4ª edição do CLOSE começa nesta terça-feira (03)

closetreze

Pelo segundo ano consecutivo, o Cinema e Argumento tem o prazer de acompanhar mais uma edição do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual. Antes de mais nada, porto-alegrenses, agendem-se: o Festival acontece de 3 a 8 dezembro, celebrando sua quarta edição. Co-realização da Avante Filmes, SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade e Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, o CLOSE tem exibições no Cinebancários (rua General Câmara, 424) e no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (Praça da Alfândega – Centro).

Ampliando e se renovando ano a ano, o CLOSE tem merecidamente se firmado como um dos principais eventos cinematográficos do circuito alternativo de Porto Alegre. Na última edição, o Festival alcançou uma média de 52 por pessoas por sessão – o que é notável, considerando o tamanho do CineBancários. Neste ano, o público poderá conferir na programação dez filmes brasileiros de curta-metragem incluindo a mostra competitiva, além de várias outras produções que integram a mostra Panorama e a mostra Cinema Social.

A programação do CLOSE 2013 destaca o cinema nacional, que, no último ano, abordou temáticas LGBT com um número surpreendente de produções. Vale lembrar que, aqui no sul, o próprio Festival de Cinema de Gramado elegeu, em 2013, um filme da temática como seu grande vencedor: Tatuagem, de Hilton Lacerda. No CLOSE, as produções ligadas à memória também ganham atenção especial com a valorização de figuras, espaços e lugares representativos para a cultura LGBT em produções ficcionais como Joshua Tree, 1951: A Portrait of James Dean, de Matthew Mishory, sobre a vida de James Dean, e documentais, a exemplo de A Volta da Pauliceia Desvairada, de Lufe Steffen, sobre a cena LGBT paulista nas décadas de 60 a 80 e na atualidade.

A sessão de abertura da quarta edição do CLOSE acontece no dia 3 de dezembro, terça-feira, às 19h, no CineBancários, com a exibição do longa gaúcho Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, de Bruno Polidoro e Cacá Nazário, sobre a vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu, também selecionado para a mostra gaúcha da edição deste ano do Festival de Cinema de Gramado. Todas as atividades são gratuitas, com distribuição de senhas a partir de uma hora antes de cada sessão. A programação completa pode ser conferida no site do evento http://www.somos.org.br/close.

Durante os próximos dias, confira aqui, no Cinema e Argumento, a nossa cobertura do CLOSE!

Um comentário em “4ª edição do CLOSE começa nesta terça-feira (03)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: