CLOSE 2013: vencedores

Cerimônia de premiação do CLOSE 2013 aconteceu neste domingo (08), no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre

Cerimônia de premiação do CLOSE 2013 aconteceu neste domingo (08), no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre

A variedade de propostas e estilos da mostra competitiva do CLOSE 2013 se refletiu na própria lista de premiados, divulgada na noite deste domingo (08), no Museu dos Direitos Humanos do Mercosul, em Porto Alegre. Democrática e bastante coerente, conseguiu fazer um bom resumo do que o Festival apresentou de melhor neste ano.

Se Garotas da Moda, o vencedor principal, não foi um dos meus favoritos (as protagonistas marcam mais do que o documentário em si), a justiça foi feita com Codinome Beija-Flor (o melhor da mostra) levando júri popular e Antes de Palavras conquistando reconhecimento por seu ótimo roteiro. Interessante foi ver que o perfil polêmico de Filme Para Poeta Cego não se revelou um empecilho para o curta ser lembrado: o filme de Gustavo Vinagre se saiu vitorioso em melhor direção, desenho de som e direção de arte.

No mais, a surpresa de ver Fernanda Montenegro perdendo melhor atriz por A Dama do Estácio (acabou recebendo uma menção honrosa) logo foi justificada com a vitória de Sandra Dani por Linda, Uma História Horrível, um curta que também merecia figurar de alguma forma entre os vencedores. Enquanto isso, o jovem Jesuíta Barbosa foi o melhor ator por seu excelente desempenho em O Melhor Amigo.

O grande porém dessa lista é a ausência de O Pacoteum dos melhores exemplares da mostra competitiva que não levou um prêmio sequer. De qualquer forma, o júri formado por Jezebel De Carli (RS, diretora), Lufe Steffen (SP, cineasta) e Jorge Alencar (BA, diretor e encenador) fez um trabalho à altura dos filmes. Que venha o CLOSE 2014!

MELHOR FILME: Garotas da Moda
MELHOR FILME (JÚRI POPULAR): Codinome Beija-Flor
MELHOR DIREÇÃO: Gustavo Vinagre (Filme Para Poeta Cego)
MELHOR ATRIZ: Sandra Dani (Linda, Uma História Horrível)
MELHOR ATOR: Jesuíta Barbosa (O Melhor Amigo)
MELHOR ROTEIRO: Antes de Palavras
MELHOR FOTOGRAFIA: Trevas
MELHOR MONTAGEM: Linda, Uma História Horrível
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE: Filme Para Poeta Cego
MELHOR DESENHO DE SOM: Filme Para Poeta Cego
MENÇÃO HONROSA: Fernanda Montenegro, pela atuação no filme A Dama do Estácio e pela trajetória artística

2 comentários em “CLOSE 2013: vencedores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: