Indicados: Framboesa de Ouro + Oscar 2011

Se existe um prêmio que a Sandra Bullock realmente mereceu ano passado foi o Framboesa de Ouro de pior atriz pelo péssimo Maluca Paixão. Só. Ela não deveria nem ter sido indicada a qualquer outra premiação além dessa. Mas por mais que a vitória dela no Framboesa tenha sido justa, o prêmio já não é mais o mesmo. Se antes realmente celebrava os piores do ano, nos últimos anos mostrou-se uma verdadeira brincadeira que fica desvalorizando alguns profissionais gratuitamente. Portanto, assim como o MTV Movie Awards (que, num tempo que me escapa à memória, também foi legal), não tem mais credibilidade alguma comigo.

No entanto, para minha surpresa, eis que hoje me deparo com uma lista impecável vinda do Framboesa de Ouro. Impecável, com todas as letras. Possivelmente, essa deve ter sido a seleção mais justa que já vi na história do prêmio. A lista é liderada por Eclipse, O Último Mestre do Ar e, claro, Sex and the City 2. Para a saga Crepúsculo, as indicações óbvias de pior filme, diretor, roteiro e remake/sequência/prequel. O filme de Shyamalan e o longa das quatro amigas nova-iorquinas também foram indicados nessas respectivas categorias.

Falar mal de Eclipse (que também conseguiu indicações de pior atriz para a sempre péssima Kristen Stewart e pior ator para Robert Pattinson e Taylor Lautner) e de O Último Mestre do ar é cair no lugar-comum. São filmes muito ruins e que, de fato, merecem todas as indicações que receberam. Contudo, o que mais me deixou contente nessa lista foi o justo massacre de Sex and the City 2. O resultado recebeu bombardeio até dos fãs e ver todo o quarteto indicado a pior atriz, além de Liza Minelli por sua participação vergonha alheia como coadjuvante, é mais do que correto.

Além disso, outros filmes fracassados como Gente Grande, Os Vampiros Que Se Mordam, O Caçador de Recompensas e Fúria de Titãs também tiveram menções. Mais um destaque é a categoria de “Pior uso do 3D”. Uma ótima ideia para “celebrar” como a indústria de Hollywood cobra preços abusivos por filmes que nem sabem usar direito essa tecnologia. Ou seja, o Framboesa de Ouro desse ano é um completo acerto. A lista está maravilhosa (só colocaria Avitividade Paranormal 2 para completar a festa) e o prêmio parece que voltou a se dar o respeito. Isso sim é celebrar os verdadeiros piores do ano! Confira aqui a lista dos indicados.

E o prêmio de carreira irregular foi para Sandra Bullock! Ganhou o Framboesa de Ouro num dia e derrotou Meryl Streep e Helen Mirren no outro ao ganhar o Oscar de melhor atriz. Ela tinha o apoio do público e muita bilheteria ao seu favor, mas foi justamente bombardeada por ter vencido um Oscar que não era seu. Não foi só ela que abalou a já decepcionante visão que eu tinha da premiação (e afirmo que também abalou a de muita gente). A festa em si conseguiu o mesmo feito. Ninguém mais se lembra de Guerra ao Terror e a cerimônia não poderia ter sido mais passageira.

Agora fica a pergunta: o que o Oscar vai aprontar esse ano para tentar recuperar a série de escolhas erradas que fez ano passado? Amanhã, o presidente da Academia e a vencedora do último Oscar de atriz coadjuvante, Mo’Nique, vão anunciar a lista de finalistas para a próxima edição do prêmio. Insisto que ainda é muito cedo para afirmar que A Rede Social é o vencedor certo da festa. Não se surpreendam caso o Oscar queira fazer algo diferente da previsível cerimônia do ano passado. Eles não devem cometer o mesmo erro. Inclusive, não devem premiar outra queridinha de comédias românticas cujo prêmio não vai fazer diferença alguma em sua carreira…

O Cinema e Argumento, então, resolve arriscar alguns palpites para a lista que será divulgada amanhã. Já se foi o tempo em que tinha paciência para também apostar em categorias técnicas. Portanto, ficam, abaixo, as minhas apostas apenas para as categorias principais. Tentei fugir um pouco do óbvio (a previsibilidade anda tão grande que chega a ser um pouco suspeita) e arriscar aqui ou ali. E você, como acha que vai ser a próxima edição do Oscar?

MELHOR FILME [acertos: 10/10]

127 HORAS

BRAVURA INDÔMITA

CISNE NEGRO

O DISCURSO DO REI

INVERNO DA ALMA

MINHAS MÃES E MEU PAI

A ORIGEM

A REDE SOCIAL

TOY STORY 3

O VENCEDOR

MELHOR DIRETOR [acertos: 3/5]

DARREN ARONOFSKY / Cisne Negro

DANNY BOYLE / 127 Horas

DAVID FINCHER / A Rede Social

TOM HOOPER / O Discurso do Rei

CHRISTOPHER NOLAN / A Origem

MELHOR ATRIZ [acertos: 3/5]

ANNETTE BENING / Minhas Mães e Meu Pai

JENNIFER LAWRENCE / Inverno da Alma

LESLEY MANVILLE / Another Year

JULIANNE MOORE / Minhas Mães e Meu Pai

NATALIE PORTMAN / Cisne Negro

MELHOR ATOR [acertos: 5/5]

JAMES FRANCO / 127 Horas

JAVIER BARDEM / Biutiful

JEFF BRIDGES / Bravura Indômita

JESSE EISENBERG / A Rede Social

COLIN FIRTH / O Discurso do Rei

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE [acertos: 5/5]

AMY ADAMS / O Vencedor

HAILEY STANFIELD / Bravura Indômita

HELENA BONHAM CARTER / O Discurso do Rei

JACKI WEAVER / Reino Animal

MELISSA LEO / O Vencedor

MELHOR ATOR COADJUVANTE [acertos: 4/5]

CHRISTIAN BALE / O Vencedor

ANDREW GARFIELD / A Rede Social

MARK RUFFALO / Minhas Mães e Meu Pai

JEREMY RENNER / Atração Perigosa

GEOFFREY RUSH / O Discurso do Rei

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL [acertos: 4/5]

ANOTHER YEAR

CISNE NEGRO

O DISCURSO DO REI

MINHAS MÃES E MEU PAI

A ORIGEM

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO [acertos: 4/5]

ATRAÇÃO PERIGOSA

A REDE SOCIAL

BRAVURA INDÔMITA

INVERNO DA ALMA

TOY STORY 3

9 comentários em “Indicados: Framboesa de Ouro + Oscar 2011

  1. Guerra ao Terror ja entrou p/ historia e deve ser o unico filme vencedor de oscar q passa sem parar no telecine action. E aquele roteiro de Avatar impede que ele merece-se o Oscar de filme, talvez o prêmio de direção fosse uma consolação uma tanto mais justa.

  2. Como retwitar seus posts? Ou você(ou o blog) não tem twitter? ¨/

  3. Bom saber que, pelo menos, os piores eles souberam selecionar esse ano. Vamos ver os indicados ao Oscar (que eu já sei de antemão que me frustará, pois o prêmio virou política pura. Esse ano a carta da vez é o David Fincher).

  4. Justas as lembranças do Framboesa de ouro.
    Quanto aos seus palpites para o Oscar, temos muitas concordâncias. Na categoria de melhor filme só discordamos quanto a 127 horas, creio que Atração perigosa rouba essa vaga.
    abs

  5. em minha opiniao eclipse deve ser o grande vencedor do frambosa de ouro. o filme se envolve a um enredo bizarro e decepsiona perante as atuaçoes.
    quanto ao oscar posso relatar cisne negro como forte concorrente ofuscando os outros candidatos alem de a rede social e o discurso do rei, filmes bem recebidos pela critica e liderando as premiaçoes de varios festivais, os quais ainda nao conferi

  6. Framboesa de Ouro deveria ir para a plástica mal feita da Kim Catrall no SATC 2… a dança da Lisa mereceria um cerejinha. :P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: