Sete Dias Com Marilyn

First love is such sweet despair!

Direção: Simon Curtis

Elenco: Eddie Redmayne, Michelle Williams, Kenneth Branagh, Judi Dench, Dominic Cooper, Emma Watson, Toby Jones Julia Ormond, Geraldine Somerville

My Week With Marilyn, EUA/Inglaterra, 2011, Drama, 99 minutos

Sinopse: O jovem assistente de produção Colin Clark (Eddie Redmayne) documenta a tensa relação entre Laurence Olivier (Kenneth Branagh) e Marilyn Monroe (Michelle Williams) durante as gravações de O Príncipe Encantado, que culminou com a atriz abandonando a produção por uma semana para se divertir em Blighty.

Sempre existe uma estrela do passado que volta a ser moda. Agora, é a vez de Marilyn Monroe. Além do seriado Smash, do canal NBC, que mostra uma equipe de produtores e diretores realizando um musical para a Broadway sobre a atriz, o cinema também resolveu fazer sua homenagem. Sete Dias Com Marilyn, do diretor Simon Curtis, mostra os bastidores das gravações do longa O Príncipe Encantado, onde Monroe nutriu uma difícil relação com o diretor e ator Laurence Olivier. Tudo isso pelos olhos de um jovem assistente de produção que, imediatamente, ficou fascinado pela atriz – que dessa vez, ganha vida na interpretação de Michelle Williams (indicada ao Oscar 2012 de melhor atriz por seu desempenho).

A escolha inusitada traz pontos positivos e negativos que merecem comentários à parte. Williams, como sabemos, é uma ótima atriz (já provou isso em filmes como O Segredo de Brokeback Mountain e no recente Namorados Para Sempre) e, ao desenvolver a dramaticidade de Marilyn Monroe, alcança, claro, resultado mais do que satisfatório. Ela consegue, com facilidade, demonstrar a fragilidade de uma estrela que, no fundo, era tão comum como qualquer outra pessoa. Já no que se refere à caracterização, Williams já não é tão bem sucedida. Sua Marilyn Monroe, ao contrário da real, não é um exemplo de sensualidade e de intensidade. Pelo contrário: é até frágil e meiga demais para o que Monroe ainda representa até hoje. Por isso, em vários momentos, vemos Williams e não a personagem-título.

Essa abordagem angelical de Marilyn também traz pequenos problemas para o próprio roteiro. Ok, ela era uma mulher muito bonita e querida. Mas por que, nos bastidores, todos se encantavam com uma figura tão insegura profissionalmente (sempre andava, por todos os lados, com uma agente que lhe dava dicas de como agir), mimada, mal sucedida em suas relações amorosas e que nem conseguia executar seu trabalho com total êxito (baseando-se em Sete Dias Com Marilyn, ela precisava refazer várias cenas por esquecer falas, gaguejar na hora das gravações e se atrasar para compromissos)? O filme não explica, na construção da personagem e no desenvolvimento do mito, a razão desse furacão todo causado por ela.

Excluindo o fator Marilyn Monroe em relação ao desempenho de Williams e o roteiro que não é tão preciso no retrato da intensidade dela, Sete Dias Com Marilyn é um filme muito interessante do ponto de vista dramático porque consegue ser delicado ao desenvolver as relações entre os personagens (não cai no melodrama ao mostrar a paixão do garoto por Marilyn), por ser um filme sobre bastidores que divide bem essa abordagem com dramas pessoais e por ter uma boa reconstituição de época que torna tudo ainda mais interessante e bem ambientado. Dessa maneira, Sete Dias Com Marilyn conta uma história de forma agradável e, principalmente, sem pretensões. Menos, aqui, é mais, o que deixa os pequenos deslizes do filme passarem quase despercebidos.

FILME: 8.0

2 comentários em “Sete Dias Com Marilyn

  1. Kamila, como eu disse no meu texto, a Michelle apresentou uma ótima personagem. No entanto, uma personagem que, ao meu ver, não é Marilyn Monroe.

  2. Abordagem angelical da Marilyn era tudo que eu MENOS esperava ouvir desse filme. De toda forma, “Sete Dias com Marilyn” é uma obra que eu PRECISO conferir, porque a Marilyn, além de ser um ícone, é uma personagem muito interessante e que parece ter sido interpretada muito bem pela Michelle Williams.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: