Oscar 2014 – Atriz Coadjuvante

oscarfoactressp

Se existe uma categoria de atuação do Oscar 2014 que não tem um favoritismo absoluto, essa é a de atriz coadjuvante. Nos últimos anos, fomos acostumamos a ter os vencedores coadjuvantes muito bem definidos antes da premiação (com exceção do ano passado, quando Christoph Waltz levou a melhor). Mas a disputa está mesmo em aberto entre as atrizes de “suporte”. Talvez somente em teoria, já que acho muito difícil Jennifer Lawrence ganhar um segundo Oscar assim tão facilmente. Seria a primeira vez desde Tom Hanks que presenciaríamos a segunda vitória consecutiva de um ator.

Por isso, a aposta mais lógica é a estreante Lupita Nyong’o. Primeiro: atriz coadjuvante parece a categoria destinada a atrizes negras em ascensão (Jennifer Hudson, Octavia Spencer, Mo’Nique). Segundo: é uma das poucas categorias que 12 Anos de Escravidão está destinado a levar (de resto, só filme e roteiro adaptado). Terceiro, e bastante pessoal: nunca que Jennifer Lawrence merece celebração por Trapaça, um filme completamente mediano que traz a atriz em um momento mais de férias do que de interpretação. De qualquer forma, não descarte qualquer uma das duas, já que a disputa está empatada: Lupita com Critics’ Choice e SAG, e Lawrence com Globo de Ouro e BAFTA.

•••

JENNIFER LAWRENCE (Trapaça): Ainda acho um pouco descontrolada toda essa festa para Jennifer Lawrence. Em tempos que ela não merecia nem ter o primeiro Oscar em casa, muitos já cogitam um segundo. A moça é versátil, simpática e boa atriz, mas ser celebrada de novo com esse Trapaça é um completo exagero. Isso porque Lawrence parece estar apenas se divertindo em cena, sem de fato estar construindo algo novo ou mergulhando na personalidade de uma personagem. É inegável a capacidade da atriz de roubar a cena e estar radiante, mas aí dizer que ela teve desafios aqui e que realiza um trabalho mais digno que as outras indicadas a ponto de ganhar prêmios já é forçar um pouco a barra.

JULIA ROBERTS (Álbum de Família): Imaginem esse mesmo desempenho com qualquer outra atriz que não tivesse um Oscar em casa, e uma coisa é certa: a agraciada seria favorita absoluta. Primeiro porque o resultado é realmente admirável e segundo porque cai naquele velho esquema que costuma render Oscar: afinal, é um papel protagonista ou coadjuvante? De qualquer forma, esse é mais um excelente momento dramático de Julia Roberts, que não fazia algo de relevante desde Closer – Perto Demais. Ela não se intimidou diante de Meryl Streep e entregou, em Álbum de Família, uma de suas melhores interpretações. Se fosse para alguém ganhar um segundo Oscar nessa categoria, certamente seria Roberts a mais merecedora.

JUNE SQUIBB (Nebraska): Como a velhinha mais estressada – e por isso mesmo tão divertida – que o cinema viu nos últimos anos, June Squibb conquistou uma merecida indicação a atriz coadjuvante pelo maravilhoso Nebraska. Ela já tinha feito um papel semelhante – só que muito mais breve – em As Confissões de Schmidt, onde era a esposa mandona e cheia de regras do protagonista vivido por Jack Nicholson. Só que no novo filme de Alexander Payne ela tem um devido aproveitamento, com momentos de puro destaque (a cena no cemitério é impagável!). Não tem chance alguma nessa categoria, mas a lembrança é pra lá de válida.

LUPITA NYONG’O (12 Anos de Escravidão): É a Anne Hathaway de 2014. Ou seja, tem pouquíssimo tempo em cena, mas comanda um dos grandes momentos do filme. O papel de Lupita Nyong’o não é um suporte para a história (tire a atriz de cena e tudo continua sem a menor alteração), e sim um bônus emocional no filme de Steve McQueen. A jovem iniciante demonstra talento para possibilidades futuras, mas, francamente, não sei até que ponto merece estar como favorita ao lado de Jennifer Lawrence para faturar o prêmio. Se bem que Jennifer Lawrence também não é digna dessa certeza toda…

SALLY HAWKINS (Blue Jasmine): Parece que público e crítica só têm olhos para Cate Blanchett em Blue Jasmine – o que é de se lamentar. No mais recente filme de Woody Allen, Sally Hawkins tem um papel tão complicado quanto o da sua colega. Como uma mulher que tinha tantos motivos para ser amargurada quanto a irmã mas decide não ser, a britânica encanta pela forma com que nunca transforma sua Ginger em uma tola sorridente alheia ao que acontece a sua volta. É fascinante procurar os detalhes dessa personagem que ainda acredita que a irmã pode ser uma boa pessoa e que prefere encarar a vida a partir de um outro ponto de vista para evitar mágoas. Hawkins captou tudo isso e entregou o desempenho mais subestimado dessa categoria.

A ESQUECIDA

foleaSeria lindo ver as duas garotas de Azul é a Cor Mais Quente concorrendo ao Oscar. Mas obviamente isso nunca aconteceria. De todo jeito, não deixo de sentir falta de Adèle Exarchopoulos entre as protagonistas e Léa Seydoux entre as coadjuvantes. Seydoux entrega no filme todos os atributos de uma boa coadjuvante: além de estar ótima em cena, é um excelente complemento (e suporte) para a interpretação de sua colega Adèle. Merecia a lembrança.

5 comentários em “Oscar 2014 – Atriz Coadjuvante

  1. Engraçado não entendo essa implicância com a Jennifer Lawrence, o trabalho dela é espetacular em Trapaça, que para mim é um filme mediano, ela não perde para as outras, a Lupita é uma caricatura over da escrava negra que sofre em 10 minutos de filme, se fosse para dar um prêmio, daria para a maravilhosa June Squib, que está espetacular em Nebraska, para mim, a Jennifer não perde para a Julia e nem para Sally, pois esta é figurante e serve de escada para a fantastica atuação de Cate Blanchett em Blue Jasmine, que de passagem outro filme mediano.

  2. “Ate hoje nao entendi por qual motivo Jennifer Lawrence ganhou ano passado, quando nem a indicaçao ela merecia! E ainda ao meu ver, ela era coadjuvante! Torcerei muito por Roberts e Hawkins…vai que da uma zebra!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: