Globo de Ouro 2012: Resultados

Breves comentários sobre a 69ª edição do Globo de Ouro:

Os Descendentes? The Artist (finalmente com distribuidora aqui no Brasil)? A Invenção de Hugo Cabret? Depois que os prêmios se dividiram tanto e que Martin Scorsese levou o prêmio de melhor diretor, fica cada vez mais difícil prever o que está por vir nas próximas premiações. Isso é ruim? Bem pelo contrário. É o suspense que tanto esperamos…

– Ricky Gervais já cansou. Quando era ousado, reclamaram. Quando foi podado, acabou insosso. Os estadounidenses não sabem rir deles próprios. Gervais não consegue mudar isso. Hora de trocar a fita.

– Depois do Critics’ Choice Awards, Woody Allen conquista, de novo, a categoria de melhor roteiro. Seria prematuro considerá-lo como uma barbada para vencer o Oscar depois de tantos anos?

– O caminho de George Clooney nas premiações já parece bem claro com Os Descendentes (ainda deve levar o SAG, uma vez que nunca conquistou o prêmio). Mas será mesmo que a Academia vai premiá-lo uma segunda vez? E ainda como ator? Pelo visto, aquela estatueta de Syriana foi mesmo muito prematura…

– Madonna ganhando canção? Bom, mais um atestado de que ganhar Globo de Ouro de canção é quase um atestado para ficar de fora Oscar (lembrando que Masterpiece já não consta na pré-lista divulgada recententemente). Sem falar que basta ser uma estrela para vencer: Mick Jagger, Prince, Cher, Madonna…

– Meryl Streep silenciou todos aqueles que duvidavam de sua Margaret Thatcher. Pela primeira vez em anos (é sua oitava vitória), seu Globo de Ouro finalmente significa alguma coisa, já que, aqui, ela bateu grandes candidatas e não venceu por falta de concorrência, como em O Diabo Veste Prada e Julie & Julia. A alegria de todos ficou visível e o terceiro Oscar… Bom, cada vez mais perto.

– Christopher Plummer e Octavia Spencer já podem preparar o lugar na estante. Pelo visto, o ano é deles mesmo. Uma pena que a segunda nem merece.

– Para completar, um pedido: votantes do Oscar, coloquem Viola como coadjuvante. Esse é o lugar dela em Histórias Cruzadas. Assim, ela e Meryl, grandes amigas, saem ganhando. Seria épico. Duas felicidades na mesma noite. Ninguém precisa ficar com o coração dividido.

(confira aqui a lista completa de vencedores e mais comentários)

13 comentários em “Globo de Ouro 2012: Resultados

  1. Matheus

    Concordo a 100% com o que você falou.

    Finalmente leio uma opinião que a interpretação de Octavia Spencer não é nada mais do que uma péssima caricatura, até jessica Chastain tá melhor do que ela, mas quem rouba o filme é mesmo Viola Davis que deveria concorrer realmente como coadjuvante…

    E por favor deem o oscar à Meryl Streep, o filme não é essas coisas mas ela está fantástica nele.

    As melhores do ano para mim são Meryl e Tilda Swinton.

  2. Reinaldo, não tinha certeza se a Meryl Streep venceria como melhor atriz, mas também não fui surpreendido. Com essa vitória, ela começa na frente, já que a vitória da Michelle Williams era óbvia pela falta de concorrência – ao contrário da Meryl.

    Gioberlândia, acho que, finalmente, chegou a hora!

    Alex, não vi grande coisa no desempenho da Octavia Spencer. Esse favoritismo todo dela é muito injusto, já que a grande coadjuvante é mesmo a Viola. Inclusive, gosto até mesmo mais da Jessica Chastain do que da Octavia!

    Weiner, na minha opinião, é sim coadjuvante. E, como já disse, é uma pena que ela não esteja concorrendo como tal. Espero que o Oscar corrija essa injustiça para ver Meryl e Viola vencendo juntas no mesmo ano!

  3. Sério que Viola Davis é coadjuvante em “The Help”? Realmente me pegou de surpresa, até então achava que era protagonista. Pronto: ganhei um motivo para amaldiçoar o Oscar acaso Meryl Streep fique novamente sem o prêmio. :D
    E sobre o fato de isso parecer com a velha história da Kate Winslet, vale lembrar que a Academia mexeu os pauzinhos para vê-la vencedora ao lado de Penélope Cruz, naquela edição. Podiam mesmo fazer isso outra vez.
    Abraço, Matheus!

  4. Concordo com o que você fala sobre Viola Davis. Trata-se daquela mesma polêmica de Kate Winslet em “O Leitor”, mas de forma inversa. Mas pera lá! Octavia Spencer faz um trabalho muito bom em “The Help”. Pode não ser o melhor desempenho coadjuvante do ano, mas tem lá seu valor.

  5. Fiquei feliz demais por essa vitória da Meryl, esse ano a concorrência tá acirrada,será que dessa vez se fará justiça a ela neste oscar ? ela já merece a tempos.

  6. Gostei de seus comentários. Compartilho da sua apreensão quanto a um segundo Oscar para Clooney. Mas diante de um ano tão forte dele, seria injusto não ser reconhecido de alguma maneira.

    Não concordo que Rick Gervais tenha cansado. Acho que, obviamente, ele foi mais comedido, mas ainda é um sopro de originalidade nesse mar harmonioso que é a função de host de cerimônias de premiações.

    Confesso que fui surpreendido pela vitória de Meryl Streep e de Scorsese em suas respectivas categorias. Não esperava e continuo desconfiado de suas possibilidades no Oscar. Mas, como vc disse, esse suspense é muito bom.

    Abs

  7. Kamila, então concordamos nos principais pontos dessa edição do Globo de Ouro!

    Bruno, acho que a palhaçada com a Meryl acaba esse ano. Já deu, né? E eu ainda acho que “The Artist” não leva o Oscar, pelas mais diversas razões…

  8. Algumas considerações:

    – Acho que está mais do que na hora de colocar um fim nessa palhaçada da Meryl Streep não ganhar um novo Oscar. Muitos atores já possuem dois Oscars na categoria principal tendo feito bem menos do que Meryl.

    – Octavia Spencer ocupa a função que a Renée Zellweger ocupou em Cold Mountain. A diferença é que Octavia alcança um resultado mais digno, mas ainda sim é a muleta cômica do filme.

    – A academia vai ter coragem de premiar um filme mudo?

    Embora seja raro a academia não respeitar a indicação do distribuidor, acho possível isso acontecer dada as circunstâncias : De um lado Viola numa atuação comovente e arrebatadora. O filme, um dos maiores sucessos americanos do ano. Mas Viola é claramente coadjuvante. Do outro lado, Meryl Streep, lenda viva do cinema, numa atuação aclamada pela crítica como sendo uma das suas melhores. Fica difícil não torcer por ela, pois é uma situação diferente a de 2009, quando Streep novamente concorreu com uma grande atriz, mas que estava notoriamente superior a ela. Oscar de Leading para Meryl. Oscar de Supporting para Viola.

  9. Concordo com seus comentários sobre o Gervais, sobre a Madonna, sobre a Meryl e, especialmente, com a sua observação final sobre a categoria correta para a Viola Davis. :)

  10. Rayra, para mim, Octavia Spencer é apenas uma caricatura em “Histórias Cruzadas”. Engraçada? Sim. Mas, na minha opinião, não vai muito além de apenas um alívio cômico para a história.

    Gustavo, a jogada de colocar Viola Davis como protagonista foi completamente errada. Ela é coadjuvante sim no filme e, com certeza, estaria levando todos os prêmios possíveis caso estivesse na categoria certa. Sem falar que, em coadjuvante, a concorrência é zero.

    Thiago, a distribuidora sugere, mas não determina. Kate Winslet foi indicada a praticamente tudo como coadjuvante por “O Leitor”, mas o Oscar decidiu que ela era protagonista…

  11. Hehehehe. Concordo com tudo, menos com o fato de Spencer não merecer e com o comentário sobre Ricky. Ahhhh – sei que foi piada, haha – mas não são os votantes do Oscar que decidem quem é protagonista/coadjuvante. É a distribuidora do filme que faz isso…

  12. Concordo Matheus!!!
    Viola Davis poderia sim ser coadjuvante em “The Help”!!!
    E ela nem teria concorrência… visto que a Jessica Chastain será mesmo indicada pelo filme errado…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: