Emmy 2012: resultados

O Emmy 2012 foi bastante parecido com o Oscar que vimos no início do ano: cerimônia sem vida, surpresas não muito interessantes e um resultado geral bem aquém do esperado. Só que uma atriz salvou a noite. E se Meryl Streep foi a luz de um Oscar terrível, Julianne Moore foi o motivo para que o Emmy 2012 seja lembrado. Injustiçada durante anos em todas as premiações, a atriz de 51 (!) anos venceu seu primeiro grande prêmio. Como a republicana Sarah Palin, Moore foi consagrada por seu estupendo desempenho em Virada no Jogo. Reconhecimento mais do que merecido para uma grande atriz. Antes tarde do que nunca, não?

De resto, mais do mesmo: ainda tento entender o alto nível de empolgação com Modern Family, uma série que já está sem fôlego. Repetir prêmios para Eric Stonestreet e, principalmente, Julie Bowen foi exagero. Só que a edição desse ano também pecou nos dramas: se Breaking Bad e Downton Abbey pareciam vir com tudo para tirar o reinado de Mad Men, eis que o programa criado por Matthew Weiner deu adeus ao Emmy por causa de… Homeland. Tudo bem que o prêmio de melhor elenco, anunciado semana passada, já anunciava um certo entusiasmo exacerbado com esse programa novato, mas aí Damian Lewis ganhar de Bryan Cranston como melhor ator? Difícil engolir. Não quero dizer que Homeland é uma série ruim, mas, ao meu ver, é bastante limitada: a primeira temporada se resume a um mistério que nunca consegue necessariamente enganar, e é difícil prever como a série conseguirá se sustentar daqui para frente. Não seria surpresa nenhuma ver Homeland sendo esquecida futuramente…

Enfim, o Emmy 2012 representa o fim da era Mad Men e nunca esperou-se um desfecho tão amargo, sem um prêmio sequer. Sei que é moda falar mal do grande vencedor, mas Homeland não merecia ser a série responsável pelo esquecimento de Mad Men. Dessa forma, o Emmy, apesar da lista sempre cheia de momentos inesperados, dessa vez não teve grandes momentos e suas escolhas erradas podem muito bem surtir efeito no próximo ano: em 2013 saberemos se Homeland é o que realmente apontam, se Breaking Bad acabará sem o grande reconhecimento que merece e se Mad Men continuará sendo vítima do mesmo crime que cometeram com Six Feet Under: zero celebração para os atores. E, nós, como sempre, estaremos lá apostando, xingando e torcendo… Afinal, do que sobreviveriam as premiações se não de nossas torcidas? Confiram, abaixo, a lista de vencedores:

Melhor série dramáticaHomeland

Melhor atriz em série dramática: Claire Danes (Homeland)

Melhor ator em série dramática: Damian Lewis (Homeland)

Melhor direção em série dramática: Timothy Van Patten (Boardwalk Empire, episódio To the Lost)

Melhor atriz coadjuvante em série dramática: Maggie Smith (Downton Abbey)

Melhor roteiro em série dramática: Alex Gansa, Howard Gordon e Gideon Raff (Homeland, episódio Pilot)

Melhor ator coadjuvante em série dramática: Aaron Paul (Breaking Bad)

Melhor telefilme/minissérieVirada no Jogo

Melhor ator em telefilme/minissérie: Kevin Costner (Hatfields & McCoys)

Melhor diretor em telefilme/minissérie: Jay Roach (Virada no Jogo)

Melhor atriz em telefilme/minissérie: Julianne Moore (Virada no Jogo)

Melhor roteiro em telefilme/minissérie: Danny Strong (Virada no Jogo)

Melhor ator coadjuvante em telefilme/minissérie: Tom Berenger (Hatfields & McCoys)

Melhor atriz coadjuvante em telefilme/minissérie: Jessica Lange (American Horror Story)

Melhor série cômicaModern Family

Melhor atriz em série cômica: Julia Louis-Dreyfus (Veep)

Melhor ator em série cômica: Jon Cryer (Two and a Half Men)

Melhor direção em série cômica: Steven Levitan (Modern Family, episódio Baby on Board)

Melhor atriz coadjuvante em série cômica: Julie Bowen (Moden Family)

Melhor roteiro em série cômica: Louis C.K. (Louie, episódio Pregnant)

Melhor ator coadjuvante em série cômica: Eric Stonestreet (Modern Family)

6 comentários em “Emmy 2012: resultados

  1. Mayara, só por ela mesmo!

    Stella, pensei que “Downton Abbey” fosse surpreender. Merecia.

    Kamila, pena que a Julianne Moore não foi Sarah Palin no cinema, né? De qualquer forma, ela merece todas as honrarias do mundo por “Virada no Jogo”. E ainda tem o GG e o SAG pela frente…

    Clóvis, “Breaking Bad” merecia ter vencido. E a derrota do Bryan Cranston foi um absurdo!

  2. Eu achei a cerimônia bem ágil e divertida. Destaque para as vitórias de Julianne Moore (agora eu tenho que assistir “Game Change” o mais rápido possível) e Julia Louis-Dreyfus. E como a Kamila, eu também não engoli a vitória de Jon Cryer (sério que ele bateu Alec Baldwin e Jim Parsons!?)

    Eu só assisti aos seis primeiros episódios de “Homeland”, e muito embora eu tenha gostado bastante da série até aqui, eu não compartilho da empolgação que os votantes da Academia sentem por ela.

    E fiquei surpreso que “Breaking Bad” não tenha vencido na categoria principal. A série tem sido elogiada pra caramba.

  3. Discordo que tenha sido uma cerimônia sem vida ou brilho. Gostei da agilidade, do formato e dos apresentadores do Emmy. Acho que tivemos ótimos momentos no show, como o discurso da Julia Louis-Dreyfus e do Damien Lewis, além de alguns pares legais de apresentadores como Louis C.K. e Amy Poehler e Tina Fey e Jon Hamm.

    Em relação aos vencedores, gostei de ver a mudança na categoria de drama, apesar de ser uma fã absoluta de “Mad Men”, com as vitórias de “Homeland”; odiei a vitória de Jon Cryer e vibrei com a vitória da Julianne Moore, especialmente porque ela tem a pecha de perdedora. Finalmente, a vez dela chegou! :)

  4. Fico feliz com a vitória de JM! E graças ao prêmio para Maggie Smith, Downton Abbey também foi lembrada. Melhor que nada…

  5. Pingback: Quando o Emmy gonga. « galvanismo

  6. Realmente, Julianne Moore se destacou em um Emmy chato em conteúdo e divisão de prêmios. Só por ela valeu a pena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: