Um Novo Despertar

So, one day, this might just be a picture of Walter Black…

Direção: Jodie Foster

Elenco: Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Cherry Jones, Jennifer Lawrence, Riley Thomas Stewart, Zachary Booth, Jeff Corbett, Michael Rivera

The Beaver, EUA, 2011, Drama, 91 minutos

Sinopse: Walter Black (Mel Gibson) é o presidente de uma indústria de brinquedos. Ele sofre de depressão, o que faz com que se torne cada vez mais distante da esposa Meredith (Jodie Foster) e dos filhos Porter (Anton Yelchin) e Henry (Riley Thomas Stewart). Um dia, ao jogar o lixo fora, ele encontra o castor, um bicho de pelúcia no qual é possível colocar o braço. Logo em seguida Walter tenta o suicídio, mas fracassa. A partir de então, já com o castor, ele assume uma nova identidade e passa a se comunicar através do boneco. O castor permite que Walter volte à vida, no trabalho e junto à família, mas aos poucos ele passa a sofrer um conflito de identidades.

Para quem não sabe, a premiada Jodie Foster (Oscar de melhor atriz por Acusados e O Silêncio dos Inocentes) também é diretora. Ela comandou Mentes Que Brilham e Feriados em Família. Mas, desde o lançamento de seu último projeto, em 1995, ela nunca mais havia estado atrás das câmeras. Agora, ela retorna ao posto de diretora com Um Novo Despertar, um longa-metragem que, logo de cara, precisa vencer inúmeras barreiras para conquistar o espectador. Ainda bem que a equipe se saiu vitoriosa nessa jornada…

O primeiro problema é, sem dúvida, a figura de Mel Gibson. Ele, nos últimos anos, só se envolveu em polêmicas – além, claro, de nunca ter sido o melhor dos atores. O segundo é a estranha proposta do filme. Portanto, se já é complicado levar Mel Gibson numa boa, imagina, então, acompanhar o ator com um fantoche de castor na mão. A boa notícia é que Jodie Foster foi certeira em várias decisões. Ao colocar Gibson num personagem muito reflexivo, beneficiou não só o ator, mas também o enredo.

Um Novo Despertar pode incomodar com sua trama maluca, mas, com o passar do filme, até simpatizamos com a situação trabalhada por ele. Dá para rir das situações do protagonista e seu fantoche, assim como também dá para perceber todas as angústias e problemas de cada um dos personagens. Aliás, esse é outro acerto do longa: não deixar que o roteiro seja história de um personagem só. Um Novo Despertar é um filme familiar, que transita muito bem entre todos os personagens.

Portanto, esse novo trabalho de Jodie Foster é melhor do que se poderia esperar. Apesar da curta duração, ainda existem certos aspectos que não chamam tanto a atenção (como a personagem de Jennifer Lawrence ou certos acontecimentos que surgem rápido demais), mas nada que estrague a boa surpresa que é Um Novo Despertar. Cômico e dramático na medida certa, o filme é uma importante segunda chance para Mel Gibson e, também, uma opção que funciona melhor do que aparenta.

FILME: 8.0

5 comentários em “Um Novo Despertar

  1. Mayara, eu vi poucos filmes do Mel Gibson como ator. Mas esse, certamente, foi o desempenho dele que mais me agradou…

    Reinaldo, pena que passou de forma tão tímida nos cinemas. Mas entendo como as pessoas podem se afastar dele…

    Victor, concordo =)

    Kamila, e a dupla Jodie Foster + Mel Gibson se sai muito bem!

  2. Eu tenho tanta curiosidade pra assistir a este filme, porque opiniões que eu respeito na blogosfera, como a sua, sobre esse filme foram ótimas. E eu gosto da Jodie Foster como diretora: acho que ela tem identidade. E, como amiga do Mel Gibson, ela sabe como tirar o melhor dele.

  3. É um drama que a gente quase não acredita que possa ser verdade. Mas como você bem disse, a essência em si é sobre a família. Mel Gibson contou com a ajuda da sua amiga Jodie Foster e não deixou passar a oportunidade de refazer sua carreira. Um bom filme.

  4. Os elogio em torno do Gibson são bons que já até cogitam ser a melhor da carreira dele. Seu texto meu deixou bem mais curiosa… ;)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: