VIPs e a versatilidade de Wagner Moura

Se me perguntassem qual o melhor ator brasileiro em atividade, certamente diria que é Wagner Moura. Dos grandes talentos revelados nos últimos tempos, ele é o que mais impressiona com seu talento e, acima de tudo, sua versatilidade. Com 35 anos de idade, Moura teve seus primeiros destaques quando trabalhava na TV. No cinema, fez papeis coadjuvantes em longas como A Máquina, Carandiru e Abril Despedaçado, até conseguir maior importância e, finalmente, alcançar o grande público com seu marcante capitão Nascimento de Tropa de Elite. Só que Wagner não dá descanço: está sempre apresentando novas provas de talento.

Em Tropa de Elite 2, ele conseguiu trazer humanidade e amadurecimento para um papel que parecia fadado a ser apenas um eterno símbolo de visceralidade. Agora, ele mostra mais versatilidade em VIPs, onde tem a oportunidade de transitar pelos mais variados tipos de papeis. Na pele de Marcelo, conhecida figura brasileira que aplicou grandes golpes ao fingir identidades, Moura vai de adolescente rebelde até adulto impostor que se passa por figuras públicas. Assim, o trabalho, além de ser físico e gestual, também compreende toda uma gama de abordagens psicológicas.

O ator, claro, consegue carregar essa responsabilidade com muita folga. Inclusive, se não fosse por ele, VIPs estaria condenado ao esquecimento, uma vez que é uma produção sem muita consistência no roteiro. Os fatos narrados parecem todos soltos e sem muita conexão, como se VIPs fosse cheio de blocos onde, a cada nova troca de visual do personagem, uma nova fase se inicia. A narrativa episódica prejudica esse filme que, no final das contas, não deixa muitas lembranças exatamente por não ter foco definido.

Ainda assim, se faltou mais atenção para o emocional e psicológico do protagonista, pelo menos temos Wagner Moura em forma segurando as pontas. É o clássico caso de um ator que consegue ser maior que o filme em questão. Também não é para menos, já que estamos falando de um profissional que agora está alçando voo no exterior filmando Elysium, longa dirigido por Neill Blonkamp com Jodie Foster e Matt Damon no elenco. Não que conseguir trabalhar no exterior seja necessariamente sinônimo de talento… Mas, nesse caso, é.

8 comentários em “VIPs e a versatilidade de Wagner Moura

  1. Chega ser redundante falar do talento dos atores e atrizes brasileiros. Por isso eu não estranhoa ida de Wagner para o cinema americano, pois lá tem muita coisa brava e que não representa a nata cinematográfica do mundo. Sendo assim, poderia ter sido o Selton, Matheus e uma gama de excelentes atores. Deposi dessa notícia, venho aquei e dou os parabéns para o Wagner pela conquista. Arrebenta garoto!

  2. Rafael, ele é o que existe de melhor no filme!

    Stella, do Matheus não sou tão fã, mas reconheço que também é um bom ator…

    Mayara, e vale por ele mesmo.

    Victor, exatamente!

    Kamila, acho que hoje é o inverso… O Selton que tem se “vendido” mais, visto essa desnecessária versão de “A Mulher Invisível” para a TV.

    Lena, obrigado! =)

  3. Gosto muito do Wagner Moura, acredito que seja um grande talento. Porém, eu prefiro Selton Mello, pois seu estilo mais filosófico me impressiona muito. Parabéns pelo site, pois aqui o cinema fica muito mais acessível. Acompanho sempre!

  4. Wagner Moura e Selton Mello são os grandes atores brasileiros da atualidade. O Wagner é um grande camaleônico, isso é verdade, como bem comprova “VIPs”, mas eu admiro o Selton por viver de cinema e teatro, sem depender da TV. O Wagner, depois de algumas novelas da Globo, também tá começando a ir por esse caminho…

  5. É um bom filme, mas como você bem atentou, peca em um roteiro aparentemente mal finalizado, que se contenta apenas em apresentar fragmentos do personagem de Wagner.

  6. Matheus, estou justamente começando a ver VIPs e já deu para perceber a justeza de seus comentários quanto ao roteiro e ao talento de Wagner Moura. Além dele, destaco seu xará, Matheus Nachtergaele, como outro grande ator brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: