Melhores de 2013 – Roteiro Original

orscreenth

Nas premiações, concorreu como roteiro adaptado – o que é sempre um absurdo com as continuações, que só são classificadas assim porque supostamente se “baseiam” em personagens já existentes. Mas a história é inteiramente nova, e por isso, na nossa concepção, se enquadra como original. E que história! Sincera e real como a própria vida. Difícil, também. Agridoce, esperançosa, pessimista. Uma mistura de sensações tão verossímeis que só esse estudo de relacionamentos proposto por Richard Linklater, Ethan Hawke e Julie Delpy desde 1995 poderia trazer. Aqui, a história de Jesse (Hawke) e Celine (Delpy) alcança sua total maturidade. Nada de uma história romântica para fechar de vez o ciclo de sonhos e amores dessas duas pessoas. Não. Antes da Meia-Noite é mais doloroso do que poderia se esperar, mas nem por isso pesado ou incoerente com tudo o que o casal um dia já viveu. As discussões levantadas por esse roteiro em diálogos simplesmente brilhantes e minuciosos nos mostram como a vida como ela é já basta para envolver e arrebatar. Qualquer identificação com a história não é mera coincidência.

•••

OUTROS INDICADOS:

jasmineposter themasterposter somaoredor prisonersposter  

Em Blue Jasmine, Woody Allen faz o mais fascinante estudo de personagem de sua carreira recente / Realizando talvez o roteiro mais complexo de sua carreira, Paul Thomas Anderson mais uma vez é superlativo com o texto de O Mestre / Com inúmeros personagens, Kleber Mendonça Filho fez uma precisa radiografia da vida em comunidade em O Som ao Redor O roteiro de Os Suspeitos consegue misturar investigação e drama em um resultado forte e surpreendente.

EM ANOS ANTERIORES: 2012A Separação | 2011 – Melancolia | 2010 – A Origem | 2009 – (500) Dias Com Ela | 2008 – WALL-E | 2007 – Ratatouille

4 comentários em “Melhores de 2013 – Roteiro Original

  1. Como todo mundo, gosto de Os Suspeitos, mas não entendo esse amor por seu roteiro em especial, porque me pareceu o aspecto em que ele é menos bem resolvido, visto que suas reviravoltas nem sempre são convincentes e boa parte das personagem ficam sem justificar suas ações plenamente. Claro, que é impossível de explicar melhor sem dar spoilers. No mais, todos os outros indicados são excelentes!

  2. Antes da Meia-Noite, assim como todas as continuações, foi como adaptado por questões técnicas, pois se uma continuação apresenta roteiristas diferentes, a indicação como original pode causar problemas com os antigos roteiristas. Então, criou-se essa regra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: