Oscar 2012: indicados (comentários)

Pois é, o Oscar surpreendeu. Apesar de uma ou outra decepção, essa deve ser a lista mais diferente dos últimos anos. Repleta de surpresas, coloca A Invenção de Hugo Cabret na frente com 11 indicações, mesmo que o favoritismo ainda se divida entre O Artista e Os Descendentes. Abaixo, breves comentários sobre os indicados:

– Nunca subestime Stephen Daldry. Mesmo quando o cara não consegue indicação para diretor, o filme dele está lá na categoria principal. Não significa nada a indicação de Tão Forte e Tão Perto, só comprova o amor incondicional da Academia pelo britânico.

– Melissa McCarthy em atriz coadjuvante? Essa entra para o hall das indicações mais absurdas e inexplicáveis do Oscar nos últimos anos.

– Não falem mal de Carlinhos Brown! “Real in Rio” é excelente e, pelo jeito, o Brasil terá seu primeiro Oscar. Merecido, por sinal.

– Surpreendente A Árvore da Vida chegando nas categorias principais. Não faz o estilo do Oscar e, se levarmos em consideração outros prêmios, não estaria ali. Pelo menos sinalizou uma mudança de atitude da Academia.

– Steven Spielberg esnobado por As Aventuras de Tintim. Pena. E olha que venceu o PGA, hein…

– Onde os votantes estavam com a cabeça ao deixar Tilda Swinton de fora por Precisamos Falar Sobre o Kevin, hein? Além da atriz ter sido indicada a todos os prêmios da temporada, merecia demais estar ali. E o filme em si também merecia mais reconhecimento.

– Apenas dois indicados em canção? Por que não acabam logo com a categoria? É triste e desrespeitoso ver uma situação dessas. Como questionou Randy Newman ano passado: qual a razão dessa categoria ter menos indicados que as outras? É uma desvalorização escancarada.

A Dama de Ferro indicado em atriz (Meryl quebrando seu próprio recorde de novo!) e maquiagem. Será que teremos uma dobradinha de vitória ao estilo Piaf – Um Hino ao Amor?

– Não coloco minha mão no fogo por O Artista. Olha A Invenção de Hugo Cabret surpreendendo...

– E, por fim, ainda bem que alguém parou o sucesso descontrolado de Histórias Cruzadas. Quatro indicações (sendo três delas para o elenco feminino) já são muito mais do que o suficiente. Muito mais.

_

Os vencedores do Oscar serão conhecidos no dia 26 de fevereiro. Confira no Cultnews a lista completa de indicados.

12 comentários em “Oscar 2012: indicados (comentários)

  1. Mayara, poderia ter entrado “Life’s a Happy Song” ou “Pictures in My Head”! Essa “Man or Muppet” é muito chatinha…

    Mateus, sinceramente, se é para fazer essa palhaçada com a categoria de canção, melhor não tê-la, então! Ou, então, acabar com esse critério maluco.

    Kamila, também fiquei surpreso com as indicações para “A Árvore da Vida”, principalmente porque o filme desperta opiniões bem extremas.

    Filipe, o Max Von Sydow era cotado meses atrás, mas ultimamente parecia morto na disputa. Então, foi uma surpresa mesmo!

    Luís, “Precisamos Falar Sobre o Kevin” fora de atriz foi um absurdo! Aliás, o filme merecia MUITAS indicações.

    Bruno, por mais que a indicação seja comprada, nunca duvide de Stephen Daldry! haha

    Alyson, não entendo como “Os Descendentes” está tendo tanto reconhecimento. Está longe de ser um grande filme.

    Dantast, simplesmente não vejo graça ALGUMA na Melissa. De todas as personagens do filme, é a que menos chama a atenção. E não vejo nada de especial que a atriz tenha feito naquele papel sem graça…

    Reinaldo, obrigado! =)

    Rodrigo, “Cavalo de Guerra” merece melhor filme? Acho que é a primeira vez que ouço isso…

  2. meu deus fiquei muito puto kuando colocaram roney mara no lugar de tilda…
    mais eu torço de corpo e alma para merly strpper..
    a interpretaçao dela vem sendo elagiada a muito tempo…

  3. Sobre o A Cerimonia do Oscar 2012:
    – Acho quem deve ganhar de Melhor Filme é: Cavalo de Guerra
    -acho quem deve ganhar de Melhor Diretor é: – Terrence Malick por A Árvore da Vida
    -acho quem deve ganhar de Melhor Ator é: – George Clooney por Os Descendentes
    -acho quem deve ganhar de melhor Atriz é: – Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
    -acho quem deve ganhar de melhor ator coadjuvante é: – Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
    -acho quem deve ganhar de melhor atriz coadjuvante é: – – Bérénice Bejo por O Artista
    – acho quem deve ganhar de Melhor Filme da Animação é: O Gato de Botas
    – acho quem deve ganhar de melhor filme de língua estrangeira é: – Bullhead
    – acho quem deve ganhar de melhor roteiro original é: — Woody Allen por Meia-Noite em Paris
    – acho quem deve ganhar de melhor roteiro adaptado é: – – Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin por O Homem que Mudou o Jogo
    -acho quem deve ganhar de melhor figurino é: — A Invenção de Hugo Cabret
    -acho quem deve ganhar de melhor maquiagem é: – – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
    -acho quem deve ganhar de melhor Montagem é: – – A Invenção de Hugo Cabret
    -acho quem deve ganhar de melhor efeitos visuais é: — – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
    -acho quem deve ganhar de melhor fotografia é: — A Árvore da Vida
    -acho quem deve ganhar de melhor Edição de som é: – Transformers: O Lado Oculto da Lua
    -acho quem deve ganhar de melhor canção original é: — Rio (pela canção Real in Rio)
    acho quem deve ganhar de melhor Direção de arte é: — – Cavalo de Guerra
    -acho quem deve ganhar de melhor ducuméntário é: — – If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
    -acho quem deve ganhar de melhor Trilha Sonora original é: – As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne
    -acho quem deve ganhar de Melhor Curta-metragem de Animação é: – Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, The
    -acho quem deve ganhar de melhor mixagem de som é: – Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
    RESPONDER
    rodrigo melo disse:
    28/01/2012 às 17:35
    -acho quem deve ganhar de melhor filme curta (sem animação) é: -Raju
    -acho quem deve ganhar de melhor curta ducuméntário é: –Incident in New Baghad

  4. Por que é tão absurdo assim Melissa ser indicada? A composição da personagem dela no tal filme foi incrível. Fiquei tri feliz por reconhecerem um papel totalmente out-Oscar em um filme tão out quanto, haha.

    Acho que a canção de Os Muppets tem mais chance. Mas se Carlinhos vencer, ótimo. Ele é bom mesmo com trilhas. Pena que não foi apontado por Capitães de Areia (kkqueles que sonham!).

    Eu nem acho tãooo surpreendente assim A Árvore da Vida ter tido fôlego de emplacar nas categorias principais. Todo mundo ali AMA Mallick.

    Sobre Steven: é verdade que TinTim não entrou porque não é considerado animação? Não consigo entender como Gato de Botas tá lá e As Aventuras… não. :\ Mas fiquei tri feliz por a trilha ter marcado presença. Trabalho bem minuncioso e cheio de referências cartunistas. Bemmmm mais legal que a de Cavalo de Guerra, diga-se de passagem.

    Também fiquei triste com Tildão de fora. Mas nem comento nada porque não vi ainda Os Homens Que Não Amavam as Mulheres. A Rooney tá mal nele ou menos boa que Tildão?

  5. Por enquanto tu é a pessoa que mais compartilho opiniões sobre o Oscar deste ano. Também não conto com o favoritismo de The Artist enquanto não ver Hugo, além de também achar que “Precisamos falar sobre Kevin” também merecia mais reconhecimento, passando pela atuação da Tilda Swinton até a montagem, melhor do que a de “Os Descendentes”. No mais, de comum acordo.

    Abraço!

  6. Análise perfeita! Ressalto: “Nunca subestime Stephen Daldry”. e “E, por fim, ainda bem que alguém parou o sucesso descontrolado de Histórias Cruzadas.”

  7. A minha grande tristeza é não ver Tilda Swinton na lista. “Precisamos Falar sobre Kevin” é provavelmente um dos filmes de atuação feminina mais interessantes que vi nos últimos anos e, de repente, a atriz é totalmente ignorada! Fiquei chocado. E Melissa também me surpreendeu…

  8. Também achei chato apenas 2 indicações na categoria Melhor Canção

    Outra surpresa foi o Max Von Sydow!!
    E a categoria de direção ta impressionante!!!
    O Artista, Os Descendentes, Hugo e Meia Noite em Paris, vai se resumir nesses 4 o duelo pelo melhor filme!!

    Ultimo mês, é agora que teremos a corrida pelo Oscar!!!

  9. Realmente, foi uma lista surpreendente. As minhas maiores alegrias na lista de hoje foram ver Terrence Malick e “A Árvore da Vida” indicados. O resto, falei tudo que queria falar no post que fiz no blog sobre as indicações de hoje…

  10. Olha, achei decepcionante duas canções indicadas apenas — que critérios eles têm para que apenas essas duas (ou apenas uma, com a outra entrando para montar a disputa), entre tantas canções interessantes, consigam a média de 8,25? Enfim, também gosto de “Real in Rio” (tanto quanto a outra dos MUPPETS), e vou torcer para ela também.

    Achei cruel o que fizeram com Spielberg com relação a TINTIM. A Academia já havia informado que filmes com mais de 15% de mocap não seriam considerados pela categoria (com justiça, já que há uma diferença enorme entre animar um personagem digital e transferir para ele uma atuação real), mas ainda assim deixaram o filme (que é ótimo!) alimentando esperanças nas shortlists. Bom, a verdadeira melhor animação vai ganhar, e com justiça (numa lista péssima, aliás).

    Como não vi quase nenhum dos grandes concorrentes, nem teve como eu me decepcionar com alguma coisa — pelo contrário, gostei das surpresas. Uma pena, no entanto, foi ver alguns dos atores mais talentosos de sua geração de fora da corrida, mais uma vez.

  11. Realmente, ‘Real in Rio’ mereceu a indicação. A animação tem uma trilha sonora deliciosa. Seria muito lindo vê-la vencendo, já que seu concorrente é uma das canções mais fracas dos Muppets. Preferia ‘Life’s a Happy Song’ no lugar dela.

Deixe um comentário

