Melhores de 2012 – Ator

twelveactor

Trabalhar nos Estados Unidos deve ter rendido ótimos trocados para Rodrigo Santoro, mas é aqui no Brasil que ele é um grande ator. De verdade. Um dos nomes mais confiáveis, sem dúvida. Com interpretações espetaculares em filmes que marcaram época (Bicho de Sete CabeçasAbril Despedaçado), o ator voltou a brilhar completamente frente a uma produção nacional: no caso, Heleno, de José Henrique Fonseca, que narra a glória e a decadência de Heleno de Freitas, jogador que fez história no Rio de Janeiro, seja integrando o time Botafogo ou sendo um verdadeiro furacão com as mulheres e a mídia. Impressiona a forma como Santoro emagrece e definha frente às câmeras sem deixar transparecer qualquer resquício de gestos ou expressões calculadas. É uma interpretação extremamente natural, que acompanha com perfeição o charme do jogador (e Santoro nunca esteve tão sedutor no cinema) e também seus últimos dias senis jogado em uma instituição. É um dos grandes momentos do ator, que não permite que a arrogância do protagonista seja um obstáculo. Como Heleno de Freitas, ele se entrega completamente a todas as possibilidades, convencendo a todos de que toda a fama de irresistível e difícil do jogador eram sim justificáveis. Pena que lá fora as chances para Santoro não são tão especiais como aqui…

•••

OUTROS INDICADOS:

twelveacdenis

DENIS LAVANT (Holy Motors)

Versatilidade é a palavra que define a interpretação do francês Denis Lavant em Holy Motors. A prazerosa alucinação que é o filme de Leos Carax pode dividir opiniões, mas isso não acontece com o trabalho do ator. Na pele de diversos personagens, ele está excepcional em cada um deles. E o melhor de tudo é que o resultado nunca se resume apenas o que vemos na excelente maquiagem: o ator atua diretamente com ela – o que, claro, é um verdadeiro presente entre os vários de Holy Motors.

twelveaclooney

GEORGE CLOONEY (Os Descendentes)

O desempenho de George Clooney em Os Descendentes comprova que os prêmios recebidos por Syriana – A Indústria do Petróleo foram prematuros. No filme de Alexander Payne, ele se desvia do esquema de interpretar a si mesmo para entregar o seu melhor momento como ator. Na pele de Matt King, o pai de família que descobre uma traição da esposa após ela entrar em coma, Clooney mostrou uma segurança admirável e conduziu com sensibilidade e sutileza todos os momentos do filme.

twelveacjean

JEAN DUJARDIN (O Artista)

Dá para acreditar que Jean Dujardin veio diretamente do cinema mudo para os dias de hoje tamanha a sua desenvoltura ao interpretar um papel desse estilo. O francês, que chegou a vencer o Oscar 2013 por seu desempenho, brilha em O Artista, divertindo com grande naturalidade e também convencendo nos momentos mais reflexivos. Ao lado da também ótima Bérénice Bejo, ele lidera o filme de Michel Hazanavicius com méritos inegáveis.

twelveatom

TOM HOLLAND (O Impossível)

O jovem Tom Holland foi uma das grandes surpresas de 2012. Ele não se intimidou ao fazer dupla com Naomi Watts em O Impossível, apresentando uma força inquestionável como o verdadeiro protagonista da história. É o primeiro filme de sua carreira e, julgando pelo talento que apresentou, já podemos esperar ansiosamente por seus futuros trabalhos. Segurando sozinho o filme em certos momentos, ele é, sem dúvida, um nome para se guardar.

EM ANOS ANTRIORES: 2011 – Colin Firth (O Discurso do Rei) | 2010 – Colin Firth (Direito de Amar| 2009 – Sean Penn (Milk – A Voz da Igualdade| 2008 – Daniel Day-Lewis (Sangue Negro| 2007 – Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)

_

1. Jean Dujardin, por O Artista (39.66%, 23 votos)

2. Dennis Lavant, por Holy Motors (22.41%, 13 votos)

3. George Clooney, por Os Descendentes (15.52%, 9 votos)

4. Rodrigo Santoro, por Heleno (12.07% , 7 votos)

5. Tom Holland, por O Impossível (10.34%, 6 votos)

6 comentários em “Melhores de 2012 – Ator

  1. Kamila, e foi uma verdadeira pena terem feito campanha para o Tom Holland como protagonista na última award season. Tenho quase certeza que ele emplacaria indicações como coadjuvante!

    Clóvis, então tire o atraso e assista aos desempenhos do Lavant e do Santoro. Ambos estão excepcionais!

    Hugo, não conferi “J. Edgar” e confesso que fico com preguiça só de pensar no filme haha

    José, adorei “Heleno” e acho que o filme merecia mais visibilidade!

    Christoffer, acho que essa é a melhor interpretação do Clooney.;;

  2. Rs, disparado eu prefiro o Clooney, mais um ano em uma ótima interpretação!

  3. Matheus, dentre as cinco atuações indicadas, apenas não conferi a de Denis Lavant. De qualquer modo, é ótimo que você tenha lembrado de Santoro aqui. Gosto muito do filme (Heleno) e sua atuação é uma das melhores coisas do filme (junto com a fotografia em preto e branco de Walter Carvalho), do qual gosto bastante.
    Entre as outras três interpretações às quais assisti, fico com 1) Dujardin, 2) Holland e 3) Clooney.

  4. Incluiria também o Michael Fassbender por “Shame” e o Leonardo DiCaprio por “J. Edgar” (apesar da maquiagem horrível), mas acho que a sua idéia é só colocar 5, como a maioria das premiações. Não conferi todas as performances listadas por você, mas concordo com o Oscar e fico com o Jean Dujardin também.

  5. Adorei ver o Tom Holland entre os indicados! Ele está sensacional em “O Impossível” e não teria sido injustiça se ele tivesse chegado ao Oscar. Não assisti aos filmes do Lavant e do Santoro. Gosto pra caramba da atuação do Clooney. Juntamente com a Shailene Woodley, sua atuação é o ponto alto de “Os Descendentes”. Porém, o trabalho do Dujardin me conquistou completamente. Voto nele.

  6. Dos seus indicados, não assisti ao Denis Lavant e ao Rodrigo Santoro. Adorei você ter lembrado do Tom Holland, que merecia o reconhecimento. Por isso, dentre os seus indicados que eu assisti, meu voto foi para o Jean Dujardin!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: