Os vencedores do SAG 2014

Cate Blanchett, mais uma vez vitoriosa por Jasmine

Cate Blanchett, mais uma vez vitoriosa como melhor atriz por Blue Jasmine

O Screen Actors Guild Awards veio para tirar toda a emoção que poderia existir nessa temporada de premiações. Não existem mais dúvidas: Cate Blanchett, Matthew McCounaghey, Lupita Nyong’o e Jared Leto serão os vencedores do Oscar. Claro que ainda falta certo tempo para dizer se os quatro são realmente merecedores (só o filme de Blanchett entrou em cartaz aqui no Brasil por enquanto), mas é fato que a temporada de premiações – que começou com bastante suspense – mais uma vez se torna perfeitamente previsível. O que fica mesmo em aberto é o significado da vitória de Trapaça como melhor elenco. Afinal, 12 Anos de Escravidão realmente perdeu o seu momento e o filme de David O. Rusell é o que está na frente?

Na TV, Breaking Bad ganhou merecidamente o prêmio de elenco e ator. Também merecia o de atriz para Anna Gunn, que perdeu para Maggie Smith (sempre ótima, mas já venceu tudo que tinha para vencer por Downton Abbey). Michael Douglas, como previsto, foi o melhor ator em minissérie/telefilme por Behind the Candelabra (traduzido para o português como Minha Vida Com Liberace) e a única surpresa – desagradável, diga-se de passagem – foi a vitória de Helen Mirren como melhor atriz por Phil Spector. Ela nada faz no telefilme e não havia necessidade de um novo prêmio, principalmente quando a veterana já tem quatro estatuetas em casa. A próxima parada da temporada de premiações é o BAFTA, no dia 10 de fevereiro, que deverá ser mais interessante, já que McCounaghey e Leto não concorrem (Clube de Compras Dallas só será exibido na Inglaterra no mês que vem).

CINEMA

MELHOR ELENCO: Trapaça

MELHOR ATRIZ: Cate Blanchett (Blue Jasmine)

MELHOR ATOR: Matthew McCounaghey (Clube de Compras Dallas)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Lupita Nyong’o (12 Anos de Escravidão)

MELHOR ATOR COADJUVANTE: Jared Leto (Clube de Compras Dallas)

TV

MELHOR ELENCO DE SÉRIE DRAMA: Breaking Bad

MELHOR ATOR EM SÉRIE DRAMA: Bryan Cranston (Breaking Bad)

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DRAMA: Maggie Smith (Downton Abbey)

MELHOR ELENCO DE SÉRIE COMÉDIA:  Modern Family

MELHOR ATOR EM SÉRIE COMÉDIA: Ty Burell (Modern Family)

MELHOR ATRIZ EM SÉRIE COMÉDIA: Julia Louis-Dreyfus (Veep)

MELHOR ATOR EM TELEFILME/MINISSÉRIE: Michael Douglas (Behind the Candelabra)

MELHOR ATRIZ EM TELEFILME/MINISSÉRIE: Helen Mirren (Phil Spector)

3 comentários em “Os vencedores do SAG 2014

  1. Hugo, acho que essa lógica não se aplica ao SAG. É incoerente, é verdade, mas não se aplica. Veja o ano de “Dúvida”, por exemplo. Quatro atores indicados e quem venceu foi “Quem Quer Ser Um Milionário?”, que só estava indicado com Dev Patel a ator coadjuvante (?!). Sem falar quando o prêmio de melhor elenco se confunde com o de melhor filme do ano (aka “Argo”).

    Kamila, temos as mesmas percepções esse ano. Duvido que a Jennifer Lawrence ganhe um segundo Oscar! E agora que “Trapaça” ficou fora do PGA mesmo com um empate, os dois grandes vencedores do Oscar devem ser “12 Anos de Escravidão” e “Gravidade” mesmo…

  2. Por incrível que pareça, ainda tenho dúvidas em relação à possível vitória de Lupita Nyong’o por causa da concorrência de Jennifer Lawrence, apesar de eu ainda duvidar das chances dela vencer um segundo Oscar consecutivo tão cedo e tão jovem. De toda maneira, Lupita tem a vantagem pelo momento. No resto, o DGA e o PGA devem se encarregar de fechar a disputa, que eu acredito seguir a seguinte tendência: Melhor Filme para “12 Years a Slave” e Melhor Diretor para Alfonso Cuarón (“Gravidade”).

  3. Se “12 Anos de Escravidão” tinha 3 de seus membros indicados nas categorias individuais de atuação não poderia ter perdido o prêmio de melhor elenco para “Trapaça”, em que só Jennifer Lawrence concorria individualmente. Eles erram nas indicações e depois ficam tentando consertar na hora de premiar!

    Ano passado foi a mesma coisa com “Argo”, que só tinha 1 indicação individual contra 3 de “Lincoln” e “O Lado Bom da Vida” e 2 de “Os Miseráveis”. Para mim o prêmio de melhor elenco deveria ser entregue à produção que possui o maior número possível de performances individuais marcantes. Se é para escolher o melhor filme, assim como fazem as outras premiações, é melhor mudar de vez o nome da categoria!

    Ainda não conferi “Trapaça”, mas tenho a impressão de que é por este filme que Jennifer Lawrence deveria ganhar o Oscar. Ano passado, quando ela faturou o prêmio de melhor atriz da Academia, fiquei com a impressão de que foi algo precipitado, que surgiriam melhores oportunidades de reconhecê-la. Talvez essa outra oportunidade fosse agora… Sem contar que eu acho um absurdo que um filme tão bobo quanto “O Lado Bom da Vida” tenha rendido um prêmio de melhor atriz. Se Lawrence já não tivesse ganhado o Oscar, com certeza ganharia esse, mesmo tendo perdido o SAG. Talvez ela tenha alguma chance no BAFTA, já que perdeu no ano passado para Riva na categoria principal. J. Law já tem quase tudo, só não tem BAFTA!

    Se o Oscar ficou previsível nas categorias de atuação, ainda existe algum suspense na categoria de melhor filme. Pelo menos isso! Será que esse ano eles vão divorciar o prêmio de filme e direção pela segunda vez consecutiva?

    Não assisti aos trabalhos das indicadas em filme ou minissérie no SAG, mas com certeza a vitória de Helen Mirren foi um exagero. Poderiam ter reconhecido Helena ou Elizabeth Moss. Prêmio desnecessário, apenas pelo prestígio do nome. Seria razoável apenas se ela nunca tivesse ganhado mas, como você mesmo destacou, Helen já tem um punhado de SAGs individuais. Até a própria percebeu que não merecia o prêmio e celebrou a performance da concorrente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: