Adeus, 2012! (e as melhores cenas do ano)

oscarmsceneTive a sensação que 2012 passou voando… Pessoalmente, foi um ano de desafios, mas também de muitas recompensas. Quanto ao cinema, creio que 2012 teve períodos de grandes decepções (da temporada do Oscar até mais ou menos a metade do ano, os lançamentos, em sua maioria, não cumpriram expectativas) e outros de várias surpresas (os últimos meses foram particularmente interessantes). Foi um ano que valeu – antes de mais nada – por dois momentos muito esperados pelo escriba que vos fala: o terceiro Oscar de Meryl Streep (nunca comemorei tanto frente a uma TV!) e o primeiro prêmio importante para Julianne Moore, uma atriz singular que só agora foi reconhecida – dessa vez, pelo retrato impecável da republicana Sarah Palin em Virada no Jogo. Considerando os lançamentos do circuito comercial brasileiro, conferi 69 filmes – o que é um índice relativamente satisfatório, já que, entre trabalho e faculdade, sempre escrevi sobre tudo que assisti. Agora, como de costume, encerro o ano listando os meus dez momentos favoritos dos filmes que vi durante os doze meses que passaram. A relação que segue abaixo não segue nenhuma ordem. No mais, um excelente 2013 a todos e que a paixão pela sétima arte continue sempre viva dentro de todos nós. Afinal, vale sempre lembrar, esse blog não seria possível sem vocês, leitores. Um forte abraço! =)

warriorscene

A cena final de Guerreiro

motorsscene

Kylie Minogue canta “Who Were We?” em Holy Motors

kevinscene

A visita final de Precisamos Falar Sobre o Kevin

skyfallscene

Os créditos iniciais de 007 – Operação Skyfall

impossiblescene

O tsunami invade a Tailândia em O Impossível

waltzscene

Video Killed the Radio Star no Crazy Dance em Entre o Amor e a Paixão

drivescene

A cena do elevador em Drive

shelterscene

A cena final de O Abrigo

descendantsscene

Matt King (George Clooney) se despede da esposa em Os Descendentes

shamescene

A sequência incial com Brandon (Michael Fassbender) no metrô em Shame

11 comentários em “Adeus, 2012! (e as melhores cenas do ano)

  1. Eu só assisti um destes filmes, meu Deus! Eu não vivi em 2012!

  2. Mark, crie vergonha na cara e assista mais filmes hehe

    Stella, exatamente! E, hoje em dia, quando todo mundo está mais preocupado em dizer que o cinema não entrega grandes obras como no passado, as plateias perdem muitas chances de ver que, de fato, ainda somos brindados com obras inteligentes e marcantes.

    Weiner, “Os Descendentes” foi uma pequena decepção pra mim, só que é impossível ficar indiferente à essa cena do Clooney. Inclusive, a considero um dos grandes momentos dele como ator!

    Elton, e até hoje o senhor não me mandou as fotos, né?!

    Mayara, fiquei em dúvida sobre qual cena de “Shame” colocar. Mas a de abertura foi a que mais me marcou – culpa da assombrosa trilha de Harry Escott.

    Bruno, obrigado! =)

    Reinaldo, feliz 2013 pra você também!

    Rafael, eu amo “Precisamos Falar Sobre o Kevin”!

  3. Bela lista, meu caro. Só tiraria a de Precisamos Falar Sobre o Kevin, detesto o filme, e acrescentaria Carey Mulligan catando New York, New York em Shame. Mas confesso que essa cena do Holy Motors me encanta demais. Junto com a corrida no hospital, em A Guerra Está Declarada, e o encontro de trens, em O que Eu Mais Desejo, são as minhas preferidas do ano.

  4. final de gurreiro, final de precisamos falar sobre kevin, creditos 007, cena do elevador em drive, clooney em os descendentes são cenas inesqueciveis. excelente escolhas!

  5. Belas cenas mesmo. A minha favorita da seleção é a cena final de “Guerreiro”. Só adicionaria a cena da Sissy cantando ‘New York, New York’ em “Shame”. Linda!

    Desejo a você um 2013 cheio de saúde, sucesso e muitas conquistas! Beijos! ;)

  6. ótimo apanhado, mas se eu não tivesse visto “O Abrigo” ficaria putíssimo com o semi-spoiler rs.
    E “Video Killed the Radio Star” não sai da minha cabeça! O que faço? xD

    Feliz 2013, Matheus!
    Foi bacana rapidamente te conhecer, apesar das circunstâncias um pouco “alteradas” rs.

    Abs.

  7. Publiquei minha listagem também, e tivemos 3 cenas em comum (TAKE THIS WALTZ, THE IMPOSSIBLE e HOLY MOTORS). A cena de TAKE SHELTER quase entrou.
    Engraçado é que o único momento em que me envolvi de verdade com THE DESCENDANTS foi justamente a cena em que Clooney dá adeus à esposa. E quanto aos demais, ótimas lembranças.
    Feliz 2013, amigo!!!!

  8. Às vezes se passa tanto tempo entre um filme excelente e outro que chega-se a duvidar da vitalidade da sétima arte. Mas, não há dúvida, mesmo que as obras-primas sejam raras, os grandes filmes continuam chegando. Embora não tenha visto todos da sua seleção, tenho certeza de que vou gostar; seu gosto é impecável. Feliz Ano Novo, Matheus!

  9. Pingback: CINEMA ARGUMENTO | …INVENTO UM CAÍS.

Deixe um comentário

