Melhores de 2011 – Direção de Arte

Ao longo de oito filmes, a direção de arte da saga Harry Potter sempre foi impecável. O resultado, no entanto, é diferenciado em As Relíquias da Morte – Parte 2. Ao mostrar a escola de Hogwarts em ruínas ou, então, os detalhes do banco de Gringottes em uma invasão dos protagonistas, o trabalho encerrou sua jornada em grande estilo. A direção de arte também serve para mostrar toda a falta de esperança não só dos personagens, mas dos próprios lugares de Harry Potter que, nos longas iniciais de Chris Columbus, foram palcos de total encantamento. Além de acima dos padrões para um blockbuster, esse setor de Harry Potter também deve comemorar por ter sobrevivido de forma impecável ao longo dos anos, sempre mantendo-se fiel ao que cada diretor propôs na série. E a forma como a direção de arte dialoga com o estilo de David Yates, em As Relíquias da Morte – Parte 2, merece reconhecimento.

O DISCURSO DO REI

Oscar à parte, temos de reconhecer a boa direção de arte de O Discurso do Rei. Eve Stewart, junto com a decoração de set de Judy Farr, conseguiu captar com o devido requinte o mundo do rei George VI. Da residência do protagonista até os detalhes dos artefatos que decoram as sessões em que ele treina a voz, O Discurso do Rei foi bem sucedido nesse setor. Impressionante? Não. Mas nem por isso abaixo da média.

O PALHAÇO

A segunda incursão de Selton Mello atrás das câmeras mostra um profissional também muito atento à linguagem visual de seu filme. O Palhaço não seria o mesmo sem a ótima direção de arte que mostra desde o encantamento dos circos até a visível melancolia dos personagens. Ou seja, é um trabalho completo que serve para reproduzir ambientes e também para falar muito sobre as figuras da história.

BRAVURA INDÔMITA

Nancy Haigh e Jess Gonchor colocaram a parte técnica de Bravura Indômita em um outro patamar. Escapando das obviedades esperadas para um faroeste, a direção de arte e a decoração de set conseguiram traduzir o espírito proposto pelos irmãos Coen. Os momentos finais do filme são um belo exemplo de como Bravura Indômita acertou em cheio nesse segmento, já que o espectador, também através da direção de arte, consegue se sentir parte da história de Mattie Ross (Hailee Steinfeld).

ÁGUA PARA ELEFANTES

A direção de arte de Água Para Elefantes está longe de ser extraordinária como a de, por exemplo, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas. Mas o mundo circense foi capturado em um nível bem satisfatório no filme estrelado por Robert Pattinson e Reese Witherspoon. Assim como em O Palhaço, a direção de arte também se presta a retratar a decadência e desesperança de alguns personagens, condizendo com o que o filme deseja passar em sua história.

EM ANOS ANTERIORES: 2010O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus | 2009O Curioso Caso de Benjamin Button

_

Escolha do público:

1. Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (58,82%, 20 votos)

2. O Palhaço (17,65%, 6 votos)

3. O Discurso do Rei (11,76%, 4 votos)

4. Bravura Indômita (8,82%, 3 votos)

5. Água Para Elefantes (2,94%, 1 voto)

5 comentários em “Melhores de 2011 – Direção de Arte

  1. Olha, gostei das escolhas. Ótimas e nem um pouco previsíveis. Justamente por isso “pulo” a “obrigatoriedade” ( e haja aspas) de votar em Harry Potter para prestigiar ” O palhaço”.
    Abs

  2. Dentre os indicados, meu voto é o mesmo que o seu. Fiquei surpresa com a indicação de “O Palhaço” e acho que a presença de “Água para Elefantes” na sua lista é mais que merecida. O trabalho técnico desse filme é impecável.

  3. Reinaldo, a direção de arte de “O Palhaço” é ótima!

    Kamila, “Água Para Elefantes” pode até ser bem mediano, mas esse aspecto do filme merece ser lembrado…

  4. Merecidíssima vitória de HP8. Concordamos no vencedor, já no demais indicados, fomos em caminhos diversos. Indiquei: Inverno da Alma, Piratas do Caribe 4, Sucker Punch, e A Última Estação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 120 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: