Melhores de 2013 – Fotografia

bestfocinema

O genial Emmanuel Lubezki precisou se entregar ao CGI para finalmente receber um Oscar. Antes de vencer por Gravidade, Lubezki já merecia o troféu em pelo menos duas ocasiões: Filhos da EsperançaA Árvore da Vida. Mas se o prêmio por Gravidade parece se revelar mais a continuação de uma tendência da Academia (perceberam como os últimos vencedores da categorias eram filmes basicamente construídos em CGI, como As Aventuras de Pi?) do que de fato o reconhecimento pelo brilhante trabalho individual do fotógrafo mexicano, pelo menos a coincidência vem a calhar: o que Lubezki faz em Gravidade é, de fato, sobrenatural. Se fotografar o real de forma inteligente já não é fácil, imagina, então, quando tudo precisa ser construído em computador! O resultado não é menos que impressionante, já que Gravidade deve grande parte de sua imersão a tudo que Lubezki criou em termos de fotografia, com o espaço sideral mais fiel que o cinema já deve ter visto. Nós estamos à deriva com Ryan (Sandra Bullock) e tudo parece incrivelmente real graças ao fotógrafo que, da luz à sombra em frames perfeitamente impressivos, reforçou o seu título de um dos profissionais mais invejáveis do segmento.

•••

OUTROS INDICADOS:

thewonderposter kareninaposter rustboneposter prisonersposter

A fotografia de Emmanuel Lubezki (de novo!) é tudo o que o próprio Amor Pleno não é: envolvente, encantadora e repleta de significados / Acompanhando dignamente o belo trabalho cenográfico, a fotografia de Anna Karenina captura com beleza singular o deslumbre estético do filme de Joe Wright / A delicadeza de Ferrugem e Osso se torna ainda mais tenra e especial com a fotografia, que entende plenamente o que existe de mais valioso no filme: os seus protagonistas / Roger Deakins torna Os Suspeitos ainda mais angustiante com sua fotografia de poucas cores que dialoga perfeitamente com os sentimentos transmitidos pela trama.

EM ANOS ANTERIORES: 2012 – As Aventuras de Pi | 2011 – A Árvore da Vida | 2010 – Direito de Amar | 2009 – Quem Quer Ser Um Milionário? | 2008 – Ensaio Sobre a Cegueira

3 comentários em “Melhores de 2013 – Fotografia

  1. Como a Cinéfila por Natureza, mais uma vez fiquei na dúvida entre “Gravidade” e “Os Suspeitos” e acabei sucumbindo à bela defesa que Matheus fez da fotografia de Emmanuel Lubezki. Se pudesse rachava o prêmio.

  2. Kamila, “Os Suspeitos” é mais um grande trabalho do mestre Roger Deakins, mas o que Emanuel Lubezki faz em “Gravidade” é fora de série.

    Stella, ambos trabalhos maravilhosos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: