as rédeas da difícil personagem, trazendo, assim, um desempenho muito digno de reconhecimento.

MERYL STREEP (Dúvida)

Acusada de cometer exageros e de estar descontrolada, Streep foi muito questionada por sua atuação em Dúvida. Mas também muito elogiada. Não sou daquele grupo que acha que aqui ela está em um momento excepcional, mas, com certeza, está suficientemente ótima para figurar entre as melhores do ano. O maior mérito da atriz é fazer com que o espectador reconheça a sua ótima interpretação mesmo que ela esteja sob a pele de uma personagem antipática e que causa repulsa. Com duas indicações esse ano, Streep se torna a recordista do prêmio do blog, com seis indicações e duas vitórias.

_

Escolha do público:

1. Kate Winslet, Foi Apenas Um Sonho (60%, 24 votos)

2. Meryl Streep, Julie & Julia (15%, 6 votos)

3. Meryl Streep, Dúvida (15%, 6 votos)

4. Kristin Scott Thomas, Há Tanto Tempo Que Te Amo (8%, 3 votos)

5. Melissa Leo, Rio Congelado (3%, 1 voto)

16 comentários em “Melhores de 2009 – Atriz

  1. Acho que a Kate Winslet é o melhor aspecto de “Foi Apenas um Sonho”, sua atuação é muito marcante e merece esse reconhecimento. Também indicaria Streep duplamente, ela está muito bem nos dois filmes.

  2. Kate Winslet é mesmo o que há de melhor em Foi Apenas um Sonho, mas acredito que Leonardo DiCaprio esteja igualmente bem em cena – os dois compuseram excelentes performances. Na minha opinião, Kate deveria ter sido indicada ao Oscar por essa personagem, já que considero Hanna uma personagem coadjuvante.

    A respeito de Melissa Leo, gostei muito mesmo da interpretação densa da atriz. Já a achava talentosa antes, mas cabia a ela apenas personagens menores, situação que espero que mude a partir dessa indicação. Sobre Meryl Streep… achei-a perfeita como a freira tempestuosa e mesmo que muitos digam que ela exagerou na atuação, eu simplesmente gostei.

    =)

  3. As performances femininas que você elegeu em sua premiação, deviam ser as mesmas eleitas da Academia. Apesar de eu amar a Penélope Cruz.

  4. Adorei os indicados e principalmente o vencedor. Winslet está ótima em “Foi Apenas Um Sonho” e creio que foi ela quem salvou o filme do fracasso.

  5. Boa essa lembrança da Mellisa Leo. Rio Congelado não é lá aquela maravilha, mas ela arrebentou.

    E eu curto muito o trabalho da Winslet, principalmente em O Leitor e Almas Gêmeas.

    Abraço.

  6. Ótima seleção, Matheus.
    Apesar de as outras 3 estarem devastadoras em seus respectivos papeis, ninguém tira o reinado de Kate Winslet em 2009, arrebentando em duas atuações viscerais e inesquecíveis. É até pecado não votar nela.
    Menção para Anne Hathaway (O Casamento de Rachel) e Charlotte Gainsbourg (Anticristo).

    Fiz um blog recentemente. Ainda está engatinhando… se quiser dar uma passada por lá, o endereço é http://www.pospremiere.blogspot.com/

    abraço!
    sucesso!

  7. O talento de Winslet é indiscutível mesmo. E é como você disse, não foram os melhores papéis da vida dela, mas sem dúvida ela está madura o suficiente para transformar um personagem raso numa análise profunda. Adorei vê Kristin Scott no ótimo e belo ‘Há tanto tempo…’

  8. Não gosto da atuação da Kate Winslet em “Foi Apenas um Sonho”. Acho exagerada DEMAIS!!! Por isso, meu voto foi para Meryl Streep, em “Dúvida”. E votaria na Streep também por “Julie & Julia”.

  9. Acabo de fazer uma pequena alteração na minha lista das cinco melhores atrizes do ano que, antes tinha Winslet (O Leitor), Winslet (Foi Apenas Um Sonho), Jolie (A Troca), Hathaway (O Casamento de Rachel) e Streep (Dúvida). Ao ver Julie & Julia não posso deixar de reconhecer a ÓTIMA Julia Child de Meryl que, realmente, pode não ser a mais marcante personagem de sua carreira, mas ao contrário do que alguns dizem, eu achei que merece sim não só uma indicação, mas também um Oscar. É, sem dúvida, uma atuação bem mais expressiva e merecedora do que a de Bullock, que apesar de eu gostar, acho que até já foi melhor em outros filmes do que foi nesse Um Sonho Possível, papel pelo qual deverá receber sua primeira indicação pela Academia. Mas minha lista de atuações femininas favoritas entre os filmes lançados no Brasil em 2009 fica então assim: Winslet, Winslet, Jolie, Streep (Julie & Julia) e Hathaway.

  10. Grande seleção, mas como deve imaginar, sou contra a dupla indicação de Meryl Streep. Não por Dúvida (que para mim foi A atuação de 2009), mas por Julie e Julia. Nada tenho contra Melissa Leo, mas sem dúvida alguma prefiro o desempenho de Charlotte Gainsbourg ou mesmo Anne Hattaway para as duas vagas que me opus.

  11. Tommy, considerei a Kate coadjuvante por “O Leitor”. Mas, independente disso, prefiro ela em “Foi Apenas Um Sonho”.

    Vinícius, ela é a única coisa extraordinária naquele mediano filme…

    Luís, a Melissa Leo é tão subestimada por “Rio Congelado”. Ela está em um grande momento nesse filme!

    Nando, de Kate e de Meryl, as duas melhores do cinema \o/

    Brenno, a Penélope Cruz é uma das grandes revelações dos últimos anos, mas faltou algo na interpretação dela em “Abraços Partidos”…

    Rafael, se não fosse ela, eu teria detestado esse filme.

    Bruno, a Leo merece reconhecimento!

    Reinaldo, não poderia mesmo =D

    Elton, quase coloquei a Charlotte na lista. No entanto, tenho sérios problemas com a personagem dela…

    Luis Galvão, a Kristin Scott Thomas é outra atriz que não foi devidamente valorizada por seu desempenho.

    Kamila, muito difícil escolher entre uma das duas atuações da Meryl. São papéis bem distintos e ela se sai muitíssimo bem em ambos!

    Mayara, merece mesmo!

    Vinnie, concordo plenamente contigo. Assisti ontem “Um Sonho Possível” e, pra mim, a Sandra Bullock não faz absolutamente NADA naquele filme. Se não bastasse aquele cabelo bizarro, ela só fez o óbvio ali. Streep, por um outro lado, teve uma transformação fantástica e esbanjou simpatia em “Julie & Julia”.

    Weiner, como você sabe, adorei a Streep em ambos os trabalhos.

  12. “Kate Winslet recebe sua terceira indicação aqui no blog” isso prova que ela tem talento :P

    Não deu tempo de votar em Melissa Leo :/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: