Melhores de 2012 – Trilha Sonora

twelvescore

Alexandre Desplat tem vida pessoal? Impossível não fazer essa pergunta, já que o francês deve realizar no mínimo três trilhas por ano, para chutar uma média qualquer. Às vezes, cai na lógica de que quantidade não é qualidade, mas frequentemente entrega trabalhos muito especiais. E Tão Forte e Tão Perto figura, sem dúvida, entre os melhores de toda a sua magnífica carreira – sendo, no mínimo, a mais impressionante desde O Curioso Caso de Benjamin Button, que marcou época. O filme de Stephen Daldry não é especial, mas vale a pena prestar atenção no eficiente uso das composições, todas trazendo um Desplat impecável no uso do piano. É um trabalho muito sensível, responsável por boa parte dos momentos mais emocionantes desse filme que frequentemente fica no meio do caminho ao desenvolver seus dramas. Da primeira a última faixa, a trilha, completamente esquecida na sua respectiva temporada de premiações, nunca perde o fôlego e é um dos pontos mais preciosos de Tão Forte e Tão Perto. Bravo, Desplat!

•••

OUTROS INDICADOS:

lifepiposter imposibleposter eyreposter weposter

Depois de pequenos trabalhos não muito conhecidos, Mychael Danna finalmente saiu do quase anonimato com a ótima trilha de As Aventuras de Pi / A trilha de O Impossível cumpre com louvor a missão de tornar o filme de Juan Antonio Bayona ainda mais emocionante / Jane Eyre é um trabalho menor do italiano Dario Marianelli, mas tão encantador quanto seus melhores momentos / Abel Korzeniowski está em mais um belíssimo momento de sua carreira com W.E. – O Romance do Século.

EM ANOS ANTERIORES: 2011A Última Estação | 2010 – Direito de Amar | 2009 – O Curioso Caso de Benjamin Button | 2008 – Desejo e Reparação | 2007 – A Rainha

_

ESCOLHA DO PÚBLICO:

1. As Aventuras de Pi (33.33%, 10 votos)

2. Tão Forte e Tão Perto (23.33% , 7 votos)

3. O Impossível (20%, 6 votos)

4. W.E. – O Romance do Século (13.33%, 4 votos)

5. Jane Eyre (10%, 3 votos)

6 comentários em “Melhores de 2012 – Trilha Sonora

  1. Alex, gosto do trabalho do Desplat para “Moonrise Kingdom”. Ela funciona bem com o filme, mas, fora, dá pra ver que ela se repete um pouco… Nesse sentido, acho que a trilha de “Tão Forte e Tão Perto” é mais bem sucedida: funciona igualmente dentro e fora do longa.

    Kamila, a escolha foi feita aos 45 do segundo tempo! E “W.E.” quase emplacou um gol haha

    Cleber, esperava mais do filme, mas sou um defensor do Stephen Daldry sempre!

    Souzza, adorei a primeira frase do teu comentário! Tu sabes bem o meu gosto =)

    Clóvis, “W.E.” nem vale a pena. Ouça a trilha – que é incrível – e você terá extraído o melhor do filme da Madonna!

  2. Entre os seus indicados, só não assisti a “W.E – O Romance do Século”. Meu voto foi para “As Aventuras de Pi”, mas não desmereço o seu vencedor. A faixa que abre o filme do Stephen Daldry ficou na minha cabeça por um bom tempo.

  3. A semelhança de certos temas com as partituras de filmes como ‘As Horas’ e ‘Direito de Amar’ explica em partes a predileção do dono do blog por esta trilha sonora. O soundtrack criado pelo prolixo Alexandre Desplat – de certo – não é ruim, mas é trabalho que precisa de (suscessivas) audições até começar a despertar interesse. Se com as imagens os temas funcionam às mil maravilhas, sem elas é preciso que o ouvinte esteja ‘no clima’ para apreciar a baixa-voltagem das melódias. Da minha parte engrosso o coro, assim como o companheiro acima, pelo encantador trabalho realizado (pelo mesmo Desplat) para ‘Moonrise Kingdom’…

  4. Não sei porque, mas a sensação que eu tinha era a de que a trilha de “W.E.” iria vencer. Das trilhas indicadas, não assisti ainda a “Jane Eyre”, então meu voto foi pro filme da Madonna, que tem uma trilha sonora de MUITO respeito.

  5. Na minha seleção, apenas a trilha-sonora de “W.E.” entrou, mas fiquei triste por ter deixado a bela composição de Dario Marianelli para “Jane Eyre”. Admito que o trabalho de Alexandre Desplat não me chamou muita a minha atenção durante “Tão Forte, Tão Perto” (ainda prefiro “Moonrise Kingdom”), mas vou ouví-la com mais atenção após sua escolha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: