Melhores de 2010 – Efeitos Especiais

Nunca fui muito fã de filmes com cenários computadorizados e com clima cibernético. Tanto que detesto Speed Racer, que tem uma concepção visual, ao meu ver, desinteressante. Tron – O Legado, por um outro lado, conseguiu me deixar impressionado. Não sei se é porque assisti o longa em 3D (e, das produções que vi nesse formato, essa foi a que melhor utilizou esse recurso), mas entrei por completo na proposta visual do filme de Joseph Kosinski. As cenas de ação conseguem ser executadas com qualidade por causa dos efeitos impecáveis e o cenário ganha uma dimensão detalhada também em função desse aspecto. Tron – O Legado é um blockbuster que possui as falhas habituais desse tipo de filme, principalmente no que se refere ao enredo raso. Contudo, o visual sombrio iluminado por neons e todo o mundo representado no filme são maravilhosamente bem construídos por um excelente uso de efeitos especiais.

SCOTT PILGRIM CONTRA O MUNDO

Os efeitos especiais de Scott Pilgrim Contra o Mundo não são necessariamente utilizados para impressionar, mas sim para construir visualmente as tantas referências nerds do filme. Se a insistente vontade do filme em querer mostrar que é super cool quando resolve materializar referências estéticas e visuais de videogames chega a irritar, pelo menos o acertado uso de efeitos compensa as pretensões de Scott Pilgrim. Eles trazem um bom ritmo para as tomadas onde são utilizados, construindo a grande diversão que, pelo menos pra mim, ficou faltando no roteiro falho.

A ORIGEM

Os efeitos especiais do longa de Christopher Nolan possuem uma carcaterística que é bem interessante. Eles querem estar próximos da realidade. O que acontece em A Origem é ficção, claro. Mas os efeitos recebem a missão de transportar aquela história para o mais próximo da realidade. Ou seja, cada tomada – seja ela de ação ou meramente expositiva visualmente – transmite verossimilhança. Não é um mundo absurdo. Propósito que foi cumprido com precisão pelos ótimos efeitos e, mais importante ainda, pela excelente inserção deles dentro do universo criado por Nolan.

_

Escolha do público:

1. A Origem (33 votos, 70.21%)

2. Tron – O Legado (10 votos, 21.28%)

3. Scott Pilgrim Contra o Mundo (4 votos, 8.51%)

9 comentários em “Melhores de 2010 – Efeitos Especiais

  1. ”A origem”, com certeza, os efeitos visuais ultrapassam todos os limites, Nolan realmente soube usar e abusar dos efeitos, parabéns pra ele, e pela merecida estatueta de ”Melhor efeito visual” que é só mais um dos quatro prêmios que ele faturou na noite do ”Oscar 2011”.

  2. Não vi Tron, mas gosto bastante dos outros dois indicados. Como você disse, o visual estava perfeito para uma grande homenagem aos games clássicos, uma pena o roteiro não ter completado isso. E A Origem, bastava aquela cena da cidade se dobrando que já merecia a indicação. Nolan chuta bundas no uso dos efeitos e sem precisar de exageros, muito pelo contrário.

  3. Lucas, acho que se a minha seleção tivesse cinco indicados nessa categoria eu também indicaria “Harry Potter” e “Alice”!

    Otavio, gosto muito dos efeitos de “A Origem”, mas, como você pode ver pelo meu post, os de “Tron – O Legado” me impressionaram bem mais!

    James, eu ADOREI o visual e parte técnica de “Tron – O Legado”!

    Kahlil, isso mesmo: “Tron – O Legado” é um delírio visual.

    Weiner, eu também! Fiquei feliz de gastar dinheiro pra ver efeitos tão bons – e ainda assisti em 3D!

    Kamila, concordo \o/

  4. Não há como ignorar os efeitos visuais de Tron, são excepcionais. É o caso de elemento brilhante que salva todo o resto (excetuando Daft Punk e Michael Sheen) da completa tragédia. Achei o filme bem fraco, mas fiquei feliz em em gastar dinheiro para conferir efeitos tão bons.
    Abraço!

  5. Não gostei de Tron, nem em termos de visual e efeitos especiais, era muito ‘neom’, fiquei até meio … vesgo, rs

    Scott Pilgrim eu ainda não vi, então fico com “A origem”, que pra mim é exelente em diversos termos, principalmente em efeitos especiais.

  6. Meu voto vai para ”A origem” pois ainda não vi os outros dois candidatos.Alice e Harry Potter 7 completariam meu top 3

Deixe um comentário

