Melhores de 2009 – Filme

Dúvida

“Dúvida é, acima de tudo, cinema obrigatório. Denso, reflexivo e anormalmente bem escrito. Todo o efeito irá pairar como uma nuvem sob sua cabeça por um bom tempo. E não há certeza tão forte quanto a dúvida que o texto te deixa.”

– Wally Soares (Cine Vita)

“É um filme que é caracterizado por um casamento perfeito entre atores e roteiro. O interessante, porém, é que, assim como Ian McEwan, e, ao contrário de Machado de Assis, ele tem plena consciência de que não existe um lado vencedor. A culpa sempre irá existir. A grande pergunta é: quem sabe conviver com ela? Aí, sim, teremos alguém levando vantagem – se é que isso é possível.”

– Kamila Azevedo (Cinéfila Por Natureza)

“A direção discreta é eficiente justamente por depositar no seu elenco os melhores momentos do longa. É tão intenso, que até a minúscula aparição de Viola Davis se torna inesquecível!”

– Gustavo Bezerra (Fina Ironia)

QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?

O LEITOR

STAR TREK

(500) DIAS COM ELA

UP – ALTAS AVENTURAS

AVATAR

A GAROTA IDEAL

FROST/NIXON

RIO CONGELADO

_

Escolha do público:

1. Quem Quer Ser Um Milionário? (13 votos, 25%)

2. Avatar (12 votos, 23%)

3. Dúvida (8 votos, 15%)

4. Frost/Nixon (5 votos, 10%)

5. (500) Dias Com Ela (4 votos, 8%)

6. Up – Altas Aventuras (4 votos, 8%)

7. O Leitor (2 votos, 4%)

8. Star Trek (2 votos, 4%)

9. A Garota Ideal (2 votos, 4%)

10. Rio Congelado (0 votos, 0%)

16 comentários em “Melhores de 2009 – Filme

  1. Kamila, procure assistir “A Garota Ideal”, é muito bom!

    Fluoxetina, o que seriam “reais fundamentos” para você?

    Luis Galvão, acho que você deve saber que não sou fã de “Bastardos Inglórios”…

    Wally, a tua opinião sobre “Dúvida” foi uma das que mais se pareceu com a minha.

    Vinícius, é sim, assista =D

    Pedro, não acho que o final tenha mensagem forçada, já que não vejo as dúvidas da irmã Aloysious como dúvidas em relação à culpabilidade do padre. Vejo como dúvidas em relação a própria fé que ela diz ter.

    Reinaldo, bom saber que “Dúvida” tem apreciadores como eu.

    Nando, “A Partida” quase entrou na lista…

    Luís, acho até “Rio Congelado” um pouco subestimado.

    Vinícius, legal =)

    Nelson, ah, vai, “Quem Quer Ser Um Milionário?” é muito bom =D

    Vinnie, ainda bem que alguém me apoia na exclusão de “Bastardos Inglórios”…

    Fabrício, “O Leitor” é um ótimo filme, na minha opinião.

    Mayara, “Up – Altas Aventuras” também é muito bom!

  2. Òtima lista, apesar de não ter visto ainda “A Garota Ideal”. E, votei em “Up”, mesmo ter adorado a vitória de “Dúvida”. ;)

  3. Boa lista! 5 dos teus ficam entre os meus 10, e entre os outros 5, ainda gosto de mais 2. Destaque para “Quem Quer Ser Um Milionário?” e pela justa ausência de “Bastardos Inglórios”, o que prova que tu tem opinião! =D

  4. Não colocaria QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?, mas a sua lista é justa, em especial com a lembrança de Dúvida, Frost/Nixon e O Leitor, que foram bem subestimados.

  5. Gostei bastante da sua lista, mesmo que não tenha visto três filmes dela. Acho realmente complicado escolher um dentre os que eu vi, porque, por exemplo, dois deles me cativaram MUITO: Rio Congelado e Dúvida. Ótimas obras cinematográficas.
    =)

  6. Há quem ache uma lista dessas diversificada… Se tivesse pelo menos um filme que não fosse de língua inglesa eu poderia até pensar em concordar…
    Bem, provavelmente o que lhe autoriza a ignorar “Bastardos Inglórios” aqui é o mesmo que lhe permite desprezar o ator de “O Lutador” (ser autor do blog, rsrsrsrs).
    Mas como eu estou de bom humor e reconheço que este espaço foi importante para que meu carinho por “Dúvida” crescesse, vou deixar meu voto pra ele. Acho que seria incoerente e muito chato ele não vencer aqui!
    Arbaço.

  7. Voto com o relator! Dúvida é o melhor da lista. Não o melhor exibido nos cinemas em 2009, mas o melhor da lista que, francamente, discordo quanto às inclusões de Avatar e Quem quer se um milionário? . Ironia suprema, os dois filmes que (se Avatar prevalecer no dia 7) serão os últimos vencedores do Oscar de melhor filme.
    ABS

  8. O filme perde um pouco pelo final “glorioso”, de mensagem forçada, o que tira um pouco do humanismo imperfeito do homem. Apesar disso, Dúvida apresenta uma ótima trama sobre um tema sempre atual. Destaque para a cena principal do filme, quando Hoffman, Streep e Adams duelam numa longa e excepcional sequência de interpretação. Ademais, não gosto muito do filme.

    Abs!!!

  9. Adorei a menção a mim! =D

    Da lista, se repetem na minha (provavelmente): “Quem Quer Ser um Milionário?”, “(500) Dias Com Ela”, “Up: Altas Aventuras”, “Avatar”.

    Dos outros, só “Rio Congelado” fica mais distante de figurar na lista, ao passo que os outros 5 devem ficar inclusos em um top 20.

    Dos que devem entrar na minha lista que estão ausentes: “Bastardos Inglórios”, “Sinédoque, Nova York”, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “Deixa Ela Entrar”, “O Lutador” e “Milk”.

  10. Gosto bastante de todos os longas que você selecionou. Sinto falta de ‘Bastardos’, é verdade, mas acho que está bem diversificado, de sci-fi a comédia-romântica, porém fico com Frost/Nixon como meu preferido.

  11. Da sua lista só gostei do avatar e frost/nixon.Achei a lista fraca e sem reais fundamentos.An Educacion e Precious simplismente deixam star trek e A Garota Ideal no lixo.

    mas ando não concordando com muito do que vejo aqui, pensamos muito osposto um ao outro, e isso é o que eu mais gosto ;)

  12. Gostei da sua lista porque ela é bem pessoal. Só não assisti “A Garota Ideal”, mas gosto de todos os outros longas. E acho que você sabe em qual longa votei! “Avatar”, é claro! :-)

Deixe um comentário

