43º Festival de Cinema de Gramado #3: evento começa oficialmente nesta sexta-feira (07)

quehorasgramadoabertura

Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, é o primeiro longa-metragem em exibição no 43º Festival de Cinema de Gramado.

Em um ano difícil para os eventos culturais devido ao cenário econômico (são muitos os relatos de festivais e mostras de todos os gêneros que cancelaram suas edições ou enxugaram orçamento), o Festival de Cinema de Gramado segue fazendo jus ao seu histórico de resistência – não deixou de ser realizado nem mesmo durante a crise do governo Collor -, e começa sua 43ª edição nesta sexta-feira (07). A comunidade do município, no entanto, chegou antes ao Palácio dos Festivais: na quinta-feira (06), os alunos da rede pública de Gramado exibiram os filmes produzidos no projeto Educavídeo, que usa o cinema como ferramenta de educação nas escolas.

O 43º Festival de Cinema de Gramado abre com o aguardado Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, que havia sido selecionado para a mostra competitiva mas que recentemente foi desclassificado por descumprir o regulamento do evento (o longa tem uma pré-estreia marcada durante a realização do Festival). Os curadores decidiram manter o filme fora de concurso, evitando frustrar o público que já ia ao Palácio conferir este que é, possivelmente, a produção brasileira mais aguardada em anos – e que deve representar ainda, como palpite do escriba que vos fala, o retorno do nosso cinema ao Oscar de melhor filme estrangeiro desde Central do Brasil em 1999.

A discussão em torno da curadoria segue: Eva Piwowarski, Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho não consideram o ineditismo um fator decisivo para suas escolhas. São quatro os longas selecionados que já rodaram outros festivais brasileiros: AusênciaO Fim e os MeiosO Outro Lado do Paraíso e O Último Cine Drive-In. Já os outros são inéditos nacionalmente: Um Homem SóIntrodução à Música do Sangue Ponto Zero. Afinal, o que pesa mais: uma boa seleção com alguns filmes já exibidos em demais festivais ou uma seleção não tão impressionante mas com produções inéditas? Cabe a você decidir.

Entre as homenagens, Marília Pêra recebe o Troféu Oscarito por sua contribuição como atriz ao cinema brasileiro. Vencedora de dois Kikitos, ela recebe a distinção no dia 11 de agosto. Daniel Filho é o convidado de honra com o Cidade de Gramado, Fernando Pino Solanas recebe o Kikito de Cristal para expoentes do cinema latino-americano e Zelito Viana é celebrado pelo troféu Eduardo Abelin no ano em que sua produtora, a MAPA Filmes, completa 50 anos no mercado.

O Cinema e Argumento acompanhará pelo quinto ano consecutivo o Festival de Cinema de Gramado. A programação completa está no site http://www.festivaldegramado.net.

Um comentário em “43º Festival de Cinema de Gramado #3: evento começa oficialmente nesta sexta-feira (07)

  1. Boa cobertura no evento, bom trabalho e, claro, excelentes filmes! :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: