Números e novidades do 41º Festival de Cinema de Gramado

Rubens Ewald Filho, Marcos Santuario e José Wilker repetem a curadoria de 2012

Rubens Ewald Filho, Marcos Santuario e José Wilker repetem a curadoria de 2012. Foto: Leonardo Peixoto

Logo já começa a contagem regressiva para a 41ª edição do Festival de Cinema de Gramado. E o evento está com as preparações a mil! Recentemente, curadoria e comissões de seleção se reuniram para selecionar os filmes que disputarão o Kikito e o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema Gaúcho. Os números desse ano são expressivos: 580 filmes foram inscritos, registrando um crescimento de 48% em relação ao ano passado. Na última edição, o evento se reestruturou completamente e voltou a respirar cinema, abandonando o flerte excessivo com sub-celebridades e o critério quase incompreensível na seleção de filmes (o que foi reformulado com grande êxito por Rubens, Santuario e Wilker).

Em 2012, nas categorias de longas brasileiros e latinos, ColegasArtigas, La Redota foram os consagrados, respectivamente. Entre os curtas, Elefante na Sala foi o melhor curta gaúcho e Menino do Cinco o vitorioso da mostra nacional. A diversidade de longas vista no último ano promete se repetir em 2013, segundo Rubens: “Muito além do aumento de inscrições, os filmes inscritos esse ano tiveram um crescimento impressionante de qualidade. Foi difícil descartar nomes da lista. Mas o resultado tem um pouco de tudo e podemos esperar um Festival mais rico em propostas de filmes”.

Além dos expressivos números alcançados pelas inscrições, o Festival de Cinema de Gramado ainda comemora outra conquista: ampliando seu diálogo com o cinema latino-americano, o evento agora terá exibições especiais no Peru. Em viagem à Lima, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e a secretária de turismo da cidade, Rosa Helena Volk, firmaram uma parceria com a embaixada brasileira no país. O resultado desse encontro é a garantia de exibições dos vencedoras da próxima edição do Festival de Gramado na Semana do Cinema Brasileiro realizada no Peru. A 41ª edição do festival serrano acontece de 9 a 17 de agosto e é uma realização da Prefeitura Municipal de Gramado e da Coordenação Geral da Secretaria de Turismo com a colaboração da Gramadotur.

2 comentários em “Números e novidades do 41º Festival de Cinema de Gramado

  1. Kamila, é o maior antigo festival de cinema ininterrupto do Brasil. Nos últimos anos, perdeu o gás. Mas, desde 2012, tem se recuperado de maneira admirável!

  2. O Festival de Cinema de Gramado é, provavelmente, um dos eventos mais tradicionais do calendário cinematográfico brasileiro. Muito bom ver o evento alcançando uma boa fase novamente. Fico no aguardo da sua cobertura sobre o festival.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: