Melhores de 2011 – Figurino

Jenny Beaven é uma especialista em filmes de época. Figurinista de produções como Retorno a Howards EndRazão e Sensibilidade, a vencedora do Oscar por Uma Janela Para o Amor foi uma escolha certeira para O Discurso do Rei. Beaven, que nunca se rende a excessos ou a roupagens exageradas, foi extremamente sutil ao criar os figurinos do filme de Tom Hooper. Além de reproduzir com bastante fidelidade o mundo do rei George VI (Colin Firth), o trabalho de Beaven fala muito sobre os próprios personagens, desde tonalidades até desenhos cheios de elegância. É um exemplo de como figurinos de filmes desse gênero não precisam ser cheios de adereços, cores vibrantes ou alegorias. Menos é mais no guarda-roupa de O Discurso do Rei, especialmente quando ele dialoga diretamente com a também satisfatória direção de arte.

BURLESQUE

Se não fosse pelos figurinos e pela direção de arte, Burlesque seria ainda mais inexpressivo. Claro que muito do que se vê na tela é mera reprodução do que já vimos em outros filmes do gênero (mas, ora, até os números musicais da história são!), mas eles se encaixam com a proposta do longa. Figurinos satisfatórios e que, de certa forma, dão um pouco de vida para esse musical carente de diferenciais.

UM SONHO DE AMOR

Merecidamente indicado ao Oscar 2012, o trabalho de figurinos de Um Sonho de Amor é essencial para representar o mundo burguês da protagonista vivida por Tilda Swinton. A figurinista Antonella Cannarozzi alcança um resultado elegante, mas nunca caindo em exageros – o que por si só já justifica qualquer elogio para esse trabalho certeiro em sua contemporaneidade.

 

ÁGUA PARA ELEFANTES

Assim como a direção de arte, os figurinos de Água Para Elefantes são dignos de mais atenção. Se o filme estrelado por Robert Pattinson e Reese Witherspoon não é lá muito interessante, temos que reconhecer que, tecnicamente, tem seus atrativos. E os figurinos cumprem sua missão de reproduzir com realismo o mundo circense.

CISNE NEGRO

Se a trilha sonora de Clint Mansell e a precisa direção de Darren Aronofsky são fundamentais para ambientar o espectador no mundo do balé, tal missão também é cumprida com louvor pelos figurinos criados por Amy Wescott. A transformação de Nina (Natalie Portman) também é sentida através desse setor de Cisne Negro.

EM ANOS ANTERIORES: 2010 – A Jovem Rainha Victoria

_

Escolha do público:

1. Cisne Negro (41,46%, 17 votos)

2. Um Sonho de Amor (26,83%, 11 votos)

3. O Discurso do Rei (19,51%, 8 votos)

4. Água Para Elefantes (7,32%, 3 votos)

5. Burlesque (4,88%, 2 votos)

8 comentários em “Melhores de 2011 – Figurino

  1. Caramba, só vi Cisne Negro! :O
    Meus indicados ficaram bem diferentes: Bravura Indômita, Cisne Negro, Sucker Punch (vencedor), Thor, e A Última Estação.

  2. Luís, a direção de arte também é muito boa!

    Bruno, o trabalho de figurinos para “O Discurso do Rei” é impecável!

    Stella, a Tilda estava muito elegante mesmo haha

    Mayara, se não fosse a parte técnica, acho que “Água Para Elefantes” seria completamente esquecível.

    Reinaldo, exatamente: essenciais à narrativa =)

    Clóvis, “O Discurso do Rei” merecia ter vencido o Oscar de melhor figurino!

  3. Dos seus indicados, só assisti a “Cisne Negro” e “O Discurso do Rei”. Meu voto foi para o filme do Hooper; uma obra que possui uma excelente parte técnica.

  4. Aqui fico com Um sonho de amor. Figurinos primorosos e, como bem lembraste, essenciais à narrativa.
    Bjs

  5. Bem lembrado de “Água Para Elefantes”. O filme pode ser até esquecível, mas a parte técnica é primorosa. Mas fico com “O Discurso do Rei” também. ;)

  6. Fiquei dividida entre Discurso do Rei e Um Sonho de Amor. Votei no segundo porque os vestidos de Tilda também eram um sonho! Queria a Antonella Cannarozzi para reformar meu guarda-roupa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: