A trilha sonora de… A Origem

Desde que produziu Batman Begins, as trilhas dos filmes de Christopher Nolan seguiram o mesmo estilo. Se nas produções do justiceiro mascarado Hans Zimmer fazia dupla com James Newton Howard, aqui em A Origem ele assume sozinho o cargo de compositor. Não sei foi a ausência de Howard, mas o resultado não foi inspirado. De maneira alguma questiono a habilidade de Zimmer e muito menos desprezo o que ele consegui fazer em A Origem. No entanto, esse álbum parece mais uma reciclagem de outras trilhas dos filmes de Nolan. O mesmo estilo, a mesma sonoridade e o mesmo ritmo. Interessante? Sim. Mas, se for para ouvir repetições, prefiro revisitar  o maravilhoso momento musical de Batman – O Cavaleiro das Trevas. Para fazer o download da trilha de A Origem, clique aqui.

1. Half Remembered Dream

2. We Built Our Own World

3. Dream is Collapsing

4. Radical Notion

5. Old Souls

6. 528491

7. Mombasa

8. One Simple Idea

9. Dream Within a Dream

10. Waiting for a Train

11. Paradox

12. Time

13 comentários em “A trilha sonora de… A Origem

  1. Também achei o resultado morno. Mas na verdade, não é o tipo de trilha que gosto de ficar ouvindo, então isso fez diferença. No filme pode crescer, e aí que importa de fato né?

    []s!

  2. Não sou muito de buscar os CDs com as trilhas sonoras dos filmes, acho que funcionam mais quando você já viu o filme e pode identificar as músicas com determinados momentos, mas realmente, os trabalhos do Nolan têm sido acompanhados por ótimas trilhas sonoras. Espero que com esse não seja diferente.

    • Caro Rafael, veja como são as coisas, e como os gostos podem ser diferentes. Eu tenho uma extensa coleção de trilhas sonoras (mais de 500 cds) e pelo menos a metade é de filmes que não assisti. Já os que assisti, e dos quais possuo as trilhas, não gostei de boa parte deles.
      Além disso, é muito raro eu ouvir uma trilha sonora lembrando (ou para lembrar) do filme. Aprecio trilhas sonoras pela linguagem desse tipo de música, independentemente do gênero ou da narrativa do filme. Curioso, mas é a mais pura verdade.
      Um abraço!!
      Ecio Pedro

  3. Não conheço a trilha do filme ainda, mas o Hans Zimmer não é o meu compositor favorito.

  4. Vou esperar ver o filme para ouvir a trilha separada, mas Zimmer apesar de ter composições muito boas não é um compositor que me faça criar grandes expectativas para suas trilhas.

  5. Pô Tchê, já tá de ouvidos na trilha de Inception? haouiehauis.

    Vi esse “ultimo filme visto”, com a Sandra Bullock. Achei bem bestinha, mas divertido! :]

    Aproveito pra te recomendar o filme novo do Noah Baumbach (não lembro se é assim que se escreve o sobrenome dele), “Greenberg”. Dos últimos que vi é oq mais gostei!

    Abração!

  6. Jeff, também não é aquele tipo de trilha que vou ficar sempre escutando, mas procurei por curiosidade, já que gosto das trilhas dos filmes do Nolan. Só que, dessa vez, me decepcionei =/

    Rafael, separadamente, eu não gostei muito da trilha de “A Origem”. Vamos ver se ela funciona melhor com o filme.

    Kamila, eu gosto muito mais de outros compositores. Também não sou grande fã do Hans Zimmer.

    Yuri, concordo contigo!

    Ricardo, eu achei “Maluca Paixão” insuportável, uma coisa muito sem noção!

  7. Esse, vou preferir ouvir depois do filme, para ter uma opinião mais concreta. Do Hans Zimmer, minha trilha favorita é de “O Rei Leão”. ;)

  8. Não sou mto ligado na trilhas mas percebi gde semelhança na música de A Origem com A Ilha do Medo tbm com Leonardo Di Caprio!!! Alguém sabe se há ligação entre as músicas!?

  9. Hans Zimmer é muito bom para compor trilhas que exaltem heroísmo e ao mesmo tempo um dramático melancólico, com a utilização de coro, como fez em “O Rei Leão” e “Gladiador”.

  10. Tenho que discordar. Pra mim, Hans Zimmer é melhor que Beethoven, mesmo sabendo o quão blásfemo posso soar. E é bem verdade que muitos amantes de música clássica diriam o mesmo se julgassem qualidade e não complexidade técnica ou fama. A trilha sonora de A Origem não é paracida com a de batman, apesar de , obviamente, conter algumas semelhanças. Semelhanças estas, insuficientes para torná-la uma repetição da anterior. Muita genta não sabe reconhecer o talento de zimmer, devido ao fato de suas composições serem simples e emocionais, enquanto que muitos outros compositores de sucesso preferem fazer músicas sem coesão alguma apenas para mostrar até onde vai sua técnica e sua criatividade. Nunca havia ouvido uma trilha sonora de nenhuma natureza que não tivesse ao menos uma faixa ruim, ou que tivesse camadas e sub-sinfonias tão intrincadas.
    Ao meu ver, A Origem tem a melhor trilha sonora de todos os tempos. Sem excessos de melodias e levadas. Mesmo assim, consegue transitar de leveza e amabilidade melancólica de “Time”, até a tensão crescente e asfixiante de “Dream is Collapsing”. O filme é excelente e a trilha sonora é um dos elementos mais importantes na contrução de tamanha qualidade.

  11. o q eu curtir nessa trilha, foi os dedilhados de guitarra em certos momentos, aquela parte q eles estão discutindo sobre o “chute” e a cena do avião em que eles vão dopar o Fisher pra entrar no sonho dele, rola a uma trilha sonora com dedilhados de guitarra e violino q simplesmente me deixam arrepiados quando escuto, é bem simples mais ficou muuuito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: