Melhores de 2012 – Direção de Arte

twelveart

É o típico caso em que o filme não foi unanimidade, mas cujo trabalho técnico foi reconhecido – e premiado – por onde passou. E A Invenção de Hugo Cabret merece todos os elogios do mundo pelo visual minucioso e encantador. O que mais impressiona, sem qualquer sombra de dúvida, é a direção de arte do italiano Dante Ferretti. Poucas vezes Paris impressionou além do cartão-postal e foi reconstituída de forma tão bela. Fica visível para o espectador que cada detalhe foi devidamente pensado e o resultado desse conjunto de acertos é o excepcional trabalho que podemos ver ao longo do filme. Das ruas da capital francesa até os cenários que são palco das homenagens ao cinema, A Invenção de Hugo Cabret nunca deixa de ser instigante ao transportar o espectador para dentro daquele mágico universo. Mesmo quem não se empolga com o filme (como é o meu caso) há de reconhecer a preciosidade alcançada por Ferretti nessa especialíssima direção de arte.

•••

 OUTROS INDICADOS:

hobbitjposter imposibleposter moonriseposter prometheusposter

A Terra Média volta a encantar graças também à direção de arte em O Hobbit – Uma Jornada InesperadaO Impossível reconstituiu com perfeição a devastação e o caos hospitalar da Tailândia pós-tsunami / Singela, nostálgica e cheia de simbologias, a direção de arte é um dos pontos altos de Moonrise Kingdom / Muito além dos efeitos visuais, Prometheus ainda realiza um belo trabalho de direção de arte para dar vida ao universo de Ridley Scott.

EM ANOS ANTERIORES: 2011Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 | 2010 – O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus | 2009 – O Curioso Caso de Benjamin Button | 2008Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet | 2007Maria Antonieta

_

ESCOLHA DO PÚBLICO:

1. A Invenção de Hugo Cabret (32.14%, 18 votos)

2. Moonrise Kingdom (32.14%, 18 votos)

3. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (16.07%, 9 votos)

4. Prometheus (14.29%, 8 votos)

5. O Impossível (5.36%, 3 votos)

5 comentários em “Melhores de 2012 – Direção de Arte

  1. Marcos, “Perdas e Danos” está na minha lista de futuras sessões =)

    Kamila, “A Invenção de Hugo Cabret” é imbatível nesse aspecto, né?

    Clóvis, direção de arte simplesmente encantadora!

  2. Acho a direção de arte de “Prometheus” incrível, mas meu voto foi para “A Invenção de Hugo Cabret”, que é um grande trabalho nesse sentido.

  3. Caros,a Globo Filmes monopoliza o mercado cinematográfico nacional,além das poucas boas películas – já que muitos diretores globais têm uma linguagem de novelas da emissora -,a sua distribuição é feita uma maneira avassaladora,o que impede outras produções,independentes,de serem distruibuídas com isonomia.
    Um exemplo cabal é o útimo filme de Ugo Giorgeti,lançado no início de do ano passado,Cara ou Coroa,estrelado pelo grande Walmor Chagas que,até hoje,pelo menos em Brasília,jamais passou em nenhuma sala de cinema e tampouco está disponível nas locadoras locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: