Vejo Você no Próximo Verão

I am for you.

Direção: Philip Seymour Hoffman

Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan, John Ortiz, Daphne Rubin-Vega, Richard Petrocelli, Thomas McCarthy, Lola Glaudini, Trevor Long, Stephen Mailer

Jack Goes Boating, EUA, 2010, Drama, 91 minutos

Sinopse:  Jack (Philip Seymour Hoffman) é um motorista de limusine e é amigo do seu companheiro de trabalho, Clyde (John Ortiz). Clyde é casado com Lucy (Daphne Rubin-Vega), que é amiga de Connie (Amy Ryan). Clyde apresenta Connie a Jack, e ele encontra nessa relação um motivo para dar uma guinada em sua vida: procurar uma nova profissão, aprender a cozinhar e se esforçar para realizar um desejo de Connie: um passeio de barco no verão. Enquanto a relação entre Jack e Connie vai se tornando cada vez mais sólida, o casamento de Clyde e Lucy está prestes a ruir.

Não costumo ter muitas expectativas com projetos dirigidos por atores, principalmente quando a pessoa em questão está assumindo pela primeira vez a cadeira de diretor. Por sorte, conferi Vejo Você no Próximo Verão somente por causa da história e nem fiquei sabendo que Philip Seymour Hoffman era o responsável pela obra. Com isso, foi ainda maior a minha admiração por esse filme quando, nos créditos finais, constatei que ele era dirigido pelo ator. Dessa maneira, pelo menos para mim, Hoffman é um ator excepcional e, agora, um nome a ser observado como diretor.

O filme mostra o relacionamento de duas pessoas desajustadas, mas que, ao se conhecerem, encontram uma luz no fim do túnel e uma razão para mudar. Vejo Você no Próximo Verão trabalha com muita sensibilidade os problemas emocionais de dois protagonistas que poderiam facilmente cair na caricatura. Ainda bem que isso não acontece! É surpreendente a forma como os personagens de Philip Seymour Hoffman e Amy Ryan são tratados de forma muito humana e nunca se tornam estereotipados. São figuras que o cinema já mostrou várias vezes e que Vejo Você no Próximo Verão faz questão de aproximar da realidade.

Na história, também existe outro casal, interpretado por John Ortiz e Daphne Rubin-Vega. Seus papeis são justamente o oposto dos já citados: pessoas que não possuem problemas em se socializar e que não têm dificuldades em, por exemplo, executar um trabalho ou expressar sentimentos. Só que, enquanto Jack e Connie de Hoffman e Ryan estão em curva ascendente no relacionamento afetivo, Cyde e Lucy estão desmoronando. E, mais uma vez, o roteiro acerta ao nunca apresentar extremos ou deixar batida demais a forma como esses opostos são trabalhados.

Vejo Você no Próximo Verão, além de ter excelentes interpretações de Philip Seymour Hoffman e Amy Ryan (ambos formando mais uma dupla maravilhosa, depois de Ryan Gosling e Michelle Williams em Namorados Para Sempre), é uma obra muito melancólica, principalmente porque a trilha instrumental de Grizzly Bear e a coletânea que traz Cat Power, DeVotchKa, entre outros, faz questão de dar esse tom junto junto com o roteiro e a direção. A neve e o inverno também estão ali para dar ainda mais essa sensação. Mas, como já dito, tudo sem ser piegas.

A primeira exibição de Vejo Você no Próximo Verão aconteceu no festival de Sundance e o filme percorreu timidamente os maiores circuitos. É óbvio que um longa desse estilo (independente, mas sem aquele tom muito alternativo que limita a percepção de muitos) não ganharia amplitude comercial. No entanto, merecia ter maior apreço do público e da crítica que tanto valoriza esse tipo de cinema. Tenho certeza que muitos vão se surpreender com essa obra de Philip Seymour Hoffman. Ele ainda não está 100%, mas, sem dúvida alguma, está num caminho muito promissor como diretor!

FILME: 8.5

6 comentários em “Vejo Você no Próximo Verão

  1. Pingback: Jack Goes Boating (2010) | Next Movie Trailers

  2. Kamila, e é uma obra que corresponde a essas expectativas…

    Cleber, é um excelente filme!

    Stella, o Hoffman provou ser uma grande relevelação!

    Felippe, que pena que você não gostou. Achei ótimo!

  3. Sinceramente não lembro de ter visto um filme tão ruim na minha vida… péssimo!! As pessoas que saíram antes de o filme terminar concordaram comigo ne.. Só não sai antes de terminar também pq havia um do grupo que eu estava que tinha a esperança de melhorar no final… se arrependeu depois
    PÉSSIMO!! HORRÍVEL!!!

  4. Costumo ficar satisfeita com os filmes dirigidos por atores. Nem todos mostram o talento excepcional de Clint Eastwood, mas a maioria mostra algo de valor também atrás das câmeras. Já estou animada para conferir a obra de Philip Seymour Hoffman!

  5. Só li elogios à estreia do Philip Seymour Hoffman como diretor. Quero muito conferir, não só porque confio nele, mas porque o elenco que ele reuniu para esse filme é muito bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: