Melhores de 2012 – Fotografia

twelvecine

Você pode até não se entusiasmar com As Aventuras de Pi como um todo, mas é impossível deixar de reconhecer a belíssima técnica do filme. Da trilha de Mychael Danna aos impecáveis efeitos visuais, o que mais se destaca na parte técnica é a fotografia do chileno Claudio Miranda, premiado com o Oscar 2013 na respectiva categoria. Ele, que já havia feito um ótimo trabalho em O Curioso Caso de Benjamin Button, consegue se superar em As Aventuras de Pi, ajudando o filme de Ang Lee a se tornar uma experiência visualmente impecável. Não são apenas as cenas mais “apelativas” (o voo da baleia, os peixes voadores, o pôr-do-sol em alto mar) que parecem perfeitas pinturas, mas a própria forma como Miranda enquadra o jovem Pi Patel. Sempre compreendendo que, apesar das paisagens tentadoras, o filme não pode se tornar apenas uma exploração das mesmas, ele nos deixa sempre muito próximos do protagonista – o que mostra uma total compreensão da proposta do roteiro de David Magee e da direção de Ang Lee. Um trabalho que se presta a explorar todas as possibilidades visuais e detalhistas daquele universo e que sempre nos lembra que uma fotografia não deve ser um destaque à parte: ela precisa traduzir e, acima de tudo, complementar as ideias da história contada.

•••

OUTROS INDICADOS:

skyfallposter helenoposter hugoposter moonriseposter

A fotografia de 007 – Operação Skyfall é um dos pontos altos da carreira do mestre Roger Deakins / Evocando as tonalidades de preto-e-branco do time Botafogo, a fotografia de Heleno é minuciosa e traz um inegável charme ao filme estrelado por Rodrigo Santoro / O impecável trabalho técnico de A Invenção de Hugo Cabret também é muito bem explorado pelo trabalho do fotógrafo Robert Richardson / Em plena sintonia com a direção de arte e com o mundo idealizado por Wes Anderson, a fotografia de Moonrise Kingdom é fundamental para a criação do clima nostálgico presente na obra.

EM ANOS ANTERIORES: 2011A Árvore da Vida | 2010 – Direito de Amar | 2009 – Quem Quer Ser Um Milionário? | 2008 – Ensaio Sobre a Cegueira

_

ESCOLHA DO PÚBLICO:

1. Moonrise Kingdom (35.71%, 15 votos)

2. As Aventuras de Pi (30.95%, 13 votos)

3. 007 – Operação Skyfall (16.67%, 7 votos)

4. A Invenção de Hugo Cabret (11.09%, 5 votos)

5. Heleno (4.76%, 2 votos)

2 comentários em “Melhores de 2012 – Fotografia

  1. Clóvis, essa foi uma das seleções mais difíceis de fazer… Acredito que você vá gostar de todos os trabalhos de fotografia dos filmes =)

  2. Dos seus indicados não assisti a “Moonrise Kingdom” e “Heleno”. Adoro o trabalho de Deakins em “Skyfall”, mas meu voto foi para “As Aventuras de Pi”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: