Melhores de 2011 – Atriz

Às vezes, a sintonia entre dois atores é tão grande que separá-los, dizendo que um é melhor do que outro, é uma tarefa impossível – e absurda. Por isso mesmo, é difícil entender como Annette Bening concorreu a tantos prêmios enquanto Julianne Moore ficou de escanteio por Minhas Mães e Meu Pai. Tal fato se repetiu ano passado, quando Kirsten Dunst foi eleita melhor atriz em Cannes por seu trabalho em Melancolia. Não, o filme de Lars Von Trier não é somente dela. Na realidade, é extremamente errado dizer isso. Kirsten Dunst não existe sem Charlotte Gainsbourg, e vice-e-versa. As duas se completam em cena, realizando trabalhos igualmente excepcionais. Von Trier foi agraciado com essa dupla que deu vida de forma contundente a duas personagens marcantes e que conseguem tornar ainda mais realistas as angústias e aflições de mulheres com personalidades completamente opostas. Vê-las juntas, especialmente quando o filme se encaminha para o final, é um verdadeiro presente. Um ator não trabalha sozinho, a não ser que esteja em um monólogo. E esse entendimento de parceria está mais do que explícito nas excelentes performances de Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg em Melancolia. As duas são as melhores atrizes de 2011.

JULIETTE BINOCHE (Cópia Fiel)

Para quem não aprecia o cansativo Cópia Fiel, Juliette Binoche é uma verdadeira luz no fim do túnel. O filme de Abbas Kiarostami não é para todos, mas a interpretação de Binoche sim. Seguindo a tendência dos ótimos trabalhos de duplas esse ano, Binoche divide a tela com o também excelente William Shimell. No entanto, a francesa recebe a abordagem mais emotiva e dramática, tornando-se, assim, o grande destaque desse longa que, apesar de não ser intenso, tem uma protagonista que consegue ser exatamente isso.

NATALIE PORTMAN (Cisne Negro)

Vencedora de um merecido Oscar de melhor atriz, Natalie Portman recebe, em Cisne Negro, o papel mais importante de toda a sua carreira. Pela primeira vez, Portman é o grande centro das atenções nesse filme que traz outra impecável direção de Darren Aronofsky. Dedicando-se de corpo e alma a esse papel difícil, a atriz, mais uma vez, prova a sua capacidade de conduzir com segurança um papel complexo e cheio de interpretações. A Alice, de Closer – Perto Demais, era apenas o começo. Aqui, ela alcança sua definitiva segurança como intérprete.

MICHELLE WILLIAMS (Namorados Para Sempre)

Em 2011, não existe filme mais doloroso do que Namorados Para Sempre. Narrando o conturbado fim de um relacionamento, o diretor Derek Cianfrance despertou completa inspiração em seus protagonistas. E Michelle Williams, boa atriz como sempre, conseguiu um resultado maravilhoso. Atuando em plena sintonia com Ryan Gosling, ela transmite todo o sofrimento de sua personagem, bem como suas fragilidades e esperanças. Possivelmente, o ponto alto da carreira de Williams.

EM ANOS ANTERIORES: 2010 – Carey Mulligan (Educação) | 2009 – Kate Winslet (Foi Apenas Um Sonho) | 2008 – Meryl Streep (Mamma Mia!) | 2007 – Marion Cotillard (Piaf – Um Hino ao Amor)

_

Escolha do público:

1. Natalie Portman, por Cisne Negro (40,91%, 18 votos)

2. Michelle Williams, por Namorados Para Sempre (27,27%, 12 votos)

3. Kirsten Dunst, por Melancolia (13,64%, 6 votos)

4. Charlotte Gainsbourg, por Melancolia (9,09%, 4 votos)

5. Juliette Binoche, por Cópia Fiel (9,09%, 4 votos)

5 comentários em “Melhores de 2011 – Atriz

  1. Indicamos basicamente as mesmas! heuheuehe | Só troquei Charlotte Gainsbourg por Liana Liberato (Confiar).

  2. Boa! Mas senti falta de Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) e Tilda Swinton (Um Sonho de Amor).

  3. Uma seleção simplesmente espetacular. Voto em Natalie Portman, que, para mim, em “Cisne negro”, tem um dos desempenhos mais espetaculares que já vi na vida.
    abs

  4. Ghuyer, acho essencial que Charlotte seja mencionada com Kirsten Dunst. Shame on you haha

    Henrique, a Jennifer Lawrence quase entrou na lista. Faltou lugar para ela…

    Reinaldo, a Natalie se supera em “Cisne Negro”!

  5. Que alívio me deparar com uma seleção que não tenha Natalie Portman como vencedora. Seleção essa muito feliz, aliás. Adorei o destaque dado para as interpretações de Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg, de fato elas se completam. Mas como sou bem chato, não conseguiria eleger as duas para uma única vitória na minha seleção pessoal. Porém, acredito que o júri de Cannes do ano passado poderia surpreender dando o prêmio de melhor atriz para Kirsten e também para Charlotte Gainsbourg.

    Na sua enquete eu votei na Kirsten Dunst. Minha atriz favorita de 2011 foi Lubna Azabal, por “Incêndios”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 122 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: