A trilha sonora de… Tão Forte e Tão Perto

Só existe uma razão para Alexandre Desplat não ter emplacado uma indicação sequer ao Oscar 2012: a enorme quantidade de trilhas que apresentou. Tudo Pelo Poder, Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2A Árvore da Vida são apenas alguns exemplos. Mas, sejamos sinceros, se John Williams conseguiu dupla indicação (o que podemos considerar um exagero), por que não fizeram o mesmo com Desplat? Seria muito mais justo. De todas as trilhas apresentadas pelo francês que eram elegíveis ao Oscar, a melhor, sem dúvida, é a de Tão Forte e Tão Perto, que, facilmente, entra para as melhores já feitas por ele.

Não importa se o longa de Stephen Daldry dividiu opiniões. Independente de ser bom ou não (o que será discutido posteriormente aqui no blog), a trilha de Desplat consegue se destacar. Se dentro do filme ela funciona, fora consegue deixar uma impressão ainda mais positiva. O que temos no álbum de Tão Forte e Tão Perto é um momento raro na carreira do francês: aqui, ele realiza uma trilha quase que inteiramente baseada em piano. Jean-Yves Thibauted (que já trabalhou com o premiado Dario Marianelli) interpreta com perfeição as composições de Desplat, que fazem um magnífico trabalho com o instrumento.

A composição-tema, que abre o álbum, é apenas uma prévia do maravilhoso trabalho que Desplat apresenta ao longo de 18 faixas – onde até mesmo as mais compridas, como The Swings of Central ParkThe Worst DayThe Sixth Borough nunca perdem o ritmo. Inicialmente, a trilha de Tão Forte e Tão Perto estava a cargo do jovem Nico Muhly, que já havia feito parceria com o diretor Stephen Daldry em O Leitor. Muhly, no entanto, abandonou o projeto (chegou a deixar um trabalho inacabado), abrindo espaço de última hora para Desplat. Não sei se ele estava fazendo um trabalho decepcionante, mas, ao ouvir o álbum de Tão Forte e Tão Perto, dá para ficar feliz com a saída de Muhly, uma vez que Desplat conseguiu um resultado digno de aplausos.

1. Extremely Loud & Incredibly Close

2. The Sixth Borough

3. Piano Lesson With Grandma

4. The Very Best Plan

5. The Worst Day

6. Mother and Son

7. Visiting the Blacks

8. The Phone Call

9. Oskar’s Monologue

10. Oxymorons

11. The Renter’s Story

12. The Key

13. Nothing Fits

14. Listening to the Messages

15. The Renter Leaves

16. William Black’s Story

17. Reconciliation

18. The Swings of Central Park

4 comentários em “A trilha sonora de… Tão Forte e Tão Perto

  1. Cleber, acho que o Desplat tem trabalhos simplesmente marcantes. As composições de “O Curioso Caso de Benjamin Button”, por exemplo, permanecem intactas para mim até hoje…

    Kamila, e a trilha é maravilhosa! Vale a pena procurar.

  2. O Desplat é um compositor muito fértil, né? Sempre entrega trabalho de boa qualidade. Se eu já queria assistir “Tão Longe, Tão Perto” antes, imagina agora, depois de saber que o Alexandre é responsável pela trilha sonora…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: