Melhores de 2011 – Canção Original

Sabe como é possível medir a qualidade das músicas de Os Muppets? Coloque todas na versão dublada que, mesmo assim, continuarão divertidas, contagiantes e espirituosas. As originais, claro, são mil vezes melhores, mas nem a dublagem, que normalmente mutila a verossimilhança das músicas, consegue estragar o resultado, principalmente se formos levar em consideração aquela que é a melhor do filme: Life’s a Happy Song. Lembrando muito o clima de Encantanda (não só por ter Amy Adams no elenco) e o sentimento de nostalgia de Hairspray – Em Busca da Fama, a canção é utilizada em dois momentos do filme – não por coincidência na abertura e no desfecho para receber destaque. Life’s a Happy Song, cuja letra transborda inocência (em um sentido muito positivo), contagia e  consegue manter o ritmo mesmo com um diálogo no meio. Essa é a canção que deveria ter sido indicada ao Oscar 2012, e não Man or Muppet, que, é, disparada, uma das mais desinteressantes do filme.

“Pictures in My Head” (Os Muppets)

Mais uma música de Os Muppets que merecia muito mais ser indicada ao Oscar do que a fraca Man or Muppet. Ilustrando uma sequência de cortar o coração do filme, Pictures in My Head tem uma melancolia que combina perfeitamente com a mensagem que sua cena quer passar: a de que certos momentos não voltam, mesmo que permaneçam tão presentes e vivos em nossas mentes.

“You Haven’t Seen the Last of Me” (Burlesque)

Cafona e tudo mais. Agora, coloque essa música naquele momento dor de cotovelo para ver se não vai surtir efeito… Não existe, em 2011, canção que seja tão guilty pleasure como You Haven’t Seen the Last of Me. Vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Grammy, a música, assim como várias outras, está avulsa em Burlesque. Só que tem um clima musical de choradeira dos anos 90 que é difícil resistir.

“Telling the World” (Rio)

Tenho esse fraco por canções de créditos finais. Telling the World passou despercebida pelos comentários sobre a trilha de Rio, mas é, sem dúvida, uma das melhores do filme de Carlos Saldanha. Na voz do britânico Taio Cruz, Telling the World encerra com a devida empolgação esse subestimado filme que merecia maior destaque na temporada de premiações.

“If I Rise” (127 Horas)

A.R. Rahman, apesar de ser um sujeito muito superestimado, tem talento. E, após a eficiente trilha de Quem Quer Ser Um Milionário?, ele voltou a dar provas de suas habilidades ao fazer dupla com a cantora Dido, na canção If I Rise, de 127 Horas. A melancólica vibração passada pela voz dos dois se encaixa de forma impecável com o clima do filme de Danny Boyle.

EM ANOS ANTERIORES: 2010 – “Better Days” (Comer Rezar Amar) | 2009 – “By the Boab Tree” (Austrália) | 2008 – “Falling Slowly” (Apenas Uma Vez)

_

Escolha do público:

1. “You Haven’t Seen the Last of Me”, de Burlesque (40,91%, 18 votos)

2. “If I Rise”, de 127 Horas (22,73%, 10 votos)

3. “Life’s a Happy Song”, de Os Muppets (15,91%, 7 votos)

4. “Telling the World”, de Rio (15,91%, 7 votos)

5. “Pictures in My Head”, de Os Muppets (4,55%, 2 votos)

7 comentários em “Melhores de 2011 – Canção Original

  1. Olá, Matheus!
    Sou estudante de jornalismo e apaixonada por cinema também, mas minha paixão maior é pelo gênero musical mesmo…
    Tanto que minha monografia é sobre o filme Haispray! Gostaria de saber se tu tens algum site, livro ou material legal pra me indicar.
    Parabéns pelo teu trabalho. Adorei!!!
    Letícia Pellin

  2. “Life’s a Happy Song” é “A” música do ano. Merecida vitória. Gostei das menções a “If I Rise”, “Telling the World” e “Pictures in my Head”, mas no lugar da canção de “Burlesque” eu colocaria a de “Enrolados”.

  3. Rafael, a trilha sonora de “Os Muppets” é excelente!

    Cleber, o filme é bem divertido!

    Kamila, ganhou a canção mais sem graça, né?

    Mayara, exatamente =/

  4. Concordo. A melhor canção de “Os Muppets” era a que merecia mais a indicação, mas infelizmente, quiseram premiar a mais fraquinha do filme, mas tudo bem…

  5. Uma ótima seleção! Meu voto é o mesmo que o seu: “Life`s a Happy Song”. Uma pena que a melhor música de “Os Muppets” nem tenha recebido a indicação ao Oscar.

  6. Dos seus indicados é a minha favorita também. Gosto muito das canções d’Os Muppets. Achei ótima a menção a If I Rise. :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: