A magia pode estar chegando ao fim…

… mas as memórias são para a vida inteira!

Não sei se os fãs de Harry Potter já se deram conta, mas, muito em breve, estamos prestes a dar adeus para uma saga memorável. Os detratores não conseguem entender que para nós, fãs, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 será um momento singular. Se a despedida apresentada nos livros de J.K. Rowling não foi o suficiente para deixar aquela triste sensação de despedida, todos podem começar a preparar os lenços e a alma para um encerramento nostálgico. Com o desfecho do livro, tinhamos o consolo que muitos filmes ainda viriam. Agora, com o final da saga cinematográfica, estamos prestes a nos deparar com o adeus definitivo. Não existe mais nada depois.

Resolvi escrever esse texto porque nunca expressei a verdadeira importância que a saga Harry Potter teve na minha vida. Ok, hoje tenho 19 anos de idade e não sou mais aquele garotinho enloquecido pela história e que sabia todos os detalhes de cada livro e filme. No entanto, nem por isso deixo de preservar o mesmo encantamento e entusiasmo toda vez que, por exemplo, assisto a um filme do menino-bruxo. Essencial na minha vida de leitor (lembro que foi o primeiro livro que não era ilustrado que li!), Harry Potter fez parte da minha infância, mexeu com o meu imaginário e me conquistou como nenhuma outra fantasia conseguiu. Nem O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e muito menos a saga Crepúsculo… A história fantástica que sempre fez a minha cabeça foi Harry Potter!

Por isso, devo agradecer sim ao tão criticado Chris Columbus por ter feito filmes tão de acordo com os livros (aquele tom infantil era extremamente necessário, visto o público que compareceria ao cinema para assisti-los) e aos diretores seguintes por terem amadurecido a ideia e linguagem cinematográfica que, hoje, cresceu junto com o seu público. E, claro, os agradecimentos não poderiam faltar a J.K. Rowling que, assim como os diretores dos filmes da saga, tropeçou algumas vezes, mas nunca perdeu a verdadeira essência do enredo. Os personagens eficientes continuavam ali, o mundo mágico também e tudo aquilo que sempre fez dessa história um verdadeiro sucesso…

Não vale a pena ficar comentando filme por filme (até porque todos fazem isso ano após ano), só quero deixar registrada a minha emoção prévia de saber que Harry Potter está chegando ao fim. Muito mais do que sentir falta das impecáveis personificações de atores como Richard Harris, Maggie Smith, Alan Rickman e Imelda Staunton, será triste não ter, nos próximos anos, um filme do jovem bruxo para assistir. Era um ritual que eu nunca abria mão. Portanto, é com extrema emoção que, em julho, estarei na sala de cinema assistindo ao último capítulo da saga. Inevitável não lembrar daquele Matheus deslumbrado que precisou de um assento mais alto para poder enxergar a tela em A Pedra FilosofalHarry Potter vai fazer falta. E essa saudade, meus amigos, nem o bruxo mais poderoso de Hogwarts poderá apagar…

10 comentários em “A magia pode estar chegando ao fim…

  1. Kamila, realmente, a história tem enrolação (e acho que isso fica mais evidente nos filmes), mas nada que diminua meu amor incondicional pela série =)

    Gean, e isso vai ficar ainda mais evidente quando a estreia estiver se aproximando!

    Rafael, exatamente: é uma mistura de tristeza e felicidade!

    Alan, entendo quem não aprecia a série…

    Victor, pelo menos do ponto de vista técnico a saga “Harry Potter” nunca decepcionou, né?

    Stella, em julho, de preferência na primeira sessão possível =)

    Fael, certamente MUITAS lágrimas vão rolar!

    Raul, obrigado!

  2. Pingback: Rosebud é o Trenó! | O blog pra quem sabe que Norman Bates é a mãe, o Bruce Willis está morto no final, Tyler Durden é coisa da sua cabeça e, claro, Rosebud é o trenó!

  3. Vai, vai fazer muita falta… :(
    Estou muito ansioso para que chegue logo junho e ao mesmo tempo não quero que chegue. É aquela coisa: toda série tem seu fim, e Harry Potter acabou no momento certo. Quantas lembranças, quantas sessões de cinema vão ficar na memória. Vai ter muitas lágrimas em HP7.2 das pessoas que cresceram com essa série maravilhosa.

  4. Senti algo parecido ao ler o último livro de Agatha Christie. Adorava os ambientes criados por ela, especialmente quando a protagonista era Miss Marple. São personagens e momentos que tornam-se parte de nós e ficam para sempre.
    Matheus, em julho também estarei numa sala de cinema, esperando a última aventura de HP e seus amigos.

  5. Sou daqueles que não consegue distinguir muito bem um filme do outro, tampouco ordená-los. Mas assisti todos, esperando justamente por esse final. Ainda assim, posso dizer que fará falta. Sempre corretos e de excelente produção!

  6. Não sou fã da saga e quando vou ver o filme sempre me enrolo todo, tanto que até hoje eu “não entendo” muito, sabe? Mas, assim como a Kamila disse, eu também entendo os fãs neste momento “crucial”, rs

    E que venha logo o… The End! rs

    Abs;

  7. Foi como se eu tivesse lendo algo que escrevi. Você colocou tudo o que milhares, centenas de milhares de pessoas estão sentindo. É o fim de uma era quase. Será doloroso não ter mais aquela ansiedade de ver os trailers, de comprar o ingresso antecipado pra não correr o risco de não ter mais, e parecer um muleque de 21 anos, no meio de tantos outros. Quase uma criança.

    Você disse tudo que eu queria dizer.

  8. Eu não sou a maior fã de Harry Potter, mas acho que a série tem suas qualidades. Apesar de achar que a enrolação na hora de contar a história é maior, entendo a apreensão, ansiedade e emoção dos fãs neste momento.

Deixe um comentário

