Jornalismo em Convergência

No primeiro semestre de 2011, finalmente me deparei com um desafio que tanto esperava: a monografia. O tema, claro, era óbvio: crítica de cinema. Problema de pesquisa, hipótese e objetivos, por exemplo, ainda não eram claros para mim. Mas logo tudo foi se encaminhando e, no final do ano, tive a honra de receber o grau máximo pelo trabalho que desenvolvi em Jornalismo em Convergência: As diferentes linguagens a partir do trabalho da crítica de cinema Isabela Boscov.

Na monografia, que totalizou 58 páginas, um comparativo entre os trabalhos que a jornalista Isabela Boscov realiza para as versões impressa e online da revista VEJA. A pergunta era: afinal, em qual meio de comunicação ela consegue expressar melhor as suas opiniões? Resolvi publicar esse trabalho porque, ao longo do semestre em que realizei pesquisas, tive imensa dificuldade em encontrar referências sobre produção de conteúdo para a web (2.0, para ser mais exato) e, principalmente, sobre videocasts. Segue o resumo da monografia:

O presente estudo pretende identificar os elementos e recursos que a crítica de cinema da Revista VEJA, Isabela Boscov, utiliza para desenvolver o que pensa sobre determinado filme e, a partir daí, indicar em qual das mídias a opinião da jornalista está mais desenvolvida e com maior qualidade de comunicação: versão impressa ou eletrônica. Utilizamos como objeto os textos e videocasts sobre os filmes Amor Sem Escalas e 72 Horas, e, como metodologia, a Análise de Conteúdo. Nosso foco está no aspecto qualitativo, tendo como referencial a linguagem, o verbal e o não-verbal no que diz respeito à construção dos produtos publicados, seja na mídia impressa ou nos vídeos presentes na Web. A pesquisa aponta que Isabela Boscov desenvolve e consegue comunicar melhor sua visão dos filmes nas críticas que faz para a mídia impressa.

A parte de Jornalismo em Convergência relacionada ao mundo virtual foi construída a partir de artigos e pesquisas – a maioria encontrada em endereços eletrônicos. Portanto, a publicação desse estudo também tem como objetivo poder contribuir, de um jeito ou de outro, para futuros projetos sobre o tema. E, lembrando, a reprodução é autorizada, desde que citada a fonte. Clique aqui para ler.

2 comentários em “Jornalismo em Convergência

  1. Irei ler sua monografia com certeza. Acompanhei esparsamente via seus desabafos no twitter o desenvolvimento do projeto.Obviamente nutro muito interesse pelo tema. Desde já o parabenizo pelo sucesso na mono e pela decupagem realizada que, nós já graduados sabemos, é muito difícil de ser feita.
    Abs

  2. Interessante trabalho esse de crítica de cinema, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: