Os vencedores do Globo de Ouro 2014

Cate Blanchett é a melhor atriz em drama por Blue Jasmine. Já dá para entregar o Oscar?

Cate Blanchett foi a melhor atriz em drama por Blue Jasmine

Posso estar enganado, mas tenho a forte sensação de que tudo que vimos no Globo de Ouro está numa realidade bem distante do Oscar. Leonardo DiCaprio venceu como ator de comédia, enquanto ainda tem que remar muito para sequer ser indicado ao prêmio da Academia. Amy Adams foi a melhor atriz em comédia, mas sua concorrente Meryl Streep é a única certeza para o Oscar, enquanto Amy só deve faturar o Globo de Ouro por Trapaça. Reparem também como 12 Anos de Escravidão tem tudo para repetir os casos de Desejo e ReparaçãoBabel: ganhar apenas o prêmio principal da noite e despontar como favorito para depois perder o Oscar. Jennifer Lawrence e um segundo Oscar? Para se duvidar. Seria algo realmente inédito para seu perfil.

U2 melhor canção por Mandela: Long Walk to Freedom? Confetes do Globo de Ouro, que não resiste a uma celebridade. A banda deve seguir os passos de Mick Jagger, Prince, Madonna e Eddie Vedder. Ou seja, não será sequer indicada ao Oscar. Matthew McCounaghey melhor ator por Clube de Compras Dallas? Se o Globo de Ouro adora um astro galã, o Oscar tem completa aversão (o próprio DiCaprio que o diga). Alfonso Cuarón, que ganhou merecidamente como melhor diretor, deve seguir os passos de James Cameron por Avatar (ganha aqui, perde lá), principalmente quando o Oscar tem a chance de fazer algo inédito e premiar pela primeira vez um negro como diretor (assim como não resistiu consagrar Kathryn Bigelow como a primeira mulher vitoriosa na categoria).

Desta forma, por mais que a premiação tenha ido de acordo com o esperado e com as bolsas de apostas, tudo indica que pouco do que foi visto na noite deste domingo realmente significa alguma coisa para a posteridade. De certo, só Cate Blanchett e Jared Leto mesmo. Entre os vencedores de TV, nada de muito surpreendente, excetuando a vitória de Jon Voight como ator coadjuvante por Ray Donovan. A própria consagração de Brooklyn Nine-Nine como melhor série de comédia não chega a ser um susto: o Globo de Ouro adora premiar as primeiras temporadas. Ainda em tempo, Amy Poehler (finalmente vitoriosa por Parks and Recreation!) e Tina Fey, apesar da abertura sensacional, tiveram pouco a fazer com o tempo dado. Particularmente, gostei bastante do discurso de Diane Keaton, que recebeu o Cecil B. DeMille em nome de Woody Allen. Singelo e tocante, o discurso nos lembrou o quanto essa atriz é subaproveitada. Abaixo, a lista completa de vencedores.

CINEMA

MELHOR FILME DRAMA: 12 Anos de Escravidão

MELHOR FILME COMÉDIA/MUSICAL: Trapaça

MELHOR DIREÇÃO: Alfonso Cuarón (Gravidade)

MELHOR ATRIZ DRAMA: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

MELHOR ATOR DRAMA: Matthew McCounaghey (Clube de Compras Dallas)

MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL: Amy Adams (Trapaça)

MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL: Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Jennifer Lawrence (Trapaça)

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

MELHOR ROTEIRO: Ela

MELHOR FILME ESTRANGEIRO: A Grande Beleza (Itália)

MELHOR ANIMAÇÃO: Frozen – Uma Aventura Congelante

MELHOR TRILHA SONORA: All is Lost

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL: “Ordinary Love” (Mandela: Long Walk to Freedom)

TV

MELHOR SÉRIE DRAMA: Breaking Bad

MELHOR SÉRIE COMÉDIA: Brooklyn Nine-Nine

MELHOR MINISSÉRIE/TELEFILME: Behind the Candelabra

MELHOR ATOR DRAMA: Bryan Cranston (Breaking Bad)

MELHOR ATOR COMÉDIA/MUSICAL: Andy Samberg (Brooklyn Nine-Nine)

MELHOR ATRIZ COMÉDIA/MUSICAL: Amy Poehler (Parks and Recreation)

MELHOR ATOR MINISSÉRIE/TELEFILME: Michael Douglas (Behind the Candelabra)

MELHOR ATRIZ DRAMA: Robin Wright (House of Cards)

MELHOR ATRIZ EM MINISSÉRIE/TELEFILME: Elisabeth Moss (Top of the Lake)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE/MINISSÉRIE/TELEFILME: Jaqueline Bisset (Dancing on the Edge)

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE/MINISSÉRIE/TELEFILME: Jon Voight (Ray Donovan)

5 comentários em “Os vencedores do Globo de Ouro 2014

  1. Kamila, concordo! Duvido que “Trapaça” consiga grandes prêmios no Oscar…

    Brenno, acho a Cate Blanchett a mais certa entre todas as categorias. O Oscar é feito de matemática, e ninguém ganha nada além dela. Por isso, pra mim, o prêmio já está destinado a ela!

    Clóvis, eu sinceramente acho que a Jennifer Lawrence só ganhará o Globo de Ouro. E a música de “Frozen” merecia mil vezes mais!

  2. Gostei da cerimônia, em especial do trabalho de Amy e Tina na abertura. Adorei a vitória do Cuarón e Blanchett, ambas merecidíssimas, mas não sei o que pensar da vitória da Jennifer Lawrence. Duvido que ela vença o Oscar, até porque a Lupita está muito bem cotada. E em que mundo a canção do Mandela é melhor do que a de “Frozen”? Ao menos, não consagraram “Atlas”.

  3. Um Globo de Ouro que terminou e eu fiquei me perguntando qual impacto teria no Oscar, pois após a lista da AMPAS, em 2013, tudo podemos esperar. Não ficarei surpreso se muitos vencedores do Globo sequer forem indicados ao Oscar. Já a Cate Blanchet eu não considero (no momento) ser uma certeza, pois se Amy Adams for indicada ao Oscar e vencer o BAFTA, aí a história pode ser outra. Mas se a Encantada ficar de fora, aí sim sim Blanchett será certeza.

  4. “Trapaça” foi o grande beneficiado da noite, sem dúvida alguma. Mas, acho que, no decorrer desta temporada de premiações, filmes como “12 Years a Slave” e “Gravidade” devem confirmar o seu favoritismo e acabar triunfando no Oscar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: