Melhores de 2010 – Edição/Mixagem de Som

Tron – O Legado é aquele tipo de filme para se assistir em uma grande tela de cinema, com óculos 3D, aproveitando toda a tecnologia que uma sala bem equipada pode trazer. Sorte que consegui assistir o filme de Joseph Kosinski nessas condições. Assim, fiquei impressionado com a potência sonora do longa-metragem, bem como pude perceber melhor o bom uso desse setor para a construção técnica da história. Alguns podem dizer que o resultado não passa do básico e que nem a parte técnica de Tron – O Legado consegue minimizar os erros do roteiro. Discordo completamente. Além dos já comentados maravilhosos efeitos especiais, a edição e a mixagem de som cumprem muito bem a sua missão de trazer ainda mais detalhes para o mundo tecnológico concebido por essa produção da Disney. Isso fica evidente não apenas nas cenas de ação, mas durante o filme inteiro. Todo o setor sonoro é acertado – e vale lembrar, também, da surpreendente trilha do Daft Punk, que ajuda a deixar essa impressão.

COMO TREINAR O SEU DRAGÃO

Bons filmes de animação já possuem um ótimo trabalho de edição e mixagem de som. Como Treinar o Seu Dragão não foge à regra. Principalmente por ter vários momentos de aventura, o longa se utiliza bastante do setor sonoro não só para trazer vida aos personagens e aos dragões da trama, mas também para pontuar o dinamismo de cada cena.

LUNAR

Impressiona a quantidade de detalhes que Lunar apresenta no seu trabalho de som. Se já não bastasse a espetacular trilha sonora de Clint Mansell, a edição e a mixagem de som também conseguem ser minuciosos na hora de retratar a solitária vida do astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) na lua. Trabalho que, inclusive, ajuda na hora de estruturar o certo suspense que o longa cria.

TOY STORY 3

O mundo dos brinquedos de Andy não teria a mesma eficiência se não fosse o excelente trabalho de som. Cada personagem possui suas particularidades sonoras, o que contribui para a sempre ótima diversão proporcionada por Toy Story 3. Vale lembrar que, assim como em Como Treinar o Seu Dragão a mixagem e a edição de som também são fundamentais na hora da aventura.

A ORIGEM

Muito mais do que uma ótima ideia bem desenvolvida pelo roteiro, A Origem também é um excelente trabalho técnico. No setor de edição e mixagem de som não foi diferente. Se a construção visual de Christopher Nolan é extremamente satisfatória, a sonora também consegue esse feito. Mais um acerto desse filme que é um dos melhores de 2010.

_

Escolha do público:

1. A Origem (19 votos, 55.88%)

2. Tron – O Legado (9 votos, 26.47%)

3. Toy Story 3 (4 votos, 11.76%)

4. Lunar (1 voto, 2.94%)

5. Como Treinar o Seu Dragão (1 voto, 2.94%)

9 comentários em “Melhores de 2010 – Edição/Mixagem de Som

  1. Lucas, da tua lista só não assisti “Homem de Ferro 2” (aliás, não assisti nem o primeiro), mas todos os outros que você selecionou possuem bons trabalhos nesse segmento…

    Wally, esses dois são os melhores da lista! =D

    Weiner, não considero “Guerra ao Terror” um filme de 2010. Ele já existia no Brasil desde abril de 2009 em DVD, então ele só apareceu na minha lista do ano passado…

    Kamila, você já não assistiu “A Origem” e “Toy Story 3”? =S

    Mayara, assista “Tron” nem que seja pelo lado técnico, já que o roteiro é bem fraquinho…

    Gustavo, acho que só gostei mesmo dos efeitos especiais de “Scott Pilgrim Contra o Mundo”. Tenho sérios problemas com esse filme…

    Alexsandro, como eu disse pro Weiner, “Guerra ao Terror” entrou nas minhas listas do ano passado =D

  2. Não vi Tron, Como Treinar Seu Dragão é meu favorito de sua lista, adorei a lembraça a Lunar, ainda que eu não faria isso rsrs, Toy Story 3 possui mesmo uma boa sonoplastia, bem como quase toda animação da Pixar e A Origem é outro que certamente entrará na minha lista. Só sinto falta de Guerra Ao Terror.

  3. OLha eu senti falta da incrível edição do “Scott Pilgrim Contra o Mundo”!

    Meu voto: A Origem

  4. Não vi um filme de sua seleção, mas meu voto é o mesmo do seu: “Tron – O Legado”.

  5. Não assisti “Como Treinar seu Dragão” nem tampouco “Lunar”, portanto minha escolha natural é “Tron”, um excepcional trabalho sonoro. Também gosto demais de “Inception”, mas não tanto de “Toy Story” nesta categoria.
    Senti MUITO a falta de “Guerra ao Terror”, meu favorito entre todos os demais.

  6. Não vi Lunar nem Tron,então premiaria A Origem e minha lista,em ordem de preferência, seria:

    A Origem
    Como Treinar seu dragão
    Tropa de Elite 2
    Toy Story 3
    Homem de Ferro 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: