Os indicados ao SAG 2013

screenactors

Surpreendente. Essa é a palavra que define a lista de indicados ao SAG 2013. O prêmio, exclusivo para categorias de atuação, trouxe muitas surpresas em várias categorias. Se a temporada de premiações continuar assim, teremos um ano realmente memorável. Além disso, com o anúncio dos indicados ao Critics’ Choice ontem e os do Globo de Ouro amanhã, é dada a largada para a award season, até então muito vaga, já que associações de críticos não dizem muito sobre os vencedores de Oscar, SAG, Globo de Ouros e afins. Confira, abaixo, breves comentários sobre cada categoria do SAG (lista completa com indicados de tv podem ser conferidas aqui), que tem sua cerimônia de premiação marcada para o dia 27 de janeiro:

ELENCO

Argo

O Exótico Hotel Marigold

Os Miseráveis

Lincoln

O Lado Bom da Vida

A surpresa aqui foi a indicação para O Exótico Hotel Marigold. O filme tem veteranos de respeito, mas eles são apenas nomes, já que  John Madden não aproveita como deveria cada um deles. Judi Dench era a única que merecia ser lembrada. A disputa fica entre Os MiseráveisLincoln O Lado Bom da Vida (que lidera as indicações).

ATOR

– Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)

– Daniel Day-Lewis (Lincoln)

– John Hawkes (The Sessions)

– Hugh Jackman (Os Miseráveis)

– Denzel Washington (O Vôo)

A categoria mais previsível de todas. Ainda que Bradley Cooper e Denzel Washingtos não sejam necessariamente surpresas, suas inclusões também não podem ser consideradas inesperadas. Ao que tudo indica, Day-Lewis deve ser consagrado por seu papel em Lincoln.

ATRIZ

– Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)

– Marion Cotillard (Ferrugem e Osso)

– Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)

– Helen Mirren (Hitchcock)

– Naomi Watts (The Impossible)

Curioso ver Helen Mirren lembrada por Hitchcock, filme que não foi muito bem recebido lá fora e que, supostamente, era para ser um show de Anthony Hopkins (preterido por todas as listas até agora). Naomi Watts, relativamente bem cotada mas ainda incerta por The Impossible, parece ganhar novo fôlego agora. O mesmo pode ser dito de Marion Cotillard, por Ferrugem e Osso, que desbancou Emmanuelle Riva, nome que já era aposta certa para Amor.

ATOR COADJUVANTE

– Alan Arkin (Argo)

– Javier Bardem (007 – Operação Skyfall)

– Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)

– Philip Seymour Hoffman (The Master)

– Tommy Lee Jones (Lincoln)

Perceberam como todos os indicados já têm um Oscar em casa? Ansioso para saber qual deles será consagrado… Fico feliz com a indicação para Javier Bardem e um tanto incomodado com a presença de Alan Arkin, que está bem em Argo mas não muito diferente de seus outros papeis cômicos – especialmente quando divide cena com John Goodman. Que indicassem os dois, então…

ATRIZ COADJUVANTE

– Sally Field (Lincoln)

– Anne Hathaway (Os Miseráveis)

– Helen Hunt (The Sessions)

– Nicole Kidman (The Paperboy)

– Maggie Smith (O Exótico Hotel Marigold)

Nicole Kidman indicada por The Paperboy? Isso parece coisa do Globo de Ouro, que de vez em quando inventa de bajular alguém sem razão… Ainda não vi o filme, mas a indicação veio totalmente do nada, até porque o longa de Lee Daniels não agradou muito por onde passou (foi considerado o fiasco de Cannes em 2012). Maggie Smith também surgiu de surpresa, talvez uma certa consequência do carinho especial pelos grandes atores de O Exótico Hotel Marigold. Quem ficou de fora foi Amy Adams, por The Master, considerada presença certa até então. Judi Dench, por 007 – Operação Skyfall também merecia lembrança.

5 comentários em “Os indicados ao SAG 2013

  1. Brenno, para mim, os dois tinham que ser indicados!

    Reinaldo, como comentei no post, se fosse para indicar alguém de “O Exótico Hotel Marigold”, que tivesse sido Judi Dench. Amo a Maggie Smith, mas a Dench certamente tem mais destaque no filme.

    Weiner, acho que teremos sim uma candidata francesa… Mas a minha única dúvida é qual das duas o Oscar vai indicar. A Cotillard está com seu caminho consolidado, mas a Riva é veterana e tem um papel muito mais “apelativo”. Vamos aguardar…

    Clóvis, não acho que a Rachel Weisz vai muito longe com “The Deep Blue Sea”…

  2. Surpreso que a Rachel Weisz não consta na lista de indicações de “Melhor Atriz”, eu pensei que ela estava bem cotada. A estatueta do Daniel Day-Lewis parece estar garantida e a indicação da Nicole Kidman veio do nada mesmo….

  3. Pois é Matheus, o Oscar está muito bem delineado com todos estas premiações preliminares. Não acredito em grandes surpresas – só acho que Naomi Watts pode acabar com a vaga de Cotillard ou Riva. Talvez o Oscar ainda ache muito indicar duas atrizes de filmes estrangeiros num mesmo ano. O Bradley Cooper pra mim é uma aposta certa (mas senti falta de Joaquin Phoenix). E bem lembrado: Judi Dench e Amy Adams bem que poderiam figurar aí.
    Um abraço! ;)

  4. Não ache que houve surpresas. A indicação de O exótico hotel Marigold é mais sentimental do que qualquer coisa e o SAG é bem afeito a esse tipo de lembrança. Maggie Smith é para dar substância à indicação do elenco. Concordo que de todas, a corrida para ator é a que parece mais fechada. Concordo tb com sua avaliação a respeito de Alan Arkin… e vejo Naomi Watts muito bem colocada nessa corrida.
    Abs

  5. Fiquei muito feliz por Alan Arkin de verdade e o considero melhor que John Goodman, mesmo que eu também defenda sua presença nessa lista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: