Emmy 2013: vencedores

Anna Gunn foi a melhor atriz coadjuvante em série dramática por "Breaking Bad", a grande vencedora do Emmy 2013.

Anna Gunn foi a melhor atriz coadjuvante em série dramática por “Breaking Bad”

Todos os sinais acusavam. Era inevitável: Breaking Bad tinha que ser a grande vencedora do Emmy. Mad Men pode até ter arrebatado a crítica, mas faz anos que não vemos uma série ter tanto buzz e agradar gregos e troianos. As vitórias foram pela primeira parte da quinta temporada, o que já praticamente carimba todas as vitórias possíveis para o ano que vem, quando Breaking Bad concorre por seus excepcionais episódios finais. Desde a quarta temporada, o programa criado por Vince Gilligan já merecia a honraria. Mas não premiá-lo agora despertaria uma indignação sem precedentes. E que bom que os votantes do Emmy foram coerentes com o atual momento da série, que, sem exageros, é a melhor em exibição. Mais do que isso, foram certeiros ao colocar a farsa chamada Homeland de lado e também ao premiar a sempre subestimada Anna Gunn por seu desempenho como coadjuvante. A vitória da atriz foi um dos grandes momentos da noite.

De resto, justo ou não, o Emmy sempre ganha pontos por ser aquilo que todas as premiações não são: imprevisíveis. Certamente você perde muitos pontos no bolão e, todo ano, surpreende-se com alguns vencedores. Não foi diferente agora em 2013, especialmente quando Aaron Paul, Jonathan Banks e Bryan Cranston perderam por suas interpretações em Breaking Bad. Nas comédias, o mofo já reina: quem ainda aguenta ver Modern Family vencendo (quatro anos consecutivos) justo quando 30 Rock se despede?. A inovação também fez falta: Laura Dern bem que poderia ter vencido por Enlightened (ainda que Julia Louis-Dreyfuss esteja sempre inspirada em Veep) e Jane Krakowski merecia pelo menos uma lembrança final por sua eterna Jenna de 30 Rock – que nunca mais terá chances de vencer visto o encerramento da série.

Entre os telefilmes e minisséries, não dá para reclamar. Era mais do que óbvio o total brilho de Behind the Candelabra, que ganhou na categoria principal e também em ator (Michael Douglas, merecedor da honraria, com um dos discursos mais inspirados da noite) e direção (Steven Soderbergh). American Horror Story fracassou pelo segundo ano consecutivo, levando novamente apenas um prêmio para o seu elenco de suporte, dessa vez para o veterano James Cromwell. A vitória de Ellen Burstyn pode até ser uma leve surpresa, mas a atriz tem nome e até que faz um bom trabalho na previsível minissérie Political Animals. Nesse segmento, meu maior aplauso foi para Laura Linney, que não estava presente, mas ganhou por seu impecável trabalho em The Big C: Hereafter. No programa, a atriz tem simplesmente o melhor momento de toda a sua carreira. Não era favorita e ninguém apostava, mas o reconhecimento é incontestável. Ainda uma curiosidade: com esse prêmio, Linney venceu um Emmy por cada um dos quatro papeis que já concorreu na premiação.

O único defeito do Emmy é ser uma cerimônia comprida demais, com momentos que poderiam ser perfeitamente deixados de lado. Não sei o que acontece com os produtores dessas cerimônias, que sempre insistem em deixar os vencedores no palco o mínimo de tempo possível mas não hesitam em colocar esquetes cansativas e outras piadinhas infinitas no roteiro da festa. Neste ano, foram particularmente incômodas as homenagens aos falecidos. Não só porque é até um certo desrespeito dar mais destaque a uns do que outros mas também porque, a cada bloco, o clima pesava quando cada homenagem póstuma tomava conta da tela. Nem Six Feet Under falou tanto de morte em cerca de três horas. Por isso, ainda rezo pelo dia em que as premiações se voltem para aquilo que realmente interessa: prêmios e a chance dos vencedores prestarem suas devidas homenagens em momentos de improviso e emoção. Afinal, a noite é deles.

Confira a lista completa de vencedores (excetuando variedades e reality shows):

MELHOR SÉRIE DRAMA: Breaking Bad
MELHOR ATOR EM SÉRIE DRAMA: Jeff Daniels (The Newsroom)
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DRAMA: Claire Danes (Homeland)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DRAMA: Bobby Cannavale (Boardwalk Empire)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DRAMA: Anna Gunn (Breaking Bad)
MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE DRAMA: David Fincher (House of Cards)
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE DRAMA: Henry Bromell (Homeland)

_

MELHOR SÉRIE COMÉDIA: Modern Family
MELHOR ATOR EM SÉRIE COMÉDIA: Jim Parsons (The Big Bang Theory)
MELHOR ATRIZ EM SÉRIE COMÉDIA: Julia Louis-Dreyfus (Veep)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE COMÉDIA: Tony Hale (Veep)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE COMÉDIA: Merritt Wever (Nurse Jackie)
MELHOR DIREÇÃO EM SÉRIE COMÉDIA: Gail Mancuso (Modern Family)
MELHOR ROTEIRO EM SÉRIE COMÉDIA: Tina Fey e Tracey Wigfield (30 Rock)

_

MELHOR MINISSÉRIE/TELEFILME: Behind the Candelabra
MELHOR ATOR EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Michael Douglas (Behind the Candelabra)
MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Laura Linney (The Big C: Hereafter)
MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MINISSÉRIE/TELEFILME: James Cromwell (American Horror Story: Asylum)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Ellen Burstyn (Political Animals)
MELHOR DIREÇÃO EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Steven Soderbergh (Behind the Candelabra)
MELHOR ROTEIRO EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Abi Morgan (The Hour)

3 comentários em “Emmy 2013: vencedores

  1. Kamila, sempre acho o Emmy bastante surpreendente – para o bem e para o mal – o que já tira aquele tédio tão recorrente em premiações. Mas os tributos pesaram o clima. Até agora não entendo como não perceberam que a festa seria tomada por um tom fúnebre!

    Mark, foi sim <3

  2. Por incrível que pareça, tivemos muitas surpresas, especialmente nas categorias de atuação. No mais, acho que o Emmy teve um tom muito solene, especialmente por causa do excesso de tributos. Acho que eles podem repensar isso para 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: